Como Evitar Armadilhas em Termos de Serviço

Se você se sente incômodo quando um aplicativo ou website te faz aceitar Termos de Serviço (ToS), como se estivesse entrando em um acordo legal, pense nisso: Termos de Serviço,

Se você se sente incômodo quando um aplicativo ou website te faz aceitar Termos de Serviço (ToS), como se estivesse entrando em um acordo legal, pense nisso: Termos de Serviço, especialmente em sites gratuitos, não existem para proteger os usuários, menos ainda para evitar legalmente que a companhia colete e venda informação de usuários para terceiros.

termsofservicel_title

No caso de Websites isso significa que estão interessados em coletar, armazenar e possivelmente vender sua informação pessoal para serviços de publicidade que a usarão para anunciar produtos em que você possivelmente esteja interessado.

 

Por exemplo Facebook, os Termos de Serviço desta plataforma autorizam a coletar informação sobre simplesmente qualquer coisa que você faça nesta rede ou em qualquer outro lugar da Internet, como resultado que todas as publicidades que vê em Facebook se resumirão (no caso de que você seja mulher) surpreendentemente a anúncios de joalherias caras, propostas de presente de casamento, flores e etc.

 

Isto mostra a inconsequência dos provedores, que estão interessados penas em se beneficiar financeiramente de sua informação, não serão responsáveis se a mesma for roubada e ainda podem descontinuar o serviço a qualquer momento.

Google é um exemplo claro de tudo isso, seus termos de serviço autorizam o provedor a coletar informação para supostamente otimizar os serviços de busca, mas na realidade isto é o que menos interessa, o obejtivo real é usar a informação para te bombardear com publicidade direcionada. Além de não se responsabilizar por sua informação caso ela seja roubada e não sofrer penalidades quando interrompe os serviços sem aviso prévio como o que aconteceu quando a companhia dizimou a concorrência do Mercado de RSS com o agora descontinuado Google Reader, causando pânico em seus usuários.

O que os usuários preocupados com privacidade devem fazer?

  1. Serviços Pagos. Para evitar ser alvo de publicidade direcionada nos vários serviços web que usa, experimente  os não gratuitos, que provavelmente não se mantenham com lucros de  publicidade e não venderão sua informação pessoal para agências do governo  (por exemplo durante  investigações). Além disso, serviços pagos oferecem mais seguranaça a seus usuários e têm menos chances de simplesmente desaparecer.
  2. Conheça seus Wraps. Pagos ou gratuitos, muitos sites usam termos de serviço claros, pelo menos no momento de explicar que você está concordando (estes são clickwraps), enquanto outros se aproveitam da teoria legal de que se você navega em qualquer parte de seus websites está consentindo termos e condições do serviço (estes são brwose wraps). De todas as maneiras, certifique-se de ler os termos de serviço, o melhor que possa, ainda que sejam absurdamente largos (como os de PayPal e iTunes).
  3. Resumos: Tente usar serviços que oferecem resumos claros e consisos de sua políticas. Se precisar de ajuda para saber quais sites  possuem termos de  services confiáveis, você  pode procurar diferentes qualificações de ToS que existem por aí, como  Terms of Service: Didn’t Read e Terms of Service & Privacy Policies in plain English (em inglês).
  4. Precisão e Cuidado. Facebook é um exemplo de site que permite que seus usuários variem, até certo ponto, os tipos e a profundidade da informação que dividem com terceiros da área de  publicidade. No caso de sites que façam isso leia cuidadosamente e faça ajustes precisos. Se todas as opções  parecerem abusivas, considere descontinuar  o uso destes serviços.

É hora de criar Termos de Serviço que de verdade te favoreçam! Participe de nosso concurso enviando seu próprio “Termos de Serviço” para o Kaspersky Daily. Seja breve, e o mais importante, criativo e engraçado! O post mais divertido será premiado com um Kindle Fire HD! Envie sua participação nos comentários desta nota até 15 de Junho o vencedor será divulgado dia 30 de junho.

Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.