123 Importados: como reconhecer ofertas enganosas no e-commerce

Bloqueada pela Kaspersky desde março, especialistas da empresa explicam o que os levou a classificar a loja como fraudulenta.

Semanas atrás, muitos consumidores foram surpreendidos com a prisão dos proprietários da loja online 123 Importados, que oferecia produtos por um preço bem abaixo do mercado. Segundo a Polícia Civil, o esquema afetou cerca de 10 mil pessoas em todo o País e causou prejuízo estimado de pelo menos R$ 10 milhões.

Como parte de seu monitoramento do cenário local de ameaças na web, verificamos regularmente sites enganosos que parecem oficiais, mas não são. Desde março, quando o 123 Importados foi identificado como fraudulento, bloqueamos o acesso de nossos usuários à página da loja. De acordo com site Vírus Total, nossos produtos foram os únicos a reconhecer o site como uma ameaça.

“Ser proativo em cibersegurança inclui proteger os nossos clientes contra fraudes online, mesmo antes que a ameaça se torne notícia. A atividade suspeita relacionada a este site levantou o sinal vermelho sobre as suas práticas do negócio”, explica Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky no Brasil.

“Depois de identificar o site como uma farsa e ativar o seu bloqueio em nossos produtos, os proprietários da loja começaram a nos ameaçar com processo jurídico. Isso não é novidade, pois os fraudadores costumam recorrer a essas táticas para intimidar as empresas de segurança. Não recuamos, pois nossa experiência e a análise investigativa provaram que estávamos certos ao tomar essas medidas para proteger os nossos clientes”, completa.

De acordo com Assolini, estes foram os indícios que nos levaram a a categorizar o site 123 Importados como ameaça aos usuários. Fique atento a estes sinais para evitar ser vítima de golpes similares:

  • Observe as opções de pagamento: as compras do site 123 Importados só poderiam ser pagas via boleto bancário. Ainda que alguns usuários acreditem que este seja um recurso mais seguro, Assolini explica que é justamente oposto. Ao contrário dos cartões de crédito, os boletos não permitem o rastreamento do dinheiro e, consequentemente, o estorno em caso de fraude. Por isso, uma dica é que, sempre que possível, opte pelo pagamento via cartão de crédito.
  • Consulte o CNPJ: nos sites das Juntas Comerciais dos estados, é possível consultar informações relevantes sobre as lojas virtuais. No caso da 123 Importados, nossos especialistas identificaram uma inconsistência no capital social declarado no CNPJ. “A empresa declarava capital social de R$ 1 mil. O valor era totalmente incompatível com os produtos comercializados. Isso tornava ainda mais evidente a má intenção”, explica Assolini.
  • Fique de olho na reputação da loja: plataformas online para reclamação de consumidores, como Reclame Aqui ou Consumidor.gov, são uma boa referência para verificar a reputação de um e-commerce. Além deles, o Procon mantém uma lista de sites a serem evitados. Nossos produtos bloqueiam os sites desta lista desde 2015.

Assolini acrescenta que, para disfarçar o golpe, os criminosos veiculavam publicidades massivas na televisão. Eles também enviavam produtos de forma aleatória para alguns clientes e faziam uma grande propaganda das entregas realizadas. “Os criminosos adquiriam esses produtos em lojas verdadeiras e repassavam aos clientes como se fossem seus. O problema é que o valor da nota fiscal não era o mesmo que o divulgado nas lojas, o que aumentou ainda mais o sinal de alerta”, explica.

Assolini destaca que, desde o início das apurações, vínhamos compartilhando todas essas informações com as autoridades, de forma a contribuir com as investigações.

Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.