30 de maio de 2017

Kaspersky Lab implementa solução de segurança em uma das maiores universidades do país

Mais de 20 mil alunos e funcionários da Unicamp podem usar um ambiente digital seguro para acesso a dados e pesquisa

Com dezenas de milhares de estudantes e funcionários usando uma variedade de recursos e serviços de TI a qualquer momento, acessados por um grande número de PCs, servidores, dispositivos móveis e aplicativos, a UNICAMP - uma das maiores Universidades e Campus Universitários do Brasil - enfrentou o desafio de proteger a sua infraestrutura de TI, Faculdades e dados dos alunos. Além disso, a Universidade queria manter um ambiente em que houvesse fácil acesso aos dados, mas com controles. Isso preservaria a capacidade de estudantes e acadêmicos para trabalharem juntos, em colaboração na partilha de informações e ideias para atingir seus objetivos.

A Universidade estava buscando uma única solução consolidada que oferecesse altas taxas de detecção, gerenciamento centralizado, administração fácil e flexibilidade para atender suas muitas diferentes necessidades de TI e localizações geográficas. Mas a equipe de TI da UNICAMP estava extremamente preocupada com repetidas tentativas de ataques de malware e outras ameaças online a funcionários e estudantes e achava difícil alcançar o nível de controle e consistência que uma instituição grande e dinâmica, como a deles, necessitava.

Após uma licitação pública, envolvendo um rigoroso processo de avaliação para comparar uma gama de produtos de segurança, a UNICAMP selecionou a plataforma Kaspersky Endpoint Security for Business Select, proposta pelo parceiro brasileiro da Kaspersky Lab, a Microhard. A plataforma protege 18.000 endpoints - desktops, laptops e dispositivos móveis - usados por estudantes e funcionários da UNICAMP, bem como 1.000 servidores virtuais, gerenciados e controlados por um console de gerenciamento central - o Kaspersky Security Center.

Paulo Sérgio de Moraes, Diretor de TI do Centro de Computação, comenta: "Como este é um ambiente acadêmico e corporativo, a proteção digital mais apropriada precisa ter capacidade de gerenciamento e fornecer segurança contra ameaças aos equipamentos e sistemas utilizados em pesquisas e atividades corporativas. O Kaspersky Endpoint Security for Business Select demonstrou ser ágil e fácil de gerenciar, permitindo aos utilizadores um acesso fácil ao conteúdo digital, assegurando-lhes que todo o ambiente é seguro e que as suas credenciais e dados estão protegidos”.

A solução multicamadas, reforçada pela HuMachine Intelligence encontrada nas soluções da Kaspersky Lab, bloqueia malware e outros ataques maliciosos e permite que os gerentes de TI implementem políticas e controles, para impedir o uso não autorizado ou perigoso da Internet, de aplicativos e de dispositivos.

"O crescimento do acesso a dados de rede em qualquer lugar e em qualquer dispositivo significava que a universidade precisava implementar proteção tanto dentro quanto fora de seus perímetros comerciais tradicionais", disse Roberto Rebouças, diretor geral da Kaspersky Lab Brasil. "O Kaspersky Endpoint Security for Business Select oferece cibersegurança real para a UNICAMP porque combina o HuMachine Intelligence, que são poderosos controles de ponto de extremidade e segurança robusta para estações de trabalho, com uma rigorosa segurança móvel que protege pontos de extremidade que estão no local, móveis e virtuais."

O Kaspersky Security Center protege todos os endpoints de forma transparente, para que os usuários não precisem se lembrar de que existe proteção instalada em seus endpoints. Considerando o grande número de desktops individuais, bem como os múltiplos ambientes de desenvolvimento e produção que a solução Kaspersky Lab está protegendo, o desempenho é satisfatório e o sistema está evitando grandes aborrecimentos.


Sobre a Unicamp

Fundada em 5 de outubro de 1966, a Unicamp está localizada no Estado de São Paulo, com três campi — em Campinas, Piracicaba e Limeira — e compreende 24 unidades de ensino e pesquisa. Possui também um vasto complexo de saúde (com duas grandes unidades hospitalares no campus de Campinas), além de 23 núcleos e centros interdisciplinares, dois colégios técnicos e uma série de unidades de apoio num universo onde convivem cerca de 50 mil pessoas e se desenvolvem milhares de projetos de pesquisa. Saiba mais em: http://www.unicamp.br/unicamp/universidade e http://www.ctic.unicamp.br/antivirus.

Sobre a Microhard

A Microhard é uma empresa fundada em 1992, especializada em segurança digital, que estuda e adiciona valor aos produtos existentes no mercado, para melhor atender as necessidades de seus Clientes Empresariais, Governos e Educacionais. Oferecemos proteção para seus endpoints, seus dispositivos móveis, seus dispositivos removíveis, a Internet das Coisas (IoT), seus Equipamentos Industriais Computadorizados, através de um portfolio amplo de produtos, bem como com serviços de Apoio na Definição de Políticas, Testes de Invasão e Forense. Primeira revenda autorizada Kaspersky KATA, no Brasil, com Certificação Forense. Saiba mais, em: www.microhard.com.br e http://www.ctic.unicamp.br/antivirus.

Articles related to Comunicados de Imprensa