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São, Paulo, 04 de fevreiro de 2015

De acordo com os resultados de um estudo conduzido pela Kaspersky Lab e pela B2B International, um ataque DDoS realizado a recursos online de uma empresa pode causar prejuízos consideráveis - com valores médios que variam de 52 mil a 444 mil dólares, dependendo do tamanho da empresa. Para muitas organizações, essas despesas causam um sério impacto sobre o balanço patrimonial, e também prejudicam a reputação da marca, devido à perda de acesso a recursos online para parceiros e clientes.

Os custos totais refletem vários problemas. De acordo com o estudo, 61% das empresas vítimas de DDoS perderam temporariamente o acesso a informações importantes de negócios; 38% não foram capazes de realizar seu core business; e 33% relataram a perda de oportunidades de negócios e contratos. Além disso, houve impacto negativo sobre a classificação de crédito da empresa em 29% dos incidentes de ataques DDoS; e em 26% houve aumento dos prêmios de seguros.

Os especialistas incluíram os custos de remediar as consequências de um incidente no cálculo da soma média. Por exemplo, 65% das empresas consultaram especialistas em segurança de TI, 49% pagaram para modificar sua infraestrutura de TI, 46% tiveram de recorrer a advogados e 41% recorreram a gestores de risco. E estas são apenas as despesas mais comuns.

As informações sobre os ataques DDoS e consequentes interrupções nos negócios muitas vezes tornam-se públicas, aumentando os riscos: 72% das vítimas divulgam informações sobre um ataque DDoS em seus meios, 43% contaram aos clientes sobre o incidente, 36% relataram o problema ao representante de uma autoridade reguladora, e 26% falaram com a imprensa. Com isso, 38% das empresas sofreram perda de reputação e quase uma em cada três organizações afetadas teve que procurar o auxílio de consultores de imagem corporativa.

"Um ataque DDoS bem-sucedido pode danificar serviços essenciais para os negócios, trazendo consequências graves para a empresa. Os recentes ataques a bancos escandinavos (em especial, sobre o finlandês OP Pohjola Group), por exemplo, causaram alguns dias de interrupção dos serviços online e interromperam o processamento das transações bancárias, um problema frequente em casos como este. É por isso que, hoje em dia, as empresas devem considerar a proteção DDoS como parte integrante de sua política global de segurança de TI. Isso é tão importante quanto se proteger contra malwares, ataques direcionados, vazamento de dados e afins", disse Eugene Vigovsky, Chefe de Proteção DDoS da Kaspersky Lab.

A tecnologia da Kaspersky Lab fornece aos clientes acesso contínuo a recursos online, mesmo durante ataques DDoS complexos, longos e previamente desconhecidos. Kaspersky DDoS Protection muda o tráfego do cliente para o Centro de Limpeza da Kaspersky Lab durante o ataque, filtrando o tráfego malicioso para que o cliente só receba pedidos legítimos. Isso impede que infraestruturas e serviços fiquem sobrecarregados. Leia mais sobre os princípios de trabalho Kaspersky DDoS Protection.

Um único ataque DDoS pode custar mais de 400mil dólares para uma empresa

De acordo com os resultados de um estudo conduzido pela Kaspersky Lab e pela B2B International, um ataque DDoS realizado a recursos online de uma empresa pode causar prejuízos consideráveis - com valores médios que variam de 52 mil a 444 mil dólares, dependendo do tamanho da empresa.
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