Resoluções de Ano Novo para um 2023 seguro

Seis passos simples para uma maior segurança digital pessoal em 2023.

Em meio aos muitos eventos dramáticos de 2022, você está perdoado se não souber que vários recordes indesejados foram estabelecidos durante o ano em termos de número de vazamentos de informações, incidentes graves de segurança de computadores e outros problemas do mundo digital. Nós aqui da Kaspersky realmente esperamos que 2023 seja mais calmo, melhor – e queremos fazer a nossa parte para que isso aconteça. Mas você também pode fazer a sua! Basta adotar estas seis resoluções simples para aumentar drasticamente sua segurança pessoal online e tornar a web um lugar menos assustador.

1. Dê adeus às senhas

O ano passado trouxe uma grande melhoria na segurança da rede: as gigantes Apple, Google e Microsoft introduziram simultaneamente logins sem senha. Em vez de uma senha, seu dispositivo armazena uma chave criptográfica exclusiva para cada site. Não há necessidade de digitá-la e é extremamente difícil roubá-la. Você pode ler mais sobre essa tecnologia interessante em nosso artigo, mas aqui vamos nos limitar a um GIF publicado recentemente que ilustra o processo de login:

Até o momento, poucos sites oferecem suporte à autenticação sem senha, mas você ainda deve tentar fazer a troca sempre que ela estiver disponível. Afinal, isso reduzirá o risco de sua conta ser invadida! Também é uma tecnologia conveniente – porque você não precisa pensar em uma senha, memorizá-la (ou, Deus me livre, anotá-la em algum lugar!) e depois digitá-la.

Chrome, Edge e Safari já suportam a tecnologia nas plataformas mobile e desktop.

2. Aposte no descartável

O vazamento de informações continua sendo um dos maiores riscos digitais para todos nós. Os dados do usuário são roubados de provedores, seguradoras, serviços de entrega, redes sociais e até bancos de dados escolares. A informações hackeadas tendem a ser usadas ​​para perpetrar vários golpes.

Infelizmente, há pouco o que nós, usuários, possamos fazer para evitar vazamentos. Mas podemos garantir que haja menos informações sobre nós disponível e dificultar a união dessas informações. Ou seja, comparar os nomes e números de telefone em dois bancos de dados roubados não forneceria a um invasor mais informações sobre nós. Para conseguir isso, recomendamos conceder informações mínimas a serviços não críticos (principalmente lojas online e serviços digitais comerciais), não especificando seu sobrenome ou contas de mídia social e, geralmente, ignorando os campos opcionais. E use endereços de e-mail e números de telefone descartáveis ​​como suas informações de contato. Vários serviços fornecem números de telefone temporários para receber textos de confirmação, bem como endereços de e-mail únicos – basta pesquisar no Google “número de telefone/endereço de e-mail descartável”. Alguns serviços pagos desse tipo oferecem até números de cartão de crédito descartáveis, o que torna as compras online ainda mais seguras.

3. Afaste-se das mídias sociais tóxicas

O ano passado contou com muitos eventos negativos, além das ondas de ódio nas mídias sociais atingirem novos patamares. Algumas redes sociais, como o Twitter, foram desarticuladas por motivos técnicos. Se a mídia social lhe deu nervosismo em 2022, este ano é hora de se separar para sempre. Aliás, compilamos uma lista de dicas sobre como sair delas sem perder dados valiosos.

Dito isso, alguns preferem não desistir, mas migrar, por exemplo, para o Telegram ou Mastodon.

4. Interrompa o “doomscrolling”

Mídias sociais e sites de notícias podem consumir horas do nosso tempo e muita energia mental. Para evitar a verificação interminável de notícias e postagens, defina um limite de tempo em seu telefone para redes sociais e aplicativos de notícias. Comece com uma hora por dia e tente cumpri-la. Muitos fornecedores oferecem esse recurso: da Apple é o Screen Time, o do Google é Digital Wellbeing e o da Huawei é Digital Balance. E se seus filhos estão passando muito tempo nas redes sociais, o [placeholder KSK] Kaspersky Safe Kids[/placeholder] pode ajudar.

Aqueles propensos a se enganar compensando o tempo perdido em seus dispositivos devem habilitar ferramentas adicionais de autocontrole nas configurações da própria rede social. O YouTube também possui um recurso chamado Take a Break.

5. Mantenha o trabalho e a vida privada separados

Separar trabalho e vida privada é bom por muitas razões. Ajuda tanto na saúde física quanto na mental, pois o trabalho não atrapalha o tempo com a família e os amigos, e os assuntos domésticos não o distraem durante o horário de trabalho. E seu empregador tem a cibersegurança aprimorada porque você não mistura informações pessoais e de trabalho, aplicativos e assim por diante. Idealmente, a separação deve ser física, o que significa telefones e computadores diferentes para o trabalho e para a vida privada. Resta apenas lembrar de não usar sites pessoais, e-mail e redes sociais em seu dispositivo de trabalho e vice-versa.

6. Observe a higiene digital

Use software de segurança em todos os computadores e telefones. Para cada site que ainda requer uma senha, torne-a exclusiva. Atualize regularmente todos os aplicativos e o sistema operacional. Essas dicas não são novidade, mas milhões de pessoas continuam a ignorá-las, algumas por ignorância, outras por preguiça. Você pode evitar todo o aborrecimento confiando toda a rotina a uma [placeholder K Premium] solução abrangente da Kaspersky [/placeholder]. Entre seus muitos recursos estão atualizações automáticas para aplicativos desatualizados, correções para configurações inseguras do Windows, um gerenciador de senhas para todas as plataformas e, é claro, a melhor proteção antispam, antiphishing e antimalware do mercado — tudo incluído em uma interface elegante que é simplesmente um prazer de usar. Mais detalhes disponíveis em nosso site.

Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.