Como comprar on-line com segurança

Os dias de compras no varejo durante a época de festas abriram caminho para a era doe-commerce: especialistas preveem que mais compras serão feitas on-line do que em lojas físicas

Os dias de compras no varejo durante a época de festas abriram caminho para a era doe-commerce: especialistas preveem que mais compras serão feitas on-line do que em lojas físicas em algum momento nesta década, e espera-se que receitas com compras on-line aumentem em quase 17% nesta temporada, de acordo com os dados do eMarketer. O perigo que está por trás dessa realidade é que, como o nosso dinheiro circula cada vez mais pela Internet, os ladrões também passaram a ser on-line. Portanto, conforme aumentamos o ritmo na maior época de compras do ano, é mais importante do que nunca saber como comprar on-line com segurança.

Há essencialmente dois elementos principais para saber como comprar on-line com segurança. O primeiro é poder confiar na segurança de um varejista.

Você provavelmente pesquisará no Google o nome do brinquedo que deseja comprar, mas não vá clicando logo nos sites nas posições mais altas nos resultados das pesquisas. Eles podem ser endereços comprometidos ou maliciosos alimentados por técnicas de envenenamento de SEO. Para sua segurança, tenha certeza de que reconhece e confia no nome do site antes de visitá-lo.

Quando tiver colocado as mercadorias no seu carrinho de compras virtual, certifique-se de que a página do caixa e do pagamento seja segura. Você saberá se ela é ou não caso a URL da página comece com HTTPS em vez do HTTP comum; um ícone de cadeado também aparecerá normalmente ao lado da URL, e a barra de endereços em alguns navegadores, como o Chrome, ficará verde. Se você não vir isso, não continue. Além disso, você deverá ter a confiança de que nenhum varejista alguma vez solicitará seu número de seguro social (SSN) ou seu CPF (obviamente, eles solicitarão informações de cartão de crédito, mas de forma alguma eles precisarão do número de seus documentos).

Kaspersky Internet Security contém um recurso inteligente chamado Safe Money, que verifica a segurança da URL que você está visitando e também possui a capacidade de abrir qualquer site em um contêiner.

Se você confia no seu varejista, o segundo cuidado garantirá que seu PC fique protegido. Primeiro, certifique-se de que todos os seus softwares estão atualizados – atualize o sistema operacional e os vários aplicativos (os invasores exploram brechas em programas amplamente usados para conseguir acesso) e tenha sempre um sistema de proteção antivírus premium e atualizado para o seu computador. Isso impedirá ataques de rotina conforme você navega pela Web em busca do presente perfeito.

Certifique-se também de estar em uma rede segura – conectar-se à rede Wi-Fi pública da padaria local torna bem mais fácil para os invasores acessarem suas atividades on-line. Isso não precisaria ser dito, mas faça suas compras on-line no seu próprio computador – você não deve confiar na segurança do sistema de mais ninguém. Crie senhas complexas quando solicitado a fazer isso e não se esqueça de se desconectar do site quando terminar de fazer compras nele.

E mesmo que todas as precauções possíveis forem tomadas, você não saberá que algo está incorreto até ver o extrato de sua conta bancária ou do cartão de crédito. Portanto, se ainda estiver recebendo demonstrativos em papel, não espere até eles chegarem via correio. Acesse seu bankline para ver se todos os débitos parecem legítimos – caso contrário, contate seu banco ou a operadora do cartão de crédito imediatamente para corrigir a situação.

Conclusão: as compras on-line podem ser seguras e fáceis se você seguir essas instruções para proteger sua máquina e avaliar os varejistas com os quais faz negócios.

 

Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.