Seu anjo da guarda (gratuito!) no mundo digital

Por que você deve experimentar o novo serviço de segurança gratuito da Kaspersky Lab.

Passa muito tempo online? Todos nós, certo? Fica disponível para contato em três dispositivos ao mesmo tempo? Quem não está? Olha as manchetes mesmo antes de acordar? Não consegue nem ir ao banheiro sem seu smartphone?

Também me identifiquei. Por isso, criamos o novo Kaspersky Security Cloud especificamente para facilitar a vida de pessoas como nós.
Não, não é um antivírus – bem, inclui proteção antivírus, mas é muito mais que isso. O Kaspersky Security Cloud analisa seu comportamento e coloca uma almofada fofinha onde você poderia cair. Digitalmente falando, é claro.

É uma espécie de anjo da guarda pessoal (ou um departamento de segurança pessoal, se preferir). Para aqueles que preferem não pagar por softwares se puderem evitar, oferecemos uma versão completamente gratuita: o Kaspersky Security Cloud — Free.

O KSC Free é uma solução completamente nova; a primeira versão foi lançada em julho de 2018. Para aqueles que já conhecem os produtos da Kaspersky Lab, podemos dizer o seguinte: o Kaspersky Security Cloud — Free é nosso programa gratuito mais poderoso. Faz tudo o que o nosso célebre antivírus Kaspersky Free faz, e mais.

Antivírus grátis, aprimorado

Vamos começar com as novas funcionalidades de segurança. O Kaspersky Security Cloud — Free para Windows inclui três grandes novidades (e diversas outras menores).

  • O System Watcher realiza análises comportamentais e bloqueia até mesmo ameaças desconhecidas com base em seu comportamento. Por exemplo, se um programa tenta criptografar muitos arquivos ao mesmo tempo, é provável que seja um ransomware e não deve ter permissão para isso. O System Watcher bloqueia essa ação e reverte as alterações feitas pelo malware. O System Watcher costumava ser oferecido apenas como parte das nossas soluções premium, mas agora é um componente integral do Kaspersky Security Cloud Free.</li>
  • Prevenção Automática de Exploits é outro componente comportamental. É responsável pela proteção contra malwares que exploram vulnerabilidades em programas e plataformas populares (Java, Adobe Flash Player, Adobe Acrobat, navegadores de Internet, etc.). A maioria dos computadores possui esses programas instalados, e muitos bugs são constantemente encontrados neles. Os malfeitores e hackers usam essas vulnerabilidades para instalar e lançar malwares com a ajuda de programas especiais chamados de exploits em computadores de usuários que não mantêm seu software atualizado. A Prevenção Automática de Exploits pode detectar essas tentativas de explorar vulnerabilidades por meio do reconhecimento de padrões comportamentais comuns e bloqueá-las.
  • Anti-Blocker, como o nome já diz, protege dispositivos contra blockers Trojan, um tipo de malware que não criptografa arquivos, mas bloqueia o computador inteiro e exige resgate. Mesmo que esse malware consiga encontrar um caminho até o sistema, o Anti-Blocker vai ajudar o seu dispositivo a desviar do bloqueio e deletar o malware.

Essas três grandes novidades complementam o mecanismo antivírus confiável e as funções úteis como antiphishing, antivírus de e-mail, antivírus para web, e teclado virtual protegido que já fazem parte da nossa solução de segurança gratuita, o Kaspersky Free.

De maneira geral, em termos de proteção contra malwares, o Kaspersky Security Cloud — Free é uma versão ainda melhor que a do ano passado do nosso Kaspersky Free Antivirus, que ganhou a confiança de usuários ao redor do mundo. Mas o Kaspersky Security Cloud é muito mais que um antivírus, o que se torna óbvio mesmo quando utiliza sua versão gratuita.

O que mais oferece?

Já descrevemos o Kaspersky Security Cloud e cenários de segurança adaptáveis em outra publicação. A versão gratuita inclui menos funcionalidades do que a paga, é claro, mas ainda assim oferece uma proteção de qualidade e confiável. Graças a isso, o serviço de segurança recomenda certas funções precisamente quando você mais precisar delas.

Por exemplo, quando criar uma nova conta em uma mídia social, se a sua senha for muito simples e puder ser facilmente violada por hackers, o Kaspersky Security Cloud — Free vai mostrar um alerta e aconselhá-lo. A decisão de seguir esse aviso é sua, e pode até mesmo desabilitar essa funcionalidade completamente, mas a coisa mais importante é que você compreenda qualquer risco que decida assumir.

Outro exemplo: um serviço online que utiliza, teve vazamento de dados de contas, inclusive o seu. Nesse caso, o Kaspersky Security Cloud — Free vai alertá-lo de que precisa mudar sua senha. E outro: seu acesso torrent tem uma vulnerabilidade perigosa. Então você vai receber uma mensagem de que precisa instalar uma versão nova e corrigida do programa.

Se utilizar uma rede Wi-Fi insegura na qual seus dados possam ser interceptados, o sistema vai sugerir que habilite uma VPN para criptografar todos os dados que enviar.

E se o endereço de e-mail que usa como login do My Kaspersky aparecer em uma base de dados de contas vazadas, vai saber imediatamente.

Nos dispositivos Android, o Kaspersky Security Cloud — Free vai garantir que você não fique sem bateria inesperadamente. O serviço de segurança vai avisá-lo sobre qualquer uso excessivo de energia para que não fique sem comunicação e outras funções importantes do smartphone.

Outra funcionalidade útil para dispositivos Android é que o serviço pode analisar os programas que usa e sugerir que delete aqueles que não utiliza para economizar armazenamento no aparelho (assim como evitar que o telefone seja exposto a outros riscos).

Onde baixar o Kaspersky Security Cloud Free

Você pode fazer o download da <KSC Free Placeholder>versão grátis do Kaspersky Security Cloud</KSC Free Placeholder> em nosso site. A licença gratuita funciona em até três dispositivos, e não importa se são telefones ou tablets Android, iPhones ou computadores Windows. Atualmente não oferecemos uma versão gratuita para macOS.

Se sentir que precisa de funcionalidades da versão paga ou gostaria de proteger mais dispositivos, pode sempre obter uma licença a partir do próprio programa – que pode ser pessoal (Kaspersky Security Cloud Personal) ou familiar (Kaspersky Security Cloud Family).

Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.