Bloqueio da WordPress

A WordPress tornou-se uma das plataformas da Web mais populares, tanto para sites pessoais como profissionais, pois é fácil de usar e, ainda assim, muito flexível. Porém, sua popularidade a

A WordPress tornou-se uma das plataformas da Web mais populares, tanto para sites pessoais como profissionais, pois é fácil de usar e, ainda assim, muito flexível. Porém, sua popularidade a torna alvo de ataques. Assim, se você gerencia a sua própria página ou a página da sua empresa, siga estas dicas simples para manter a sua página da WordPress protegida.

  1. Proteja o seu lado da equação. Não faz diferença qual segurança existe dentro da WordPress se o seu sistema está ou foi exposto a malware. Verifique sempre se o seu sistema operacional e o software que você executa estão atualizados com as versões mais recentes. Faça o mesmo para o navegador. Esse procedimento pode parecer um tormento, mas ele dá acesso às mais recentes atualizações de segurança que corrigem vulnerabilidades expostas anteriormente, que são exploradas pelos atacantes. Certifique-se também de ter um antivírus robusto e que seja usado regularmente para verificar o seu computador contra programas mal-intencionados.
  2. Proteja a WordPress. Verifique sempre se está executando a versão mais atual da plataforma, com as correções da WordPress e se todos os seus plug-ins estão atualizados. Exclua qualquer plug-in que não esteja em uso, lembrando que sua simples desativação não remove os códigos do servidor, que podem ser usados pelos atacantes para explorar o seu site.
  3. Elimine vulnerabilidades de servidor e de rede. Verifique se o seu host da Web está protegido e com boa reputação e cheque sempre se a sua rede está protegida, seja ela uma rede de escritório ou doméstica. Não trabalhe com o seu site da WP em uma conexão de WiFi desprotegida, como as de cafés e aeroportos, que são uma mina de ouro para os ataques.
  4. Minimize o uso do ‘Admin’. Como a conta de login do admin para a WordPress é a chave para acessar todas as partes do seu site, ela é a joia da coroa para os ataques contra a plataforma. Se o seu sistema ou navegador forem infectados por detectores de senha, o acesso rotineiro à sua página usando a conta Admin poderá ter uma consequência dramática. Use o Admin apenas para executar funções administrativas, criando uma conta de editor separada, da qual você possa postar novo conteúdo.
  5. Crie senhas fortes. As páginas de login são as portas de entrada para os sites da Web, e ter uma senha fraca é como viver em uma vizinhança ruim e nunca trancar a porta quando sair. Crie senhas fortes — embaralhe letras e insira números e símbolos não numéricos, e nunca use palavras que possam ser encontradas no dicionário — e mude-as com frequência.
Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.