Confira as novidades dos produtos da Kaspersky este ano

A cada ano fica mais complicado proteger o seu computador ou dispositivo móvel contra ameaças online, devido ao fato de que os cibercriminosos constantemente inventam novos truques para roubar o

A cada ano fica mais complicado proteger o seu computador ou dispositivo móvel contra ameaças online, devido ao fato de que os cibercriminosos constantemente inventam novos truques para roubar o seu dinheiro ou os seus dados. Não é à toa que a indústria da cibersegurança se inova com a mesma frequência. E nós da Kaspersky Lab não poderíamos ficar para atrás: apresentamos a lista de novas tecnologias de proteção que neutralizam as novas (e às vezes assustadores) formas de ataques dos hackers em 2014. Todas elas farão parte da nova versão 2015 do Kaspersky Internet Security – Multidispositivos.

1. Ferramenta de combate ao CryptoLocker 

Provavelmente você sabe o que é o CryptoLocker, pois ele ganhou as manchetes pelo menos duas vezes no ano passado. Este perigoso malware criptografa seus documentos com uma chave única e exige um resgate (normalmente, cerca de US$ 300) para a descodificação. O pior deste vírus é que, por mais que você remova o malware, seus documentos ainda estarão criptografados.

Além disso, na maioria das vezes é impossível recuperar os documentos criptografados sem a chave (que só os cibercriminosos têm). A solução é simples se você tem um backup recente de seus dados. Mas como muitas pessoas não fazem isso. a Kaspersky criou uma solução. O novo System Watcher automaticamente gera uma cópia de segurança de seus documentos cada vez que um aplicativo suspeito acessá-los. Se descobrir que o app é um CryptoLocker, qualquer alteração será desfeita.

kis2015

2. Fique longe de Trojans bancários 

Sim. Os cibercriminosos podem roubar seu dinheiro. Isso é feito pelos trojans bancários, que são muito eficazes (apenas uma quadrilha roubou recentemente mais de 500 milhões de euros em uma semana). Além disso, estes malware muitas vezes conseguem burlar a autenticação de dois fatores e as medidas de proteção dos bancos. Os Trojans estão vigiando você enquanto você digita sua senha, copiam os números do seu cartão de crédito e, inclusive, podem fazer o printscreen da tela da sua conta.

A ferramenta Safe Money protege contra a espionagem do seu teclado e printscreen da sua tela enquanto você está acessando seu banco.

Para proteger um usuário, uma solução de segurança deve se certificar de que um computador se comunica com o site correto, comprovar que este tenha uma criptografia forte e que o PC não tem intrusos. O Kaspersky Internet Security- Multidispositivos 2015 conta com uma tecnologia chamada Safe Money, que combina todas essas medidas, evitando que um trojan espione seu teclado e  interfira no seu navegador, e assim por diante. Além disso, a nova versão do Safe Money inclui uma ferramenta que previne o printscreen não autorizado.

3. Alerta para Wi-Fi seguro 

Sua vida digital está totalmente exposta ao usar uma rede Wi-Fi aberta, especialmente em espaços públicos. É ridiculamente fácil espionar tais conexões, razão pela qual é melhor evitá-los. É por isso que um software de proteção inteligente deve detectar possíveis conexões inseguras e avisar aos usuários. Vamos ainda mais longe: nosso software notifica o usuário sobre o Wi-Fi aberto e bloqueia a possibilidade de que suas senhas sejam transmitidas sem criptografia.

WiFi_Notification

Além disso, damos conselhos sobre como configurar a rede doméstica adequadamente e recomendamos evitar redes públicas perigosas.

4. Ferramenta contra espionagem via webcams

Isto pode soar como o enredo de um filme ruim de Hollywood, mas realmente acontece. Os hackers podem usar a webcam de um computador para espionar o usuário. Também é muito utilizado para a ciberespionagem por mal-intencionados que fazem isso por diversão ou para chantagear alguém. Você precisa cobrir sua câmera com fita adesiva? Na verdade, não. Existe uma solução melhor! Nosso produto avisa você quando um novo aplicativo tenta acessar a câmera. Além disso, você pode permitir que ele funcione apenas para aplicativos de seu interesse como Skype ou Hangouts e assim impedir que outros acessem a webcam. Fácil e eficiente.

