Como escolher o melhor antivírus para seu Android

Antivírus para Android é necessário. Vamos mostrar como escolher o melhor antivírus, mesmo gratuito, para seu celular.

Preciso de antivírus para meu celular?  Há cinco anos, essa pergunta seria válida, mas com um rápido aumento no número de ataques de malware nos últimos anos, trata-se de uma afirmação: sim, antivírus em celulares Android são necessários. A pergunta muda para: qual o melhor antivírus?

Como escolher um antivírus para seu celular e tablet Android?

Hoje, soluções de segurança para dispositivos móveis possuem diversas funções e, apesar de ser a parte mais importante, suas funcionalidades vão muito além do antivírus.

O que faz de um antivírus bom ou ruim? Há diversas métricas. Felizmente, há instituições de testes independentes que podem atestar soluções de segurança e atribuir notas com base em diversos parâmetros.

Taxa de detecção
Antivírus precisam capturar toda e qualquer ameaça que tente penetrar em seu celular, portanto, em testes independentes, um bom aplicativo possui alta taxa de detecção, o que significa que verifica e bloqueia tantas ameaças quanto possível. Por exemplo, de acordo com o AV-TEST, o Kaspersky Internet Security para Android detecta 99,9% dos malware de Android em tempo real e 100% das ameaças descobertas nas últimas quatro semanas. Para comparar, a média da indústria é 98%.

Falsos positivos
Outro parâmetro é o número de falsos positivos – a frequência com que seu antivírus sinaliza uma ameaça sem que realmente exista uma. De acordo com o mesmo AV-TEST, o Kaspersky Internet Security for Android apresentou apenas um falso positivo a cada 2.385 aplicativos não maliciosos da Google Play – e nenhum, quando o teste foi realizado com softwares legítimos de lojas terceiras. Isso significa que não o perturbará com falsos alarmes.

Usabilidade
O terceiro parâmetro se refere ao quanto o antivírus é rápido, afeta a performance e vida útil da bateria de seu celular Android. Os testes sintetizam esses atributos no conceito de usabilidade. Claro, quanto mais rápida e leve a solução de segurança, melhor, pois idealmente, um aplicativo de antivírus Android mal deve ser notado quando algo malicioso não está ocorrendo.

Conjunto de ferramentas
Como dizemos antes, soluções de segurança para Android não são simples antivírus; incluem uma diversidade de ferramentas, e essas também são importantes no momento da escolha da solução apropriada para Android. Apresentamos uma lista de funcionalidades essenciais para o produto que protegerá seu dispositivo móvel (bem como o que o AV-TEST espera encontrar aqui):

  • Antirroubo – capacidade de bloquear remotamente ou limpar o dispositivo em caso de perda ou roubo
  • Call-blocker – função que não permite que golpistas ou malfeitores liguem para você.
  • Filtro de mensagens – faz o mesmo para as mensagens.
  • Safe browsing – plugin que previne que seu navegador carregue páginas maliciosas.
  • Controle parental – função que permite limitar o tempo que seus filhos passam em seus dispositivos, bem como bloqueia acesso a certos aplicativos e filtra conteúdo acessível online no aparelho.
  • Backup – possibilita a criação de backups de suas fotos e outros dados úteis em seu dispositivo.
  • Criptografia – seja a opção para criptografar os conteúdos do dispositivo ou a habilidade de estabelecer uma VPN para proteger a conexão de internet.

As funcionalidades do Kaspersky Internet Security for Android incluem antirroubo, bloqueio de chamada, filtro de mensagens, e navegação segura, bem como funções adicionais como um módulo de antiphishing de textos, filtra tentativas de phishing e proteção de privacidade, evitando o rastreamento onipresente na internet.

Controle parental, backup, e criptografia não estão presentes no Kaspersky Internet Security for Android, pois fornecemos aplicativos separados para esses. Primeiro, o Kaspersky Secure Connection fornece serviço de VPN. Segundo, o Kaspersky Safe Kids é um sistema avançado de controle parental com diversas funções, incluindo algumas únicas.

No fim, o melhor antivírus para celulares Android deve ter uma alta taxa de detecção, baixo impacto em performance e de vida útil da bateria, e número mínimo de falsos positivos. Então, onde estão os dados que permitem comparar soluções de antivírus com base nesses parâmetros? A resposta é: testes independentes, publicados frequentemente nos sites das instituições que os realizam. Por exemplo, aqui é possível encontrar os testes independentes da AV-TEST, AV Comparatives e PCMag. Por meio dos dados desses testes e procurando na lista de funções adicionais você pode escolher a solução antivírus para seu celular Android mais adequada para você.

Por último, mas não menos importante, uma solução antivírus tende a ser paga, entretanto, existem opções gratuitas. Vamos ver  como as soluções gratuitas diferem das pagas.

Preciso de um antivírus pago para meu Android ou um grátis é suficiente?

A necessidade de pagar por um antivírus depende em como você o usa. Por exemplo, a principal diferença entre versões pagas e gratuitas do Kaspersky Internet Security for Android é que a versão paga verifica tudo automaticamente, já a gratuita necessita que a verificação seja iniciada manualmente.

Isso significa que os padrões de uso das duas soluções são completamente diferentes. Com a paga, você pode basicamente instalá-la e esquecer; o aplicativo faz tudo por você, verifica arquivos novos e cada site que você abre. Para ficar a salvo com a versão grátis do Kaspersky Internet Security for Android, é preciso iniciar manualmente a verificação cada vez que um aplicativo é instalado ou um arquivo baixado.

Se você acredita possuir a disciplina para tal, a versão gratuita deve ser suficiente – você pode fazer o download do nosso antivírus grátis para Android. Entretanto, se preferir não se preocupar com as verificações manuais para evitar vírus no seu dispositivo Android, a melhor solução é a versão paga, que faz isso sozinha.

Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.