As seis piores ideias de senha

Criar uma boa senha nunca foi tão importante, e, com várias contas confidenciais (e-mail, cartões de crédito, documentos compartilhados) que temos on-line atualmente, simplesmente não há desculpas para usar senhas

Criar uma boa senha nunca foi tão importante, e, com várias contas confidenciais (e-mail, cartões de crédito, documentos compartilhados) que temos on-line atualmente, simplesmente não há desculpas para usar senhas ruins. Você deve sempre criar uma senha fácil de lembrar, mas que seja difícil para um estranho adivinhar. Isso pode parecer uma contradição, mas não é tão difícil quanto parece.

Mesmo assim, algumas pessoas não se deram conta disso ainda. Na sequência, uma lista das seis piores ideias para criar senhas.

  1. Simples, sucessiva: deve ser fácil para você lembrar “123456” ou “qwerty”, mas adivinhe: qualquer um que já tenha visto um teclado acessará seu e-mail em aproximadamente 30 segundos. Criar sua senha igual ou relacionada ao seu logon é também um erro sério. Lembre-se, quando o assunto é criar senhas, a simplicidade é algo ruim, e a complexidade é sua amiga.
  2. O nome de alguém que você ama: você pode amar a sua mãe incondicionalmente, mas usar o nome dela como chave para todas as suas coisas preciosas facilita a vida de um invasor. Não é bom usar o nome do seu sobrinho favorito ou o nome do seu cachorro, especialmente quando essas informações podem ser encontradas na página do Facebook.
  3. Sendo engraçadinho: sim, a meta de uma senha é manter as pessoas fora. Mas usar esse tema como a sua senha, por exemplo, “senha”, “saia”, “entre”, “afaste-se”, terá exatamente o resultado oposto daquele que você está buscando.
  4. Palavras legais: algumas palavras são legais e fáceis de lembrar. Isso também significa que elas estão não só na ponta da sua língua, mas também na ponta da língua dos hackers. Jamais utilize palavras como “dragão”, “mustang” e “ninja”.
  5. Esportes!: todo mundo gosta de esportes, não? Bem, os hackers também. Se você tiver vontade de escolher seu esporte favorito como sua senha, esqueça. Palavras como “futebol”, “beisebol” ou “vôlei” não valem o número de pixels necessário para criá-las.
  6. Correções simples: escolher palavras simples que representem pouco desafio para adivinhar não funcionará também. Só porque você adicionou um número ou um ponto de exclamação – “senh@” “beiseboL”, “mãe!” – para decorar facilmente a senha não significa que suas contas estão seguras. Elas não estão. É importante misturar letras minúsculas, maiúsculas, números e caracteres especiais na sua senha, mas que não sejam previsíveis.

O que você pode fazer: desenvolva senhas complexas com uma mistura de letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais e certifique-se de usar uma senha diferente para cada site. De acordo com Dmitri Bestujev, pesquisador do Kaspersky Lab: “Lembre-se, você não pode impedir que seu provedor de serviços seja invadido, mas pode evitar um desastre maior sem que todas as suas contas fiquem comprometidas de uma vez porque você usou a mesma senha”.

Se você tiver problema para se lembrar ou para criar senhas fortes e complexas, experimente o Kaspersky Password Manager, que pode gerenciar isso para você e armazená-las em um estado criptograficamente protegido.

 

Dicas