Kaspersky Lab: a escolha de segurança de TI
da Ferrari

"Para proteger a nossa propriedade intelectual sigilosa, precisamos de um parceiro tecnológico forte com uma solução de
segurança de TI completa e de ponta. A Kaspersky Lab oferece exatamente o que precisamos."

Vittorio Boero, CIO da Ferrari S.p.A

FALE CONOSCO

Dois nomes sinônimos de sucesso administrativo

Quando você é uma das maiores marcas do mundo e a segurança das pessoas depende da precisão e disponibilidade dos seus dados, você não pode correr riscos. É por isso que a Ferrari escolheu a Kaspersky Lab para cuidar de sua segurança de TI.

Desde seu emblemático complexo industrial em Maranello até a bandeira axadrezada, os sistemas da Ferrari estão protegidos pela maior especialista em proteção de endpoints do mundo, a Kaspersky Lab.

Como toda grande parceria, esta se baseia em valores e visão compartilhados: paixão, inovação, tecnologia de ponta e um desejo constante de ter sucesso estão no centro de tudo o que ambas as marcas fazem.

"Embora trabalhemos em setores muito diferentes, a Kaspersky Lab e a Ferrari têm valores comuns que nos unem", afirmou Eugene Kaspersky, Presidente e CEO da Kaspersky Lab. "As duas empresas sonham alto e nunca param de avançar."

Ser ágil é uma necessidade

Com os volumes globais de ataques por malware e ataques direcionados aumentando exponencialmente, a Ferrari estava procurando um parceiro de segurança de TI que não apenas acompanhasse as ameaças mais recentes, como também tivesse a experiência para se manter à frente delas.

Desempenho também era elemento-chave: como seria de se esperar de uma inovadora em alta octanagem como a Ferrari. A Ferrari opera uma das mais sofisticadas linhas de produção do mundo, onde altos níveis de automação são combinados a técnicas de precisão, dados de teste e mais de 2.000 funcionários para formar uma infraestrutura complexa e de alto valor com requisitos de segurança exclusivos. A parceira de segurança escolhida pela empresa teria de ser capaz de integrar-se a esse ecossistema para fornecer proteção de ponta sem causar impacto no desempenho do sistema.

"Para proteger a nossa propriedade intelectual sigilosa, precisamos de um parceiro tecnológico forte com uma solução de segurança de TI completa e de ponta", afirma Vittorio Boero, Chief Information Officer da Ferrari. "Já sofremos algumas invasões bem-sucedidas no passado, então você pode imaginar como ter uma solução confiável é importante para nossas operações diárias."

Kaspersky Lab: do qualificador mais rápido a pole position

A Ferrari tomou uma decisão estratégica de impor medidas de segurança de TI mais rigorosas para proteger os seus processos de produção e garantir a segurança do piloto. Além disso, eles precisavam de uma solução capaz de combinar gerenciamento fácil com total controle de sistemas complexos, mantendo um controle dos custos operacionais associados à implementação e utilização de software novo.

Como seria de se esperar de uma organização com um histórico como o da Ferrari, inúmeros fornecedores passaram por testes antes de eles tomarem uma decisão. "Analisamos o que estava disponível no mercado, realizando uma profunda investigação de outras soluções para ver se elas forneciam segurança e desempenho de qualidade superior ao que tínhamos no momento, não apenas na Gestione Industriale (o complexo industrial da Ferrari), mas também no nosso negócio de Fórmula 1, a Gestione Sportiva”, declarou Boero.

"O que inicialmente mais impressionou a Ferrari sobre nossa tecnologia foi o índice de detecção de malware", afirmou Eugene Kaspersky. "Eles testaram nosso software em algumas de suas máquinas e ficaram impressionados com o que dissemos sobre o que faltava em seus produtos. Isso fez a Ferrari querer aprofundar a conversa."

Foram realizados mais de seis meses de testes rigorosos e estabelecimento de parâmetros comparativos. A equipe principal de desenvolvedores e engenheiros especializados da Kaspersky Lab trabalhou para superar desafios de desempenho e latência, enquanto trabalhava para encontrar uma solução que se integrasse perfeitamente à infraestrutura altamente complexa da Ferrari.

O conhecimento técnico da equipe da Kaspersky Lab foi um fator significativo para a decisão da Ferrari. "Nossas equipes colaboraram muito bem", afirmou Eugene Kaspersky. "Criamos relacionamentos com todos os diferentes aspectos da empresa, das equipes de suporte aos desenvolvedores. Conseguimos personalizar e desenvolver alguns de nossos recursos exclusivos para trabalhar como a Ferrari precisava - e isso os impressionou."

Parceria de sucesso

Em abril de 2013, a Ferrari anunciou que a tecnologia de segurança de TI da Kaspersky Lab seria instalada em mais de 2.500 endpoints na empresa até o final do ano. As implementações adicionais serão feitas em 2014, com o objetivo de cobrir os dispositivos móveis e, eventualmente, os servidores de infraestrutura.

Essa decisão comercial marca uma evolução em um relacionamento que começou em 2010, quando a Kaspersky Lab tornou-se patrocinadora da equipe de F1 da Ferrari. Ambos os parceiros estão agora olhando para um futuro de colaboração compartilhada.

"Esperamos desenvolver ainda mais a nossa parceria no campo tecnológico e espero que esses cinco anos tenham sido apenas o primeiro estágio", afirmou Boero, CIO da Ferrari. Aldo Del Bo’, Gerente-geral da Kaspersky Lab na Itália e no Mediterrâneo, afirma que a parceria reflete o início de novos desenvolvimentos e oportunidades para a próxima geração de produtos, uma vez que tecnologias inteligentes tornam-se mais difundidas nos veículos de alta tecnologia.

Mas, o mais importante, afirma Del Bo’: "A Ferrari é uma das marcas mais valiosas do mundo. E a Kaspersky Lab a protege. Você só pode começar a imaginar como essa parceria irá evoluir à medida que começarmos a inovar e combinar nossas tecnologias e valores com os da Ferrari."