Como reconhecer sites falsos no 1º de abril (e todos os dias do ano)

Hoje, você tem uma grande chance de encontrar notícias falsas e absurdas, afinal é 1º de abril – Dia da Mentira. Além de títulos falsos, inclusive nos principais meios de

Hoje, você tem uma grande chance de encontrar notícias falsas e absurdas, afinal é 1º de abril – Dia da Mentira. Além de títulos falsos, inclusive nos principais meios de comunicação, você também pode encontrar links para sites específicos com notícias satíricas ou até mesmo brincadeiras com “objetivos” especiais. No entanto, alguns destes sites são criados não para piadas, mas para o roubo do nosso dinheiro.

Notícias satíricas

O gênero das notícias satíricas é muito famoso e respeitado há mais de 150 anos. Um dos seus famosos fundadores foi escritor norte-americano Mark Twain. A Internet ajudou este gênero a encontrar um novo sopro de vida, agora existem muitos sites dedicados inteiramente à paródia na mídia. Tais sites de notícias satíricas respeitam o estilo das páginas dos jornais tradicionais a tal ponto que muitos usuários chegam a se confundir e a achar que as notícias são verdadeiras.

Alguns desses sites de notícias satíricas são mundialmente famosas como  The Onion, The Spoof, The Borowitz Report, World Daily News Report e Private Eye. Os três últimos são especialmente “perigosos”, porque seus nomes não sugerem qual é o conteúdo, então você deve contar com o bom senso para diferencia entre as notícias falsas e as reais. O The Borowitz Report é encontrado no site da respeitável revista New Yorker.

1

Muitos visitantes tomam as notícias falsas como verdadeiras. Não se deixe enganar por qualquer notícia satírica ou falsa que não sejam familiares sem antes verificar a veracidade da informação no Google.

Notícias sobre você mesmo

Durante a década de 2000, esta brincadeira de publicar notícias falsas sobre determinadas pessoas tornou-se popular e é algo que segue crescendo. Existe geradores automáticos de notícias que, com o nome da vítima e outros dados, cria artigos falsos e divertidos como, por exemplo: “X engordou 50 quilos com a dieta do hambúrguer” ou “X doou 20TB de material pornográfico para uma biblioteca pública”, etc.

Se você ler notícias sobre si mesmo, é quase certeza de que se trata de uma brincadeira. É fácil de verificar: na barra de endereço do seu navegador elimine tudo, exceto o nome do domínio do site. Provavelmente você será levado para um formulário de entrada que permitirá que você mesmo gere notícias falsas.

23

 

 

 

 

 

 

 

 

Notícias sobre o seu dinheiro

Agora vamos falar de algo mais sério. Existe outro tipo de sites falsos que funcionam 24 horas, todos os dias do ano e é muito, muito perigoso. Eu estou falando sobre sites falsos de bancos, sistemas de pagamento e instituições financeiras. O seu acesso a estes locais pode começar com o recebimento de um e-mail surpreendente ou alarmante informando: o seu empréstimo foi aprovado, há uma operação suspeita em sua conta, você recebeu um pagamento, o seu cartão está bloqueado, etc. Normalmente, esta mensagem não contém muitos detalhes, para obter mais informações, você deve clicar em um link e digitar seu nome, senha e talvez o número do cartão. No entanto, existe um pequeno detalhe que é muito importante: o link leva para um site falso, em vez de um real. Parece exatamente o mesmo, mas envia todas as informações inseridas para cibercriminosos em vez do seu banco. Esse tipo de golpe é chamado de “phishing” e é muito difundido hoje em dia. Os ladrões também fazem sites falsos de grandes lojas online, sites de reserva e de gigantes da internet (Facebook, Gmail, iCloud, etc.)

É muito fácil detectar um site de phishing, você só tem que prestar atenção a detalhes específicos:

 as mensagens de phishing normalmente não contem uma saudação pessoal, ou seja, com o nome e sobrenome do destinatário;

 não contém informação específica como o número do cartão de crédito do usuário ou outros detalhes da conta;

 as mensagens sempre contém um link, que você precisa clicar para obter mais informações ou resolver seus problemas. Normalmente, há também uma ameaça de que você vai estar em apuros se você não age rapidamente para solucionar o problema.

4

5

 

 

 

 

 

 

Graças a estas características simples é possível levar 2/3 das mensagens de phishing diretamente para a lixeira. Se você estiver em dúvida, existe uma solução simples: é só abrir seu navegador e digitar o nome do seu site do banco/loja/serviço manualmente. Não use os links da mensagem. Para certificar-se de que você está num lugar seguro, verifique o bloqueio verde na barra de endereços – isso indica que a conexão HTTPS está protegida e que o site é operado por uma empresa, cujo nome é exibido ao lado do bloqueio verde.

Para sua máxima tranquilidade, você pode usar uma tecnologia de proteção de pagamento, como o Safe Money, que faz parte do Kaspersky Internet Security – Multi-dispositivos.

 

 Tradução: Berenice Taboada Díaz

Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.