Como gerenciar as notificações no Android

Como reduzir a sobrecarga de informações sem perder nada importante em seus dispositivos Android.

Incapaz de se concentrar em seu trabalho ou relaxar com seu programa de TV favorito por causa de notificações irritantes de seus dispositivos? Alertas de redes sociais, anúncios e notícias que você não quer saber aparecendo insistentemente? Algumas configurações simples o ajudarão a assumir o controle dessa sobrecarga de informações e colocar o mundo em espera. Nessa publicação, falamos sobre como gerenciar notificações em um telefone ou tablet Android.

Quais notificações você deve manter?
Configuração de notificações em dispositivos com Android
o Desativar notificações no Android de uma vez por todas
o Desativar notificações em Android conforme seja necessário
o Silenciar chamadas e notificações
o Outras dicas para serenidade digital
Paz e sossego, finalmente! E agora?

Quais notificações você deve manter?

Embora o foco desta publicação seja como desativar as notificações, começaremos falando sobre quais você deve manter. Não são muitas, mas sem elas talvez você perca algo importante. Aqui está a lista.

Notificações de aplicativos bancários. Desativar essas notificações leva ao risco de perceber uma transferência suspeita ou uma tentativa de acessar sua conta. Deixe os alertas de SMS ativados, mas bloqueie seletivamente as notificações de aplicativos bancários – por exemplo, você pode se livrar de mensagens de marketing, como ofertas para solicitar um empréstimo ou um novo cartão, e manter confirmações de pagamentos e transferências e, claro, de novas tentativas para acessar sua conta.

Mensagens de lojas online. Coleções de jogos e acessórios no Steam são alvos tentadores para golpistas, então você também deve ficar de olho nesse tipo de conta. Você também deve manter as notificações de texto ou e-mail e desativar as notificações sobre ofertas especiais e outras mensagens de marketing no aplicativo.

Notificações de atualização para o sistema operacional e aplicativos instalados. Essas atualizações geralmente eliminam vulnerabilidades e protegem você de cibercriminosos.

Notificações de antivírus. Você não quer perder um alerta sobre um site suspeito ou anexo de e-mail perigoso, quer?

Quanto ao resto, você pode pausar o que você não precisa sem nenhum problema – desabilitando completamente as notificações ou silenciando-as para que não o distraiam do que você está fazendo em um determinado momento. Continue lendo para aprender como ajustar suas notificações em um smartphone ou tablet Android.

Configuração de notificações em dispositivos com Android

Agora, sem perder de vista os alertas importantes, vamos ao que interessa e comece a desabilitar notificações desnecessárias. Na verdade, há muito mais maneiras de personalizar o sistema no Android do que desativar algumas ou todas as notificações: você pode escolher se deseja ver alertas em uma tela bloqueada, se precisa de notificações pop-up, se deseja receber enquanto você está dormindo e muito mais. Você decide.

Muitos fabricantes mudam as interfaces à sua maneira, portanto, o menu de configurações pode variar de um dispositivo para outro. No entanto, os princípios básicos são os mesmos.

Desativar notificações no Android de uma vez por todas

As configurações do seu smartphone contêm um menu separado para gerenciar alertas de aplicativos. Comece seu caminho para o bem-estar digital ali mesmo.
• Abra Configurações (ou Opções );

• Insira Notificações na barra de pesquisa ou localize manualmente o item no menu;

• Selecione cada aplicativo e configure suas notificações.

Muitos aplicativos disponibilizam configurações flexíveis para situações específicas. Por exemplo, em aplicativos de mensagens, você pode desabilitar alertas de canais e permiti-los apenas para bate-papos privados.

Para quem não tem muitos aplicativos instalados (ou tem algumas horas e muita paciência), esta é uma boa maneira de fazer com que as notificações de seu aplicativo funcionem para você. Definir as configurações de aplicativo por aplicativo pode ser entediante, mas você obterá resultados imediatos.

