São Paulo, 23 de março de 2015

Cibercriminosos estão sempre em busca de oportunidades para distribuir malware e infectar computadores e costumam se aproveitar da entrega da Declaração do Imposto de Renda para disseminar mensagens falsas. Este ano não foi diferente e a Kaspersky Lab já detectou ameaças.

“É preciso estar atento a ataques que se valem de engenharia social e tentam enganar usuários para instalar trojans bancários em seu sistema, seja em seu computador ou em sistemas móveis”, alerta Fabio Assolini, Analista Sênior de Segurança da Kaspersky Lab.

As mensagens falsas que chegam por e-mail têm temas variados – informam intimações, números de protocolos de entrega da declaração, links de download do programa ou notificações de débitos que não existem. O objetivo é sempre o mesmo: forçar o usuário a baixar e executar um programa cuja finalidade será instalar um trojan bancário na máquina da vítima.

Algumas mensagens falsas informam de uma suposta convocação a uma unidade da Receita Federal:

Outra mensagem ainda oferece um suposto recibo de entrega da declaração:

“Esses golpes acontecem todos os anos porque são efetivos, afinal, nenhum cibercriminoso insiste em temas de ataques que não lhe dá retorno”, afirma Fabio Assolini; e complementa: “a Receita Federal informa que nunca envia, em hipótese alguma, mensagens eletrônicas sem autorização do contribuinte”.

Para baixar o software da declaração do imposto de renda, o contribuinte deve evitar os sites de busca ou de downloads. O mais seguro é buscar o instalador diretamente no site oficial: http://www.receita.fazenda.gov.br/.

Kaspersky Lab alerta: Ciberataques visam contribuintes do Imposto de Renda 2015

Cibercriminosos estão sempre em busca de oportunidades para distribuir malware e infectar computadores e costumam se aproveitar da entrega da Declaração do Imposto de Renda para disseminar mensagens falsas. financeiros dos usuários