O verão é a época do ano em que as pessoas mais viajam, já que para 48% dos brasileiros[1], essa é a estação favorita quando o assunto é sair de sua cidade. Com o uso constante da internet, planejar qualquer viagem, procurar hotéis, comprar passagens e utilizar as milhas de diversos programas de fidelidade acumuladas ao longo do ano estão a apenas um click do usuário. Mas também existe o risco dos golpes, já que os cibercriminosos estão prontos para utilizar grandes temas para atrair mais vítimas, independentemente da época do ano.
Com a grande quantidade de notícias e e-mails falsos recebidos durante essa época do ano, que prometem descontos, passagens mais baratas – como foi o caso do golpe utilizando o nome da Latam que oferecia passagens a R$19,00 – ou até mesmo anúncios em redes sociais. Os golpistas criam mensagens aparentemente legítimas com links maliciosos que têm como único objetivo: ter acesso aos dados pessoais das vítimas.
Golpe Latam: Exemplo de página falsa em que o usuário era direcionado
“Companhias aéreas, agências de viagem, programas de fidelidade de milhas e muitos outros serviços são usados como iscas para aqueles usuários que acabam acreditando em qualquer oportunidade de economizar dinheiro”,comenta Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky Lab.“Há diversos relatos de pessoas que tiveram suas contas em programas de fidelidade roubadas a partir de golpistas que criaram sites falsos e enviaram e-mails que parecem legítimos, visando roubar a senha do programa e, consequentemente, as milhas da vítima.”
Os cibercriminosos ainda têm uma vantagem para conseguir tais dados. Uma recente pesquisa da Kaspersky Lab, como parte da sua campanha "Ressaca Digital"[2], mostrou que 35% dos brasileiros estão dispostos a trocar informações pessoais por descontos e cupons online. “Esses dados comprovam a fragilidade do brasileiro em relação ao mundo online. Uma vez que as informações se tornam públicas, não tem como voltar atrás. E, quando o usuário age impulsivamente atrás de descontos, as chances de grandes perdas financeiras aumentam exponencialmente”,completa Assolini.
A Kaspersky Lab selecionou algumas dicas para aproveitar suas viagens de maneira segura:
[1] De acordo com pesquisa realizada pela Booking.com entre setembro e outubro de 2018 no Brasil
[2] De acordo com o primeiro estudo regional desenvolvido pela Kaspersky Lab na América Latina, em conjunto com a empresa de pesquisa chilena CORPA