Rumo ao futuro: como projetamos a nova marca Kaspersky

Cortamos o “Lab” e agora somos Kaspersky. Mas a nova imagem não consiste apenas em tirar letras e uma nova camada de tinta. Nossa nova missão é tornar o mundo um lugar mais seguro.

 

Head de design da marca da Kaspersky explica o processo criativo para a concepção da nova marcaComo você deve ter notado, temos uma nova imagem. Um corte de cabelo radical, se você preferir. Nós cortamos o “Lab” e agora somos apenas a Kaspersky.

Mas a nova imagem não consiste apenas em cortar algumas letras e jogar uma nova camada de tinta. Este é apenas o começo. Nossa nova missão é tornar o mundo um lugar mais seguro.

Este é o futuro dos nossos clientes: famílias, indivíduos e empresas de todos os tipos e tamanhos do mundo, desde as Ilhas Curilas até Kathmandu.

E como todo primeiro passo em viagens longas, começamos de casa. Nesse vídeo, Eugene Kaspersky, nosso fundador, explica a ideia por trás de nossa nova identidade.

Mas essa publicação não é apenas sobre os rumos da empresa. Para os fãs de tipografia, atraídos pelas linhas mais finas, e todos os interessados ​​em conhecer a evolução da nossa marca, apresentamos aqui a história completa.

No começo era verbo

Nosso logotipo atual foi desenvolvido em 1997, quando a empresa deu seus primeiros passos. O logotipo (o nome da Kaspersky) usou as formas do alfabeto grego. A palavra “Lab” muitas vezes passava despercebida, ou algumas pessoas nem notavam. Nossos clientes sempre nos chamaram de Kaspersky, simples assim.

Como a popularização da Internet, precisamos de novos formatos. É uma maneira gentil de dizer que nosso logotipo, com seus triângulos vermelhos e sua fonte robusta, era difícil de ler em telas pequenas.

Nosso antigo logotipo: 1997–2019 (RIP)

Nossa nova imagem

Agora, mais de duas décadas depois, decidimos mudar nosso logotipo. Criado em colaboração com a Moving Brands, o logotipo usa elementos individuais e fontes com precisão geométrica e matemática. Aberto, mas também seguro. As letras ‘a’, ‘p’ e ‘e’ simbolicamente conectam nosso passado na engenharia com nosso compromisso contínuo com a engenharia de tecnologia de precisão.

Nosso novo logotipo tem o espírito da engenharia em seu DNA

 

Cada detalhe do logo foi cuidadosamente desenhado para ser preciso, ficamos obcecados! Deixando de lado o simbolismo por um momento, removemos a palavra “Lab” porque nosso trabalho vai além do nosso conceito original de “laboratório de antivírus”.

Estamos muito animados com a imagem arrojada e nova, mas também clara, acessível e legível (em qualquer tamanho de fonte!).

Design para a era digital

O logotipo é o nosso principal identificador visual, mas para aplicativos móveis e o favicon do site, usamos a letra ‘K’. Caros fãs da tipografia, um detalhe para vocês: deixamos esta letra um pouco mais grossa para destacar sua relevância.

Novo ícone para os aplicativos da Kaspersky

Novo ícone para os aplicativos da Kaspersky

 

Mas a marca não se limita ao logo, né? Queremos que sua experiência com a Kaspersky seja completa, desde camisetas até o botão de interface de um cibersistema industrial. Por isso, projetamos nossa própria fonte, desenhada com o mesmo estilo de engenharia que você apreciará em todas as nossas novas comunicações. A nova fonte é chamada Kaspersky Sans. Ela foi adaptada para o uso em grandes e pequenos formatos, tanto no alfabeto latino quanto no cirílico.

Agora com novas cores

Desde a nossa criação, a nossa cor de assinatura sempre foi verde azulada escura. E foi uma escolha acertada, pois nos diferencia da concorrência. No rebranding, adicionamos algumas cores, adaptadas para o consumo de conteúdo digital em telas pequenas e grandes, para dar variedade à paleta e adicionar energia às nossas mensagens.

Design para imunidade

A Kaspersky é famosa pelo alto nível sem precedentes de soluções de proteção para pessoas e empresas em todo o mundo. Temos orgulho de nossas tecnologias de segurança. Para contar esta história, visualizamos a imunidade usando gradientes e texturas representativas do espaço seguro proporcionado pela Kaspersky.

Criamos cada imagem especificamente para um tema e contexto, mas todas compartilham uma linguagem visual que garante a unidade. A forma hexagonal associa-se aos ícones de nossos produtos, relacionando a nossa herança ao nosso presente.

Se você combinar as camadas de imunidade com engenharia, você terá um sistema de design flexível que se adapta a diferentes mensagens e audiências, mas de maneira uniforme. Abandonamos a estratégia de usar diferentes identidades visuais para nossos consumidores, pequenas e médias empresas e públicos corporativos. Agora, você terá contato com apenas uma única imagem do Kasperksy.

Rumo ao futuro

Este novo estilo visual é apenas o começo da nossa transformação. Em breve, lançaremos uma missão atualizada da marca renovada para o público de todo o mundo. Estamos ansiosos para ver como nossas equipes de marketing e parceiros criativos desenvolverão essa proposta.

Rumo ao futuro!

Adoraríamos saber o que você achou da nossa nova identidade visual. Você pode entrar em contato com nossa equipe responsável pelo gerenciamento da marca pelo e-mail brand@kaspersky.com.

Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.