Proclamado em 2017 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, o Dia Internacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs) é celebrado em 27 de junho para ressaltar a importância dos pequenos negócios na economia nacional e global. Além de questões econômicas, a cibersegurança dessas empresas também precisa estar em pauta. Um estudo da Kaspersky, intitulado “Aumento do orçamento de cibersegurança nas empresas, apesar dos cortes feitos pela Covid-19”, mostra que 70% das MPMEs da América Latina têm soluções de segurança instaladas e, destes, 96% se protegem com programas pagos – números que indicam a importância que a cibersegurança tem neste segmento.

Além disso, o estudo realizado pela Kaspersky também fornece uma visão geral de como as MPMEs da região decidiram aumentar seus orçamentos de cibersegurança: o investimento cresceu de US$114 mil em 2019 para US$ 250 mil em 2020. Os motivos para este aumento são que 25% das organizações pesquisadas decidiram ter sofrido um incidente e 22% decidiram investir mais após saberem que outras companhias foram vítimas de violações de segurança. Dentre as empresas pesquisadas, 19% foram vítimas de ransomware, 14% sofreram infecções de malware e 10% de ataques direcionados.

O estudo também mostra um cenário positivo sobre a cibersegurança das MPMEs: 96% delas relataram estar protegidas com programas pagos, e apenas 4% possuem software gratuito. Além disso, 50% responderam que suas organizações contam com soluções projetadas especificamente para MPMEs, 42% indicaram que usam soluções de segurança para grandes empresas e apenas 8% relataram usar proteções domésticas. No geral, 70% das empresas pesquisadas disseram que os dispositivos usados em seus negócios têm software de segurança instalado, contra apenas 30% que responderam que

"Felizmente, as micro, pequenas e médias empresas latino-americanas estão cada vez mais conscientes da importância da cibersegurança. Vemos que, embora muitas empresas tenham tido efeitos econômicos adversos como resultado da pandemia, elas estão conscientes de que a cibersegurança não é uma despesa, mas sim um investimento”, comemora Claudio Martinelli, diretor-geral da Kaspersky na América Latina. “É importante lembrar que o custo médio das violações de segurança é de US$ 100 mil para as MPMEs e nenhuma empresa deste tamanho consegue se recuperar de ataques assim", completa.

No Dia Internacional das MPMEs, a Kaspersky reconhece a importância do empreendedorismo e, por isso, selecionou as seguintes recomendações para às empresas que impulsionam o emprego e o desenvolvimento na região:

• Atualize o software e o sistema operacional – Desta forma, os dispositivos se beneficiarão das últimas correções e atualizações de segurança que podem remediar as falhas de proteção no sistema operacional.
  • Treine a sua equipe – Marque um treinamento básico de conscientização de segurança para seus funcionários. Isto pode ser feito online e inclui práticas essenciais como gerenciamento de conta e senha, segurança do endpoint e navegação na web. Kaspersky e Area9 Lyceum organizaram um curso gratuito para ajudar o profissional a trabalhar com segurança sem sair de casa.
  • Faça backups – O backup adequado dos dados deve ser considerado uma prioridade porque a violação de dados ou um ataque de ransomware em uma microempresa pode ter um impacto direto em sua reputação, operação e até mesmo gerar custos muito altos.
  • Proteja sua microempresa com uma solução de segurança – Sua empresa precisa de uma solução de segurança que a proteja de forma abrangente: dados, software, senhas, servidor e finanças. Há produtos como o Kaspersky Endpoint Security Cloud, que foi projetado especificamente para as MPMEs e está disponível em um modelo de assinatura mensal ou anual.

Para mais informações de cibersegurança para MPMEs, visite o nosso blog.

A Kaspersky é uma empresa internacional de cibersegurança e privacidade digital fundada em 1997. Seu conhecimento detalhado de Threat Intelligence e especialização em segurança se transformam continuamente em soluções e serviços de segurança inovadores para proteger empresas, infraestruturas industriais, governos e consumidores finais do mundo inteiro. O abrangente portfólio de segurança da empresa inclui excelentes soluções de proteção de endpoints e muitas soluções e serviços de segurança especializada para combater ameaças digitais sofisticadas e em evolução. Mais de 400 milhões de usuários são protegidos pelas tecnologias da Kaspersky e ela ajuda 240.000 clientes corporativos a proteger o que é mais importante para eles. Saiba mais no site da empresa.

MPMEs da América Latina avançam em investimentos na cibersegurança

Kaspersky divulga dados sobre a importância da cibersegurança para Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs) em comemoração à data internacional