Kaspersky detecta 350 mil novos vírus por dia em 2018

Backdoors e ransomware foram as ciberameaças que mais cresceram neste ano. Ao todo, 30% dos computadores foram atacados por malware em 2018

Dentre todos os novos arquivos maliciosos detectados em 2018, o número de backdoors (usados por cibercriminosos para acesso remoto ao PC) aumentou 44%, enquanto o volume de ransomware cresceu 43%. Um terço (30%) dos computadores se deparou com pelo menos uma ciberameaça em 2018. Estes resultados mostram que malware, especialmente backdoors e ransomware, continuam sendo um perigo significativo para os usuários de computadores.
Em 2018, o ransomware (Trojan-Ransom) e os backdoors detectados compreenderam 3,5% e 3,7% de todos os novos arquivos maliciosos coletados nos primeiros dez meses do ano. Isto representa um aumento de 43% para o ransomware (de 2,1 milhões em 2017 para 3,1 milhões) e de 44% para os backdoors (de 2,2 milhões para 3,2 milhões) em relação ao período anterior.

Ao todo, as tecnologias de detecção da Kaspersky Lab encontraram 346 mil novos malware por dia nos dez primeiros meses do ano. O número e o alcance de novos arquivos maliciosos detectados diariamente são uma boa indicação dos interesses dos cibercriminosos envolvidos na criação e distribuição de malware. Em 2011, nossas tecnologias detectaram 70 mil novos arquivos por dia e, até 2017, esse número aumentou cinco vezes, chegando a 360 mil.

Ataques de vírus criptomineradores crescem 83% este ano

“Em 2018, observamos uma pequena redução nas detecções diárias. Por um lado, isso pode indicar que o interesse dos criminosos em reutilizar malware antigos se mostrou eficiente”,diz Vyacheslav Zakorzhevsky, chefe de pesquisa antimalware da Kaspersky Lab. “Por outro, os picos do número de backdoors e Trojan-Ransom detectados mostram que os cibercriminosos estão sempre em busca de novas maneiras de comprometer os dispositivos das vítimas e ganhar dinheiro com isso”.

Outros destaques das estatísticas de ameaças 2018

  • As soluções da Kaspersky evitaram 1,8 bilhão de ataques realizados a partir de recursos online situados em todas as partes do mundo;
  • A solução de segurança da web da Kaspersky Lab detectou 21 milhões de objetos maliciosos únicos;
  • 30% dos computadores de usuários sofreram pelo menos um ataque de malware durante este ano.

Dicas para se proteger

  • Não abrir arquivos ou anexos suspeitos recebidos de fontes desconhecidas;
  • Não baixar e instalar apps de fontes não confiáveis;
  • Não clicar em links recebidos de fontes desconhecidas e anúncios suspeitos;
  • Criar senhas fortes e não esquecer de alterá-las regularmente;
  • Sempre instalar as atualizações disponíveis, pois podem conter correções para problemas de segurança críticos;
  • Ignorar mensagens que solicitam a desativação de sistemas de segurança para software do Office ou software antivírus;
  • A utilização de uma solução de segurança eficiente como o Kaspersky Internet Security ou o Kaspersky Security Cloud pode automatizar todas as tarefas acima, permitindo que o usuário desfrute do melhor da internet.

Saiba mais sobre as estatísticas anuais de ameaças em Securelist.com.

Com informações da Jeffrey Group
Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.