5. Fique ciente das atividades online dos seus filhos e os proteja dos perigos da web

A Internet é um oceano de possibilidades para as crianças, incluindo tudo de bom e ruim. Para te ajudar na tarefa de proteger a vida online de seu filho, existem várias soluções de controle parental, que podem impedir as crianças de gastar tempo demais em jogos, evitar o acesso a sites inadequados e inclusive, detectar conversas com estranhos perigosos. No entanto, a maioria das interações acontecem hoje em redes sociais e, devido às revelações de Edward Snowden, muitas delas enviam seu conteúdo criptografado. Isso tornou muitas soluções de controle parental ineficazes. Mas, a nossa é capaz de verificar o conteúdo criptografado, se você quiser. Isso ajuda a evitar o ciberbullying e outros perigos das redes sociais. Além disso, nosso novo produto permite aos usuários configurar restrições adequadas com mais rapidez e facilidade.

BoxComputer
6. Proteção contra phishing ainda melhor

Todos os dispositivos que possuem conexão com a Internet deveriam se proteger contra o phishing – um tipo de golpe online que rouba as credenciais e dados financeiros dos usuários por meio da imitação de sites confiáveis. As proteções tradicionais verificam o endereço da página visitada pelo usuário e o compara com o banco de dados de sites de fraude, impedindo a visita a sites maliciosos. No entanto, novos sites de phishing surgem diariamente e isso dificulta a eficácia desta ferramenta. Pensando nisso, desenvolvemos mais de 200 critérios que ajudam a distinguir sites ruins dos bons e aplicamos essas regras critério em cada um dos sites que o usuário visita, com o objetivo de evitar novas fraudes.

7. Compatibilidade com novos navegadores 

Os desenvolvedores de navegadores também tentam tornar a web um lugar mais seguro. Nesse esforço, eles introduzem algumas mudanças que podem quebrar a compatibilidade com os plugins de softwares de segurança. Uma dessas mudanças foi o recente movimento do Google na distribuição de plugins do Chrome. Ajustamos nosso produto a essa mudança e temos como objetivo nos adaptarmos a todas as mudanças em todos os principais navegadores.

8. Mantenha todos os usuários cientes do estado de proteção de seus dispositivos 

Aquela época onde as casas só tinham um computador acabou. Hoje em dia, uma família típica pode facilmente ter de 3 a 5 dispositivos digitais diferentes – notebooks, tablets e smartphones – em casa. É por isso que introduzimos há tempos as licenças para multidispositivos. Mas isso apresentou um novo desafio: gerenciar a proteção. Agora, você pode usar nossa nova ferramenta Kaspersky Protection Center, que verificará, em tempo real, o estado de proteção de todos os dispositivos, gerenciar licenças, ativar a segurança em qualquer dispositivo, receber suporte técnico e acessar todas as ferramentas gratuitas da Kaspersky Lab.

9. Proteja seus entes e amigos queridos

Quando um amigo seu de repente começa a postar anúncios estranhos de “pílulas de emagrecimento” ou algo ainda mais estranho em um perfil no Facebook ou te envia um link suspeito por mensagem privada, pode ter certeza de que sua conta foi hackeada (provavelmente devido ao roubo da senha ou malware). Uma pessoa responsável deve informar a vítima o mais rápido possível. Mas, o que você pode fazer para evitar que tal situação volte a acontecer? Você pode proteger o seu amigo! Use o Kaspersky Internet Security Multidispositivos para sugerir um conjunto de proteção para os seus amigos e dar a eles um serviço personalizado de proteção.

10. Esteja sempre atualizado 

No mundo da cibersegurança, estar sempre atualizado para uma versão mais recente do software é uma medida de proteção primordial. É por isso que os principais softwares como Windows ou o Google Chrome se atualizam sozinhos. Nós introduzimos o mesmo conceito para o Kaspersky Internet Security. O software se atualizará automaticamente para a última versão disponível, não só com as novas bases de dados de vírus, mas também o programa inteiro. E se você usar, digamos, a versão 2015, no dia que lançarmos a 2016, seu produto será atualizado automaticamente – durante o tempo que sua licença estiver vigente.

Tradução: Juliana Costa Santos Dias

Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.