Ir para o conteúdo principal

Analistas da Kaspersky Lab descobriram vários anúncios maliciosos na América Latina que se aproveitam da nova versão do WhatsApp para PCs – que já é realidade – para propagar malware e infectar os usuários. A Kaspersky Lab revelou a distribuição de mensagens maliciosas sobre um suposto WhatsApp para PCs muito antes do aplicativo acrescentar a plataforma a seu repertório.

No Brasil, especialistas da empresa de segurança encontraram vários domínios maliciosos registrados para serem utilizados nestes ataques. Alguns já estavam em uso e outros esperando o comando dos proprietários para propagar trojans bancários brasileiros:

Os especialistas da Kaspersky Lab descobriram também que existem várias versões não oficiais de WhatsApp para PCs que circulam em países de língua espanhola e árabe. Abaixo, um site que oferece uma versão de "WhatsApp Spy" para a instalação:

Ao clicar, o usuário é redirecionado a uma página que pede o número do seu celular para poder fazer o download do aplicativo, mas o que fará de verdade é inscrever o usuário em serviços de números premium que lhes custarão dinheiro e lhes enviarão mensagens de spam.

“Não há dúvidas de que o WhatsApp é um dos serviços de mensagens instantâneas mais populares hoje em dia. Seus 700 milhões de usuários em todo o mundo estavam esperando ansiosamente a prometida versão para PCs anunciada há alguns dias, mas não eram os únicos, já que os cibercriminosos também estavam atentos a expectativa gerada pela nova versão e estão aproveitando a deixa para aplicar seus golpes, disse Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky Lab.

Segundo Assolini, não é difícil encontrar cibercriminosos brasileiros se fazendo-se passar por empresas de marketing, oferecendo pacotes de venda para espalhar spam. Seus serviços não apenas incluem texto, como também a oportunidade de distribuir fotografias, áudio ou vídeo.

Infelizmente, não é possível bloquear mensagens de contatos desconhecidos no WhatsApp; a única possibilidade é bloquear o remetente depois que chega a mensagem, o que não resolve completamente o problema. A Kaspersky Lab recomenda que os usuários visitem os sites oficiais das empresas para fazer downloads de qualquer aplicativo. É importante não clicar em links recebidos por e-mail, redes sociais ou através de buscadores da web, já que podem ser imitações e causar um baita incômodo.

Para mais informações sobre a investigação, visite: Securelist.

A Kaspersky Lab é a maior empresa privada de soluções de Proteção Endpoint do mundo. A empresa está classificada entre as quatro maiores fornecedoras de soluções de segurança para usuários Endpoint* do mundo. Ao longo de sua história de mais de 17 anos, a Kaspersky Lab se manteve como uma companhia inovadora em segurança de TI e fornecedora de soluções de segurança digital eficazes para grandes empresas, PMEs e consumidores finais. A Kaspersky Lab tem sua holding registrada no Reino Unido e atualmente opera em cerca de 200 países e territórios em todo o mundo, fornecendo proteção para mais de 400 milhões de usuários. Saiba mais em www.kaspersky.com.br

* A empresa foi classificada em quarto lugar na classificação IDC Worldwide Endpoint Security Revenue by Vendedor, 2013. A avaliação foi publicada no relatório IDC "Worldwide Endpoint Security 2014-2018 Forecast and 2013 Vendedor Shares (IDC n º 250210, agosto de 2013). O relatório classificou os fornecedores de software de acordo com os ganhos provenientes da venda de soluções de segurança de terminais em 2013.

Kaspersky Lab alerta: WhatsApp para PCs é utilizado como gancho para spam e trojans bancários

Foram registradas páginas falsas oferecendo o download do novo aplicativo em português e em espanhol
Kaspersky Logo