Não só de fotografias, vídeos e rede sociais vivem os internautas brasileiros. O uso de aplicativos de serviços começa a entrar na rotina de muitas pessoas. As ferramentas vendem facilidades e mobilidade para resolver problemas em poucos cliques. Os mais populares são os de bancos, serviços públicos úteis para os cidadãos, conversores de moedas, compras e comparação de preços. O EXTRA listou (veja abaixo) os 30 apps gratuitos mais populares, para os sistemas operacionais Android e iPhone, neste quesito.

— Eu uso aplicativos, principalmente, para transporte, pagamento de contas, controle de orçamento e para checar como estão os gastos e a poupança. Uso também um aplicativo para cremes de cabelo, que me diz qual é o produto mais adequado e mais em conta — contou a assistente de marketing digital Bárbara Reis, de 23 anos.

Para correntistas, é possível pagar contas, fazer transferências, organizar despesas, controlar gastos e até apostar na loteria. Mas também há opções para entrega de comida em casa e até um suporte de saúde para perder peso e montar um treino adequado ao perfil do usuário.

— O internauta está mais maduro para as compras. Agora, o próximo passo é desenvolver habilidade para os serviços — observou Sandoval Martins, CEO do Buscapé Company.

De olho neste mercado, as instituições públicas também estão desenvolvendo aplicativos de serviços. A Caixa Econômica Federal lançou duas ferramentas: uma para FGTS, que possibilita a consulta ao saldo, o acompanhamento da regularidade dos depósitos e a atualização de endereço na base do FGTS. Já o Caixa Trabalhador é voltado para consulta de informações sobre o abono salarial, os rendimentos do PIS e o seguro-desemprego.

Uma pesquisa mostra que apenas 40% dos brasileiros leem os termos de uso na instalação de um aplicativo, segundo a consultoria Kaspersky Lab. Outros 15% afirmam que não leem as mensagens de instalação dos programas, ou seja, clicam em “Avançar” e “Aceito” sem saber o que estão autorizando. Segundo a responsável pela pesquisa, o usuário pode expor sua privacidade e informações salvas nos smartphones. Além disso, alguns apps podem afetar a privacidade do usuário, iniciar a instalação de outros programas ou alterar a configuração do sistema.

— Além da insegurança com seus dados, no caso das compras, há o temor de que o negócio não seja concretizado por falhas na conexão. Por isso, 80% dos usuários usam o wi-fi para apps — revelou o André Ricardo Dias, diretor da E-bit.

O Globo: Aplicativos de serviços conquistam usuários brasileiros; conheça os mais populares