Gabriel Mitacchione: “As pessoas amam nosso produto, mas seus chefes…”

Conheça Gabriel Mitacchione, Assistente de Vendas da Kaspersky Iberia.

Gabriel adora jogar futebol, tocar guitarra, e é fã de tudo relacionado à tecnologia blockchain e ao ecossistema NFT. Mas a vida não tem sido fácil para ele: ele teve que deixar os pais na Venezuela e imigrar para a Espanha, onde começou a trabalhar na Kaspersky em plena quarentena da covid. Nesta entrevista, Gabriel nos conta sobre sua jornada até a segurança cibernética.

– Como foi crescer na Venezuela? Muitas vezes vemos notícias sobre a crise em seu país de origem…

– Minha infância foi boa; Eu adorava esportes e jogava muito futebol com meus amigos. Meus pais são engenheiros de petróleo. Eles trabalharam para a indústria do petróleo até que a situação política começou a nos afetar – ambos perderam seus empregos e tivemos dificuldades por um tempo. Eu tinha que continuar tirando notas excelentes na escola para conseguir uma bolsa de estudos; foi bem difícil.

Depois do ensino médio, decidi me tornar um engenheiro como meus pais, mas descobri que a Engenharia de Materiais era mais interessante para mim. Estudar em uma universidade não é fácil tendo uma situação econômica ruim. No entanto, em 2018 me formei em Engenharia de Materiais pela Universidad Simón Bolívar, uma das universidades mais prestigiadas do país.

– Perto da Universidade Estadual de Moscou, onde costumo passear com meus filhos, há um monumento memorial a Simón Bolívar. O que devo dizer aos meus filhos sobre ele?

 – Simón Bolívar é um dos principais heróis da história da América Latina. De 1500 a 1830, a maioria dos países da América Latina fazia parte do império espanhol. Bolívar foi o cara que libertou muitos países, incluindo Bolívia, Colômbia, Equador, Panamá, Peru e, claro, Venezuela – afinal ele era venezuelano!

– Por que você se mudou para a Espanha?

– Bem, em tempos de crise muitas pessoas vão para outros países em busca de uma vida melhor. Na verdade, meu pai é filho de imigrantes italianos que se mudaram para a Venezuela após a Segunda Guerra Mundial. Então, sou parte europeu e decidi começar de novo na Europa. Escolhi a Espanha por causa do idioma e, além disso, alguns amigos meus também migraram para a Espanha.

– O que é diferente em seu novo país? O que é melhor e o que é estranho?

– A Espanha é linda. Aqui em Madrid estou vivendo minha vida, não apenas sobrevivendo. E as espanholas são muito simpáticas, especialmente no sul! Minha namorada é de lá (Andaluzia), estamos juntos há três anos e vamos nos casar!

Quanto aos sentimentos estranhos, sim, não sinto que seja a minha cultura. Os espanhóis e os venezuelanos falam espanhol, mas ainda há uma barreira cultural e algumas palavras têm significados diferentes. Mas tudo bem.

É ótimo ter a sensação de desenvolver uma nova vida, mas sentir-se sozinho durante todo o processo pode ser complicado. É difícil perder alguém próximo – não poder estar com eles em seus últimos momentos. Infelizmente perdi minha avó quando já morava aqui. Eu não pude lhe dizer adeus. E sinto falta de estar com meus pais. Eu sinto falta deles todos os dias.

 

– Você disse que era formado em Engenharia de Materiais. Mas isso está muito longe da cibersegurança. Qual foi o seu motivo para ir para a Kaspersky?

– Conheço o Kaspersky desde que comprei meu primeiro laptop em 2014. Ele veio com um pacote de assinatura de um ano do Kaspersky Internet Security e por exatamente um ano meu laptop funcionou perfeitamente. Então a licença expirou. Troquei de antivírus: erro! Com certeza meu laptop ficou bagunçado. Eu deveria ter sido mais esperto naquela época!

Na universidade, tentei estudar engenharia da computação primeiro, por alguns semestres, mas descobri que não era para mim. Eu estava mais interessado em física e química naquela época.

No entanto, sempre fui apaixonado por TI. Então, quando terminei meu primeiro estágio em uma fábrica de peças plásticas, comecei a trabalhar para uma empresa de criptomoedas. Foi quando percebi que gostava do mundo dos negócios e das vendas corporativas. Então vim para a Espanha para fazer um MBA e combinar minhas duas paixões – negócios e tecnologia. Tive a sorte de ser selecionado para o estágio na Kaspersky enquanto terminava meu MBA.

– Você começou a trabalhar na Kaspersky durante o lockdown na Espanha. Como as restrições influenciaram seu trabalho?

– Sim, no começo era um pouco estranho quando você não se reunia todos os dias com seus colegas no escritório. Era confortável em alguns aspectos, mas também havia o medo de que fosse difícil colaborar e aprender.

Comecei como Estagiário de Vendas para o canal SMB na Península Ibérica. Basicamente, eu tinha que ser o principal suporte de vendas para todos os gerentes de canais e territórios, gerenciar vários assuntos relacionados ao nosso CRM, entrar em contato com parceiros, clientes e distribuidores, fazer onboarding de novos parceiros e resolver eventuais problemas do portal parceiro.

Claro, as restrições da covid tornaram meu trabalho mais difícil, mas essas restrições também me ajudaram a desenvolver um senso de responsabilidade, bem como habilidades de comunicação e capacidade de multitarefa. Aprendi muito com meus colegas remotamente. E quando finalmente conheci meus colegas de trabalho durante nosso evento para parceiros em Barcelona, foi um pouco engraçado vê-los pessoalmente pela primeira vez depois de trabalharmos juntos quase um ano!

 

– Quais são as perguntas mais comuns que as pessoas fazem sobre os produtos Kaspersky quando você as apresenta esses produtos? Suas atitudes mudaram após o início do conflito ucraniano?

 — Tem um pouco de tudo. Há muitas pessoas interessadas em tecnologias de segurança: elas geralmente têm dúvidas sobre os recursos do produto. Muitos deles reconhecem a Kaspersky como líder de mercado — isso facilita meu trabalho.

Suas principais preocupações são basicamente as mesmas: e se o serviço parar de funcionar ou eles sofrerem algum ataque, e eles precisarem de acesso ao suporte para resolver seus problemas.

Infelizmente, agora algumas pessoas estão com medo da má reputação que vem devido ao conflito ucraniano. Alguns deles dizem que amam nosso produto, mas seus chefes não querem se envolver com nenhuma empresa russa. É triste ouvir porque esse tipo de russofobia não faz sentido.

– Você já pensou que sua vida seria mais feliz se você escolhesse uma empresa diferente para trabalhar – não uma russa – para sua carreira?

 – Nem uma vez! Posso dizer que meus colegas russos são algumas das pessoas mais legais com quem trabalhei. Desde que comecei a trabalhar aqui me senti compreendido. Desde o início, eles sempre me ajudaram a aprender rápido para que eu pudesse me tornar mais produtivo. É algo sobre a cultura organizacional. Não há competição tóxica – apenas colaboração e trabalho em equipe. Fui bem-vindo não apenas a uma empresa, mas a uma família calorosa. Sem dúvida é a melhor empresa que já trabalhei na minha experiência até agora. E espero poder ficar aqui e desenvolver minha carreira por muitos anos.

Mais testado Mais premiado

 

Dicas