10 Sintomas de Contaminação por Malware

Mesmo seguindo as regras fundamentais de segurança de sistemas, como atualizar constantemente o sistema operacional, fugir de spams, nunca clicar em links maliciosos e usar um (bom) antivirus, pode acontecer que seu sistema seja atingido por malwares. Mas como você perceberá? Os dez sintomas a seguir podem indicar que seu sistema está infectado.

Mesmo seguindo as regras fundamentais de segurança de sistemas, como atualizar constantemente o sistema operacional, fugir de spams, nunca clicar em links maliciosos e usar um (bom) antivirus, pode acontecer que seu sistema seja atingido por malwares. Mas como você perceberá? Os dez sintomas a seguir podem indicar que seu sistema está infectado.

infection

1. Falhas inesperadas: Se você já passou por isso, provavelmente aprendeu da maneira mais difícil que se o sistema frequentemente falha ou muda para a maldita tela azul é sinal de que há algo muito errado. Se está passando por isso, analise imediatamente o sistema em busca de infecções.

2. Sistema lento: Se você não estiver executando aplicações pesadas e mesmo assim seu computador estiver lento, pode ser sintoma de que foi contaminado por um vírus. ​​

3. Excesso de atividade do disco rígido: Se você notar uma grande de atividade do disco rígido, mesmo quando o computador está ocioso, é sinal de alerta.

4. Janelas estranhas: Se janelas estranhas aparecem durante o processo de inicialização, especialmente com avisos da possibilidade de perda de diferentes drives, alguma coisa está errada.

5. Mensagens alarmantes: Se caixas de diálogo com alertas preocupantes de que seus programas ou arquivos não serão abertos surgirem, também é um mau sinal.

6. Atividades incomuns dos programas: Se seus programas desapareceram, funcionam mal, se iniciam sozinhos, ou enviam notificações de que tentam acessar a Internet sem seu comando, é sinal grave de que você é vítima de malware.

7. Atividade aleatória da rede: Se seu roteador está constantemente piscando, indicando um alto nível de atividade da rede enquanto você não está acessando grandes quantidades de dados de Internet, algo pode estar errado.

8. Email errático: Se seus e-mails não são enviados, ou seus contatos dizem estar recebendo e-mails estranhos que você não enviou, este é um forte indício de que o seu sistema foi comprometido (ou de que a sua senha de e-mail foi roubada).

9. Endereço IP na lista de bloqueio: Se receber uma notificação de que seu endereço de IP foi colocado na lista de bloqueio, considere como um sinal de seu PC não está em boas mãos. Há grandes chances de que seu sistema esteja comprometido e sendo usado como um zumbi em uma botnet (rede de micros contaminados) de spam.

10. Desativação de antivírus inesperada: Muitos programas de malware são projetados para desabilitar os antivírus. Caso seu sistema de proteção de repente deixar de funcionar, pode ser sinal de um problema muito maior.

 

A maneira mais segura de saber se o seu sistema está infectado é realizando uma verificação do sistema com uma suíte antivírus. Se você não tem uma, ou acha que o seu pode estar comprometido, baixe o Kaspersky Free  gratuitamente e cheque seu sistema.

Hackeando Humanos

Adicione bombas de insulina e marca-passos à lista cada vez maior de aparelhos parecidos com computadores, que contêm bugs e são vulneráveis a invasões. Isso mesmo, aquela coisa de metal

Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.