Eugene Kaspersky, presidente e CEO da Kaspersky Lab, fará parte da primeira Antarctic Biennale- uma viagem criativa que reunirá artistas, cientistas e visionários de tecnologia de todo o mundo, para explorar e criar um futuro cultural universal para a Antártida. A Kaspersky Lab apoia ativamente o projeto, que levará os colaboradores em uma expedição de 12 dias de ida e volta entre a Argentina e a Antártida. Cada membro da expedição se tornará uma testemunha ocular e um colaborador do processo de criação de arte.

A expedição de arte com o patrocínio da UNESCO terá início em 16 de março de 2017 em Ushuaia, a cidade mais meridional do mundo, onde os participantes embarcarão no navio de pesquisas ‘Akademik Ioffe’. Nos desembarques em diversos locais da Antártida, os artistas instalarão temporariamente obras de arte ou farão apresentações. Mobilidade, proporcionalidade ao espaço, compatibilidade ecológica, expressividade artística e acuidade conceitual serão os temas destes objetos de arte. Todas as instalações criadas durante a expedição serão desmontadas e transportadas de volta no navio para continuarem suas vidas nos principais museus e centros de arte do mundo.

“A Antártida é o último espaço verdadeiramente livre e um modelo para o futuro; e, de acordo com o Tratado Antártico (1959) e acordos internacionais relacionados, ela é destinada exclusivamente a atividades criativas e pesquisas científicas no interesse de toda a humanidade”, diz o artista, marinheiro e filósofo Alexander Ponomarev, o líder do projeto. “A Antártida é o continente que pode incentivar as pessoas a pensarem sobre o futuro da humanidade e da cultura, proporcionando uma oportunidade para a criação de novas formas de ver a vida em nosso planeta”.

Entre os artistas que participarão da Antarctic Biennale estão Tomas Saraceno, Zhang Enli, Lara Favaretto, Matthew Ritchie e Hani Rashid.

Alexander Ponomarev acredita que esta jornada será “uma revolução que mudará o vetor” porque será “um fenômeno sociocultural único”. E comenta: “em lugar dos habituais pavilhões nacionais, enfrentaremos a inacessibilidade gelada do continente antártico. Em vez de apartamentos pomposos, vamos morar em ascéticas cabines. Em vez das caóticas ondas criativas, experimentaremos uma conjunção com uma grande natureza e uma explosão de consciência através do diálogo com cientistas, futuristas e visionários da tecnologia”.

Comentando a respeito de sua próxima viagem à Antártica com a Biennale, Eugene Kaspersky, presidente e CEO da Kaspersky Lab, disse: “já apoiamos no passado expedições à Antártida, mas este será o maior projeto para nós no continente. Acho que será um empreendimento fascinante, e tomei a decisão de apoiá-lo quando senti a genuína paixão dos organizadores. A Antártida é como nenhum outro lugar na terra; é um continente compartilhado, sem fronteiras, ao mesmo tempo bonito e frágil em seu deserto pouco habitável. Eu já estive lá - e acho que é um lugar que oferece muita inspiração para a exploração e expressão artística. Estou realmente animado para participar da expedição, e estou ansioso para ver toda a arte que ela produzirá”.

Sobre Antarctic Biennale

A Antarctic Biennale - Bienal da Antártida - é um projeto iniciado pelo artista, marinheiro e filósofo Alexander Ponomarev, que já realizou várias expedições à Antártida. Ponomarev já organizou mais de 100 projetos artísticos, exposições e eventos. A Antarctic Biennale pretende criar uma plataforma intercultural e interdisciplinar para um desempenho e comunicação eficazes em áreas com recursos limitados e restrições sociais e naturais - lugares situados na fronteira da humanidade. Saiba mais em www.antarcticbiennale.com

Kaspersky Lab apoia a primeira Antarctic Biennale, uma expedição de arte que explorará o futuro da humanidade e da cultura