Desativar notificações em Android conforme seja necessário

E se você não estiver pronto para passar duas ou três horas mergulhando em configurações labirínticas? E se você não tiver apenas cinco ou dez aplicativos em seu telefone, mas mais tipo… cem? Só isso já poderia levá-lo a passar anos procrastinando. Aqui está uma alternativa: lidar com as notificações conforme necessário.

Quando a próxima notificação disparar, toque nela e segure-a ou deslize-a para a esquerda, direita ou para baixo (dependendo do modelo do smartphone) para revelar um símbolo de engrenagem.

Toque na engrenagem para ver as configurações desse tipo específico de alerta para o aplicativo específico.

A vantagem de usar esse método é que você não precisa resolver todos os aplicativos imediatamente; você pode apenas configurar aqueles que realmente o incomodam para começar.

Em muitas versões do Android, esse mesmo mecanismo permite adiar notificações (para que você não se esqueça delas). Por exemplo, se você está tendo uma conversa importante pelo Zoom, mas seu telefone continua pedindo para você atualizar algo, se você não puder determinar imediatamente a importância do patch e quais aplicativos ele afeta, a capacidade de adiar o alerta será exibida acessível.

Toque na notificação e arraste-a para o lado. Ao lado da engrenagem resultante, você verá um ícone com um relógio ou um sino. Toque nele e escolha por quanto tempo você deseja evitar que seu gadget o interrompa para essa notificação específica. Assim que o período de “tempo limite” terminar, você receberá a notificação adiada novamente.

Silenciar chamadas e notificações

E se você desativou tudo o que não precisa, mas nas próximas horas deseja apenas silêncio total? Claro, você pode bloquear notificações importantes e, em seguida, reativá-las, mas não é necessário fazer isso.

O que você precisa é do modo Não perturbe, que evita que o telefone exiba notificações até que você restaure o modo padrão.

Para ativar o Não perturbe, abra a Central de notificações deslizando de cima para baixo na tela (ou, menos comumente, deslizando para cima). O ícone Não perturbe geralmente se parece com um sinal de Não entre. Você também pode chegar a essa configuração pesquisando o menu e inserindo o termo na linha de pesquisa na parte superior da tela Configurações.

Nas configurações de Não perturbe, você pode silenciar todos os sons e interromper as vibrações. No entanto, por padrão, a regra de chamadas repetidas se aplica: se alguém tentar ligar para você duas vezes em 15 minutos, um alerta na aba de notificações o informará que você tem uma chamada recebida e o telefone vibrará se você não desativar isso .

Você pode configurar uma programação para ativar e desativar o modo Não perturbe , por exemplo, à noite e de manhã. Você também pode adicionar alertas importantes, como chamadas de certos contatos, à lista de exceções na seção Exceções “Não perturbe” . Por exemplo, o alarme aparece lá automaticamente e tocará de qualquer maneira.

Você também pode remover qualquer tipo de alerta da lista de exceções.

Outras dicas para serenidade digital

Além de suas configurações gerais, o Android tem um “modo de foco” programável. Você o encontrará em Bem-estar digital e controles dos pais e pode usá-lo para impedir que aplicativos enviem notificações.

No mesmo menu, a barra de ferramentas mostra quanto tempo você está gastando em cada aplicativo e quantas notificações o aplicativo envia, uma estatística que ajuda a determinar quais serviços estão distraindo você com mais frequência. Se você passar muito tempo no emaranhado de notícias, redes sociais ou jogos, por exemplo, defina um limite de quanto tempo você pode gastar olhando para eles – e, claro, enquanto um aplicativo é impedido de funcionar, também não pode enviar notificações.

Paz e sossego, finalmente! E agora?

Você não tem que desistir de redes sociais e outros serviços que podem distrair totalmente. Você pode resolver o problema gastando um pouco de tempo nas configurações. Depois de experimentar o alívio de ter personalizado suas notificações, aprimore sua zona de conforto digital com dicas para toda a família.

Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.