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29 de dezembro de 2015

No mundo cada vez mais conectado, no qual o intervalo médio de atenção caiu para apenas oito segundosi , é cada vez mais comum esquecer as informações que conseguimos acessar em um dispositivo digital ou pela internet. Esse fenômeno é conhecido como Amnésia Digital e está se agravando pela facilidade para encontrar qualquer dado em questão de milissegundos, aponta uma pesquisa internacional realizada pela Kaspersky Lab.

O estudo conversou com 6 mil consumidores a partir de 16 anos de idade e mostrou que, ao apresentar uma questão, 57% dos entrevistados tentam sugerir uma resposta sozinhos, mas 36% recorrem imediatamente à internet. Essa taxa aumenta para 40% entre pessoas com 45 anos ou mais. Esses consumidores parecem relutantes em perder tempo tentando lembrar de algo ou possivelmente duvidam da sua memória.

Além disso, quase um quarto dos entrevistados (24%) admite que esquece a informação após utilizá-la – novamente o índice aumenta dentre as pessoas com 45 anos ou mais, atingindo 27%. Por fim, 12% das pessoas consideram que a informação estará sempre disponível.

A ânsia de ter uma informação o mais rápido possível, combinada com uma certa relutância em se lembrar dela mais tarde, tem amplas implicações sobre as memórias de longo prazo e para a segurança dos dispositivos dos quais dependemos.

Sobre o desenvolvimento da memória, os especialistas consultados para a elaboração do relatório Amnésia Digital destacaram que a falta de uso das informações armazenadas em nossa memória — por exemplo, quando damos preferência à pequisa online — pode resultar na diluição ou no desaparecimento dessas memórias.

“Nosso cérebro parece reforçar a memória cada vez que ela é lembrada e, ao mesmo tempo, esquecer as lembranças irrelevantes que nos distraem. Pesquisas anterioresii demonstraram que a evocação ativa das informações é uma maneira muito eficiente de criar uma memória permanente. Por outro lado, a repetição passiva – que acontece quando pesquisamos a mesma informação várias vezes na internet – não cria uma memória sólida e duradoura. Com base nessa pesquisa, pode-se afirmar que a tendência de procurar informações antes de tentar lembrá-las impede a formação de memórias de longo prazo”, explica a Dra. Maria Wimber, docente da Faculdade de Psicologia da Universidade de Birmingham.

A segurança pode ser a primeira vítima da falta de paciência para acessar informações online. A Kaspersky Labiii descobriu que, ao baixar um arquivo, quase um quinto (18%) dos consumidores opta pela velocidade em detrimento da proteção – esse índice aumenta para 22% ao considerar apenas as respostas de quem tem menos de 24 anos. Esse comportamento abre brechas para softwares maliciosos que pretendem roubar dados pessoais e comprometer o dispositivo e demais equipamentos que estejam conectados a ele.

Se os consumidores não protegerem seus dados, contas online e dispositivos com senhas fortes e backups, as memórias e informações contidas neles podem ser perdidas e danificadas para sempre.

“A Amnésia Digital é um reflexo da vida digital e repleta de informações que temos hoje. Nosso estudo mostra que não mantemos mais em nossas mentes informações que conseguimos armazenar em um dispositivo digital ou acessar pela internet. Estamos descobrindo que a Amnésia Digital também é afetada por forças maiores, como a necessidade de respostas imediatas. Será que, além de incapazes ou desmotivados, também nos tornamos impacientes demais para lembrar das coisas?”, questiona Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky Lab.

Ele alerta ainda que esta falta de paciência em obter dados pode representar um risco para os consumidores, caso eles caiam na tentação de poupar esforços em relação à segurança. “Segurança e velocidade não podem ser mutuamente exclusivas. A solução de segurança ideal protege o que é mais importante de maneira eficiente e dá liberdade aos usuários para aproveitar a vastidão de informações na Internet, aperfeiçoar nossas memórias pessoais e estimular a curiosidade e a descoberta”, conclui Assolini.

O relatório The rise and impact of Digital Amnesia: Why we need to protect what we no longer remember (O crescimento e o impacto da Amnésia Digital: por que precisamos proteger o que não conseguimos mais lembrar) está disponível para download em https://kas.pr/digam.

O guia Your digital valuables (Seus bens digitais valiosos), que explora os perigos de não se lembrar das coisas sozinhos, está disponível para download em http://www.thinksecurityguide.com/Your-digital-assets/Digital-amnesia.aspx.


ihttp://www.statisticbrain.com/attention-span-statistics/ Intervalo médio de atenção: 2000: 12 segundos; 2015: 8,25 segundos. Fonte: National Center for Biotechnology Information, U.S. National Library of Medicine, the Associated Press. Data da pesquisa: 2 de abril de 2015

ii Roediger HL, Karpicke JD (2006). Test-enhanced learning: taking memory tests improves long-term retention (Aprendizagem melhorada por testes: fazer testes de memória melhora a retenção a longo prazo). Psychol Sci, 17, 249-55.

iiiVocê tem conhecimentos cibernéticos? Resumo da pesquisa, Kaspersky Lab, agosto de 2015

Falta de paciência ajuda a alimentar nossa Amnésia Digital, aponta estudo da Kaspersky Lab

O resultado mostra que um terço dos adultos fará uma busca na internet antes de tentar lembrar a resposta de uma pergunta; e 24% deles esquecerão a informação após utilizá-la
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