O estudo global da Kaspersky “O Amor na era do Algoritmo” revela que a maioria dos brasileiros aceitam bem o papel da inteligência artificial (IA) usada nos aplicativos de paquera: 47% dos entrevistados afirmaram confiar na seleção feita por máquinas e 66% afirmaram que estas recomendações corresponderam totalmente às suas preferências.

Os apps de paquera usam algoritmos inteligentes para ajudar os usuários a encontrarem parceiros entre perfis compatíveis com seu próprio. Neste sentido, 48% dos brasileiros concordaram que a tecnologia tornou o processo de busca mais fácil. Além disso, 46% afirmaram que só se encontrariam com pessoas recomendadas pelo algoritmo.

Os resultados mostram ainda que há uma diferença claro entre confirmar na IA e depender dela, pois 46% dos brasileiros entrevistados não acreditam que que os algoritmos consigam entender toda a complexidade dos fatores que definem se uma pessoa é atraem ou não. Além disso, 29% dos respondentes consideram que encontrar alguém por meio de algoritmos é desumanizador.

"Algoritmos inteligentes analisam os interesses, preferências e deslizes das pessoas para recomentar os candidatos(as) adequados(as) para as preferências do(a) usuário(a). Mas, apenas dessas vantagens, devemos estar sempre atentos e lembrar que não podemos saber, com garantia, como essas informações serão usados no futuro", afirma David Jacoby, pesquisador de segurança na Kaspersky.

Para ser sincero, as possibilidades que temos com o ambiente digital mudam apenas a forma como buscamos e encontramos o amor verdadeiro e não o amor verdadeiro em si. Tecnologias, como a inteligência artificial, tornam a busca mais precisa, rápida e fácil. Eles minimizam os riscos. E isso é importante porque os aplicativos de namoro visam encontrar o parceiro perfeito, por isso aceitamos que a inteligência artificial nos ajude, ajudando no trabalho preliminar até chegarmos ao primeiro encontro."

Na vida real, isso não é diferente. Quando conhecemos alguém no trabalho, em um evento ou em um bar procuramos inicialmente as semelhanças e muitas vezes fingimos estar mais interessados do que realmente estávamos. Mas como avaliar isso de fato? Como saber se uma conexão é genuína ou artificial, se a pessoa está interessada ou entediada e outros sentimentos que são difíceis de serem decifrados por uma inteligência artificial e suas recomendações? Você consegue dizer qual é o seu cheiro, descrever a maneira que sorri ou como você se comparta de maneira geral?

É por isso que a inteligência artificial e o amor não são algo que se criam à primeira vista. Algoritmos podem melhorar os cálculos para possibilitar definir encontros que envolvam qualidades muito pessoais, como empatia, franqueza e estabilidade emocional”, comentam os terapeutas Birgitt Hölzel e Stefan Ruzas, do escritório da Liebling + Schatz em Munique.

Para saber mais sobre as tecnologias podem mudar a forma de namorar, veja o relatório completo no blog da Kaspersky.

Sobre a pesquisa

Em junho de 2021, a Kaspersky contratou a Sapio para realizar uma pesquisa online com mais de 18.000 entrevistados para explorar a função dos aplicativos de namoro e o estado atual da tecnologia e dos relacionamentos. A amostra incluiu 2.000 entrevistados do Reino Unido, 1.000 participantes de cada um dos seguintes países: Estados Unidos, França, Alemanha, Espanha, Itália, Holanda; e 500 em cada um dos seguintes: Suíça, Áustria, República Tcheca, Hungria, Emirados Árabes Unidos, África do Sul, Turquia, Egito, China, Japão, Índia, Austrália, Indonésia, Brasil, Colômbia, Chile, Peru, Argentina, México e Rússia.

A Kaspersky é uma empresa internacional de cibersegurança e privacidade digital fundada em 1997. Seu conhecimento detalhado de Threat Intelligence e especialização em segurança se transformam continuamente em soluções e serviços de segurança inovadores para proteger empresas, infraestruturas industriais, governos e consumidores finais do mundo inteiro. O abrangente portfólio de segurança da empresa inclui excelentes soluções de proteção de endpoints e muitas soluções e serviços de segurança especializada para combater ameaças digitais sofisticadas e em evolução. Mais de 400 milhões de usuários são protegidos pelas tecnologias da Kaspersky e ela ajuda 240.000 clientes corporativos a proteger o que é mais importante para eles. Saiba mais no site da empresa.

Cupido digital: quase metade dos brasileiros confiam na inteligência artificial para encontrar um(a) parceiro(a)

Segundo levantamento, os usuários dos aplicativos de namoro enxergam a tecnologia como aliada, mas não acreditam que os algoritmos consigam determinar a atração de uma pessoa