Mantenha controle com a opção Atividade fora do Facebook

Facebook permite que você gerencie os dados que são enviados por sites e aplicativos terceiros vinculados a sua conta. Veja como.

Que o Facebook coleta dados sobre você não é nenhuma surpresa. Além disso, a empresa usa informações de vários sites e aplicativos para compilar seus dossiês pessoais. E embora a decisão de postar (ou não) algo no Facebook seja sua, os serviços de terceiros geralmente não informam quais dados eles coletam e para quem eles enviam.

Atividade fora do Facebook

Não muito tempo atrás, o Facebook começou a oferecer aos usuários a possibilidade de visualizar e gerenciar informações coletadas por terceiros. Você encontrará essa opção, Atividade fora do Facebook, nas configurações de privacidade do Facebook:

  • Clique ou toque no ícone de triângulo (versão Web) ou menu (aplicativo para dispositivos móveis) no canto superior direito da tela;
  • Clique em Configurações e privacidade;
  • Abra Configurações;
  • Selecione Suas informações no Facebook ;
  • Clique em Atividade fora do Facebook.

Embora você não possa proibir a coleta de dados, você pode explorar a opção de Atividade fora do Facebook para descobrir quem está divulgando o que sobre você na rede social e desvincular seu perfil dessas informações. Já é alguma coisa, não é?!

Quem relata suas atividades ao Facebook

Sites e aplicativos empregam várias ferramentas de mídia social, desde o botão “Entrar com o Facebook” a ferramentas analíticas, para compartilhar informações com o Facebook.

Você encontrará alguns desses provedores ali mesmo, na página Atividade fora do Facebook . Para abrir a lista completa, clique ou toque em Gerenciar sua atividade fora do Facebook . Neste ponto, você terá que inserir sua senha.

A enorme lista de sites e aplicativos que coleta seus dados pode surpreendê-lo: os parceiros do Facebook incluem portais de notícias, aplicativos bancários e muitos mais. Você pode encontrar um site listado que nem se lembra de ter visitado, porque é apenas um resultado de pesquisa em que você clicou acidentalmente.

Quais dados os sites e aplicativos enviam para o Facebook?

A atividade fora do Facebook consiste principalmente em informações sobre suas interações com outros serviços. Por exemplo, um site de mídia pode informar à rede social que você leu as notícias mais recentes, e uma loja online pode relatar que você visualizou ou comprou um produto.

As configurações do Facebook mostram apenas o número de ações que um determinado recurso compartilhou, mas você pode baixar um arquivo com os detalhes:

  • Vá para Configurações → Suas informações do Facebook → Atividade fora do Facebook → Gerenciar sua atividade fora do Facebook ;
  • Na página que lista os aplicativos e sites que enviam informações sobre sua atividade para o Facebook, selecione Baixar suas informações . (No aplicativo móvel, toque no ícone no canto superior direito da tela primeiro);
  • Se necessário, selecione quais dados e por qual período baixar. Por padrão, o Facebook cria um arquivo de todas as informações relacionadas a você, incluindo suas postagens, atividades na rede social e muito mais. Lembre-se que o único interesse é o dado do terceiro, desmarque todas as caixas, exceto para Anúncios e Empresas;
  • Clique em Criar arquivo.

A criação do arquivo pode levar de alguns minutos a vários dias. Uma simples solicitação de informações de atividades fora do Facebook provavelmente será bem rápida.

O Facebook aponta que na verdade recebe mais dados do que você vê. No entanto, as informações podem ser esclarecedoras. Além disso, você pode registrar uma reclamação contra qualquer serviço que esteja enviando dados confidenciais ao Facebook:

  • Vá para Configurações → Suas informações do Facebook → Atividade fora do Facebook → Gerenciar sua atividade fora do Facebook;
  • Na lista de sites e aplicativos, clique ou toque no nome do serviço;
  • Clique ou toque em Dar feedback sobre esta atividade;
  • Selecione o motivo da reclamação.

Como excluir dados de sua conta

O Facebook permite que você limpe seu perfil de dados já coletados sobre você. Para evitar que atividades anteriores influenciem os anúncios que você vê, vá até Configurações → Suas informações do Facebook → Atividade fora do Facebook e clique ou toque em Limpar histórico .

Como evitar que sites enviem dados ao Facebook

Você não pode forçar o Facebook e os serviços de terceiros a cortar totalmente as comunicações; sites e aplicativos sempre enviarão algumas informações sobre você às redes sociais. Alguns sites foram pegos transmitindo muitos dados pessoais e, como resultado, mudaram suas abordagens, mas isso não tem nada a ver com as configurações do Facebook.

Para proteger seus dados, configure a rede social para não vincular informações sobre sua atividade em serviços de terceiros ao seu perfil ou usá-la para exibir anúncios personalizados. Você pode fazer isso para sites e aplicativos individualmente ou todos de uma vez.

Para fazer o Facebook parar de adicionar dados de um determinado site ao seu dossiê sobre você:

  • Vá para Configurações → Suas informações do Facebook → Atividade fora do Facebook → Gerenciar sua atividade fora do Facebook;
  • Clique ou toque no nome do site na lista e, na janela que se abre, selecione Desativar atividades futuras de [nome do site];
  • Clique ou toque no botão Desativar .

Em dois dias, o Facebook irá parar de exibir anúncios com base nas informações desse recurso. A partir daqui, você não será capaz de usar o botão “Entrar com o Facebook” neste site (a menos que você altere a configuração novamente).

Você também pode proibir todo o envio de dados por sites e aplicativos – apenas esteja preparado para ser desconectado imediatamente de todos os serviços nos quais você se conectou com o Facebook.

Para impedir que o Facebook segmente anúncios com base nos sites e aplicativos que você usa:

  • Na página Gerenciar sua atividade fora do Facebook com a lista de serviços que compartilharam informações sobre você com o Facebook, clique ou toque em Gerenciar atividade futura . Na versão Web, este item fica à direita da tela; no aplicativo para dispositivos móveis, está disponível no menu de três pontos;
  • Clique ou toque em Gerenciar atividades futuras;
  • Desative a Atividade futura fora do Facebook;
  • Clique ou toque em Desativar.

Tudo pronto! Agora a rede social não vai mais inundar seu feed com anúncios de sapatos só porque você comprou recentemente um par de tênis.

A seguir, se ainda não o fez, configure a segurança e privacidade da sua conta do Facebook, bem como as notificações. E se você está pensando em se despedir de toda a rede social, confira nosso post detalhando como excluir sua conta do Facebook corretamente sem perder seus valiosos dados e fotos.

Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.