Tecnologia do Bem

Reduzir desperdícios e cortar custos: como a tecnologia pode potencializar a economia circular

A tecnologia digital revolucionou a forma como a economia funciona, mas poderá nos ajudar a ser mais sustentáveis?

Compartilhar artigo

Estamos diante de uma mudança sem precedentes na sociedade. Por quê? Porque as indústrias foram longe demais. Uma coisa é certa: as soluções digitais vão desempenhar um papel importante na sustentabilidade do nosso planeta. E os princípios da economia circular têm um grande potencial para nos ajudar a ser mais sustentáveis.

Desde a revolução industrial, as empresas exploram os recursos de forma linear, extraindo matérias-primas, montando mercadorias e deixando os seus clientes com a responsabilidade de se desfazerem delas. Com os recursos não renováveis ficando mais raros e as populações maiores e mais exigentes, é tempo de uma nova abordagem. É aí que entra o princípio da economia circular: reduzir o impacto ambiental da indústria ao conceber sistemas que diminuem os resíduos e a poluição, investindo em recursos renováveis e mantendo os materiais em uso durante mais tempo — seja esse material madeira florestal ou hardwares.

É vital a adoção dos princípios da economia circular, não só para a sustentabilidade, mas também para reduzir o risco empresarial e aumentar a rentabilidade. E é a coisa certa a se fazer.

Startups apoiando a causa

Muitas empresas antenadas já estão construindo modelos empresariais sustentáveis para responder a algumas das preocupações mais importantes do nosso tempo. A Climate Edge, por exemplo, utiliza dados para ajudar os agricultores dos países em desenvolvimento a resolver questões agrícolas cruciais. A Rubicon aproveita o poder do big data para permitir maiores taxas de desvio dos aterros sanitários e encontrar formas criativas de reutilizar os resíduos. E até as empresas estabelecidas começaram a entrar a bordo: a Apple recuperou 61 milhões de libras em matérias-primas reutilizáveis de iPhones descartados, utilizando robótica de ponta. Além disso, a Nest, uma marca da Alphabet, grupo dono do Google, começou a fabricar termostatos inteligentes para medir e reduzir o consumo de energia. E essa lista segue adiante.

Como a tecnologia digital ajuda na transição

A tecnologia é frequentemente aclamada como a solução para todos os nossos problemas, mas, dependendo de como é utilizada, pode ajudar ou dificultar quando se trata de sustentabilidade. Já estamos gerando cerca de 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico por ano e o número só aumenta. E apenas 15 a 20% desses resíduos serão reciclados. Além disso, há um enorme consumo de energia necessário para manter todos os centros de dados, computadores e dispositivos móveis em funcionamento. Alguns centros de trabalho de computação têm um impacto negativo no ambiente sem sequer dar nada em troca. Só a mineração de bitcoin, por exemplo, consome tanta eletricidade como toda a República Tcheca, um país de quase 11 milhões de pessoas. Além disso, uma grande parte do consumo provém de malware de criptojacking ilegítimo.

Nos negócios legítimos, as coisas mudam rapidamente. De acordo com a HPE Financial Services, quase metade das empresas do mundo são legalmente obrigadas a informar sobre o seu impacto ambiental. A sustentabilidade também se tornou uma proposta de valor à medida que os consumidores se preocupam mais com o meio ambiente. E há também muitos benefícios comerciais com a adoção do modelo de economia circular, tais como custos reduzidos e maior criação de valor. Estas necessidades e benefícios combinados levaram mais de dois terços das organizações a incorporar a sustentabilidade ambiental às suas estratégias de TI.

Quais tecnologias utilizar na economia circular?

O principal é a utilização do big data e inteligência artificial (IA) combinados para aumentar a eficiência, eliminando assim processos manuais incômodos. Por exemplo, os sensores inteligentes podem etiquetar e rastrear bens para revelar potenciais problemas e, ao fazê-lo, prolongar os seus ciclos de vida. Na construção, fabricação e logística, a informação geoespacial permite às empresas rastrear o fluxo de materiais. Em todas as indústrias, uma gestão mais eficiente e habilitada por IA de big data pode identificar funis de desempenho e prever padrões de consumo de energia para aumentar a eficiência.

