Ir para o conteúdo principal

Celebrado no Brasil no dia 12 de outubro, o Dia das Crianças é uma data também esperada para curtir a emenda do feriado. Assim como o Natal, são inúmeros os pedidos de presente das crianças e também a variedade de produtos para comemorar o dia. Atualmente, com a tecnologia bem presente na vida não só dos pais, mas também das crianças, são muitas que acabam recebendo celular, computadores, tablets. Muitos pais acham difícil garantir que seus filhos, independentemente da idade, naveguem no mundo digital de forma segura. Isso ocorre porque não há dúvida de que as crianças são mais vulneráveis e não estão necessariamente conscientes das precauções que devem ter ao permanecer conectadas.

Uma pesquisa da Kaspersky Lab mostra que apenas um quarto (26%) dos pais usa um software de controle específico para limitar a atividade de seus filhos online. É preocupante que, dentre os pais que não utilizam recursos de controle para pais, um quinto (21%) acredita ser melhor que as crianças aprendam sozinhas como usar a internet com segurança. Além disso, um quarto (27%) verifica periodicamente o histórico no navegador da Web e apenas um em cada cinco (21%) prefere tornar-se um contato nas redes sociais de seus filhos.

“O número de dispositivos conectados à Internet que são usados por crianças e adolescentes cresceu de maneira exponencial nos últimos anos, assim como o número de ameaças online. Mesmo assim, muitos pais não têm visibilidade dos perigos que seus filhos enfrentam atualmente”, explica Thiago Marques, analista de segurança da Kaspersky Lab.

A Pesquisa de Riscos de Segurança para o Consumidor de 2016 também revelou a opinião dos pais sobre o mundo online e as questões que eles enfrentam para proteger suas famílias das ameaças existentes. Apenas um terço (37%) dos pais se preocupam que seus filhos possam ser expostos a conteúdo inadequado ou explícito na web, apenas 36% estão atentos para a comunicação de seus filhos com estranhos perigosos, e 34% temem que eles sejam vítimas de bullying virtual. Ainda de acordo com a pesquisa, 41% das crianças foram expostas a ameaças online no período de 12 meses anterior ao estudo – as ameaças incluíram a exposição a conteúdo inadequado, bullying virtual, pessoas perigosas e outras.

“É imprescindível que os pais ou responsáveis tomem providências necessárias para garantir a segurança das crianças, pois, a cada dia, os cibercriminosos evoluem seus ataques e criam armadilhas online”, reforça Marques.

Para ajudar os pais a manter seus filhos protegidos dos perigos existentes na Internet, os especialistas da Kaspersky Lab aconselham a utilização do Kaspersky Safe Kids, uma solução freemium, na qual a maioria das funcionalidades é oferecida gratuitamente, com recursos premium disponíveis por um preço acessível, que permite que os pais administrem o que seus filhos veem e acessam online em todos os dispositivos, além de mostrar o que é perigoso ou inapropriado online com segurança.

Alguns recursos principais do Kaspersky Safe Kids incluem:

  • Gestão do Tempo para especificar limites de tempo em que se pode utilizar um dispositivo ou selecionar horários específicos em determinados dias da semana em que as crianças estão autorizadas a ficar online.
  • Restrição no uso de aplicativos que impeçam que crianças abram ou instalem aplicativos de acordo com idade ou categoria. Os pais também podem especificar a quantidade de tempo que uma criança pode gastar em uma determinada aplicação.
  • Filtros de atividade na web que ofereça a possibilidade de diferenciar sites por categoria; por exemplo, páginas de filtro com conteúdo adulto, linguagem obscena ou sobre drogas ou armas.
  • Monitoramento de atividade no Facebook, na qual os pais podem ver um resumo da atividade de seus filhos na rede social, tais como alterações no número de amigos e suas publicações. Esse monitoramento ajuda rapidamente a detectar possíveis sinais de que a criança tem problemas com amigos, por exemplo.
  • Monitoramento de localização, que permite que os pais saibam onde seu filho está em um determinado momento e criar um perímetro de onde se espera que ele esteja em determinado horário. Se a criança deixa a área designada, os pais são notificados

Para baixar uma versão gratuita ou obter informações adicionais sobre o Kaspersky Safe Kids, por favor, visite: https://www.kaspersky.com.br/safe-kids.

Dia das Crianças: Kaspersky Lab reforça a importância da segurança online

À medida que dispositivos tecnológicos se tornam presentes cada vez mais populares entre crianças, o Kaspersky Safe Kids oferece ferramentas que ajudam a garantir uma experiência segura online
Kaspersky Logo