Vivemos numa economia solidária, impulsionada por novos modelos de negócio que são alimentados por novas tecnologias. Por exemplo, a computação em nuvem utiliza tecnologia de virtualização nos principais centros de dados para maximizar o uso dos recursos de hardware disponíveis compartilhados entre vários usuários. Isso é muito mais eficiente do que fornecer uma sala de servidores interna ou ter uma estação de trabalho para cada usuário final, quando tudo o que esse usuário precisa é executar algumas simples aplicações de escritório.

A convergência da sustentabilidade e a Internet das coisas

Num ambiente constantemente conectado, manter um registro do fluxo das cadeias de suprimentos e de cada produto pode parecer uma tarefa impossível. À medida em que o número de dispositivos de curta duração aumenta, muitas vezes parece que a nossa infraestrutura tecnológica vai ultrapassar a nossa capacidade de geri-la. Ao mesmo tempo, inovações que permitam uma melhor troca de informação podem ajudar-nos a controlar e melhorar a tecnologia que utilizamos. Por exemplo, os sensores ligados à Internet podem acompanhar a localização, o estado e a disponibilidade de produtos numa cadeia de abastecimento. A troca direta de informação por meio de canais seguros e descentralizados, como o blockchain, pode manter essas comunicações mais seguras. E juntas, estas inovações podem otimizar recursos, prolongar ciclos de vida e ajudar a regenerar recursos naturais.


Utilizar big data para impulsionar a tomada de decisões sustentáveis

A tecnologia, em todas as suas formas, desempenha um papel fundamental na redução do nosso impacto sobre o ambiente e na redução das despesas gerais das empresas. Não é à toa: essa mudança para modelos de negócio mais sustentáveis é impulsionada por uma tomada de decisão mais inteligente, fortalecida pela capacidade de interpretar o big data.

Os próprios dados podem ajudar a alimentar a sensibilização, a educação sobre o tema e a quebrar os mitos que ainda assolam muitas empresas. Com a quantidade de dados no mundo agora medida em zettabytes (270 bytes), temos inúmeras oportunidades para melhorar a eficiência em muitos sistemas e processos — desde infraestruturas críticas até o varejo online. Mas, dada a dimensão dos conjuntos de dados atuais, essas oportunidades só podem ser concretizadas por meio da utilização de inteligência artificial (IA).

Avançar para uma economia orientada para os serviços

A subutilização dos recursos de TI é uma das razões mais comuns pelas quais as empresas gastam mais do que o necessário. Porém, as coisas podem mudar rapidamente à medida que vamos em direção a uma economia mais orientada para os serviços. Com os fornecedores de serviços em nuvem oferecendo acesso ao invés de propriedade, as empresas pagam apenas pelo desempenho, em vez de reinventarem constantemente a roda, investindo e mantendo as suas próprias infraestruturas de hardware.

A tecnologia também ajuda a apoiar a desmaterialização, reduzindo a nossa dependência de recursos físicos. Por exemplo, varejistas que vendem livros eletrônicos diretamente aos consumidores ou conteúdo audiovisual digital entregue online e não por meio físico.

A economia circular e a sua infraestrutura de TI

Quer mais boas notícias? Se você for adquirir equipamentos de IT para a sua empresa, o modelo de economia circular pode te ajudar a economizar um bom dinheiro. Ao pensar o ciclo de vida completo do hardware utilizando o planejamento do ciclo de vida dos ativos – e evitando a tentação de comprar sempre mais tecnologia quando surge um modelo ou dispositivo novo – você vai poder se sentir não só virtuoso em poupar o ambiente, como também por poupar valores significativos. Dependendo dos acordos com o seu fornecedor, você poderá ser capaz de transacionar e comercializar hardware, ou então trabalhar com um parceiro de reciclagem de confiança que possa dispor de hardware que cumpra os regulamentos, particularmente para remover dados de dispositivos.

A convergência da transformação digital com a economia circular proporciona muitos benefícios, tanto financeiros como ambientais. E com quase metade das empresas sendo legalmente obrigadas a comunicar o seu impacto ambiental, essa é também uma importante questão de conformidade. Numa época em que o ambiente é uma grande preocupação, a economia circular tem tudo para mostrar seu valor, de novo e de novo.

Proteja a sua empresa

Mantenha sua empresa segura, agora e futuramente, com a segurança que a Kaspersky oferece

Sobre os autores

Produced by the editorial team for Secure Futures by Kaspersky magazine