Como solucionar os problemas da atualização da base de dados

  De vez em quando pode acontecer que o seu produto da Kaspersky Lab mostre repentinamente uma notificação informando que a base de dados que está ficando obsoleta. Você atualiza

 

De vez em quando pode acontecer que o seu produto da Kaspersky Lab mostre repentinamente uma notificação informando que a base de dados que está ficando obsoleta. Você atualiza o produto, mas o indicador de proteção não muda. Por que acontece isso e como você pode resolver o problema?

Há várias dicas que ajudarão você a resolver o problema sozinho, inclusive mais rápido do que o suporte técnico. Aqui apresentamos soluções mais eficazes:

Verifique a data do seu sistema

Em primeiro lugar, o produto poderia estar reagindo a uma data errada do sistema. Este tipo de problemas pode surgir quando a data do sistema está mais avançada do que o calendário. O fato de que o produto apareça como “desatualizado”, embora por poucos dias, faz o seu computador ficar vulnerável. É por isso que o produto reage enviando uma notificação na qual adverte de que você ainda não fez as atualizações.

Se você está convencido de que o seu software está atualizado, então verifique se a data do sistema é a correta. No Windows você pode verificar a data do sistema na barra de tarefas (normalmente, na parte debaixo, à direita da tela). Clique no relógio para abrir o calendário. No Windows 8, a data é mostrada na barra de Charm.

Em 80% dos casos, a notificação de advertência aparece devido a uma configuração errada da data do sistema. É possível que você não tenha mudado ela, mas, por exemplo, se a bateria de lítio da placa base se esgotou, a data do sistema vai se restabelecer cada vez que você tente restabelecer sua máquina. Neste caso, recomendamos você substituir a bateria.

Verifique as configurações do servidor proxy

Em 80% dos casos, a notificação de advertência aparece devido a uma configuração errada da data do sistema

Outra das razões mais frequentes pelos quais aparecem problemas de atualização é a configuração errada do servidor Proxy. Um dos sinais que indicam que existe um problema com o Proxy é que o processo de atualização se congela entre 0 e 2%. Existem dois lugares onde você pode verificar a configuração do Proxy. O primeiro é no aplicativo da Kaspersky: vá em Configuração – Configuração Avançada – Rede – Configuração do servidor Proxy e certifique-se de que a configuração está atualizada. A segunda alternativa é comprovar na configuração do Internet Explorer. Por que fazer isso? Se a opção de “Detectar automaticamente a configuração do servidor Proxy” está ativada no seu antivírus, a configuração do servidor Proxy será tomada desde o navegador nativo do Windows.

Verifique se a preservação da bateria está ativada

Se você encontrou um problema na atualização do seu notebook, tente desabilitar a opção de preservação da bateria, geralmente ligada por padrão. A ferramenta de preservação da bateria previne que o aplicativo faça uma análise antivírus ou que se baixem atualizações quando o seu dispositivo está funcionando unicamente com a bateria. Se você ainda não conectou o seu dispositivo por muito tempo (alguns dias, por exemplo), é possível que não tenha as últimas atualizações dos vírus. Neste caso, você pode conectá-lo ou desabilitar a ferramenta de preservação da bateria. Desta maneira, o seu antivírus baixará as atualizações que precise quando estas opções estiverem disponíveis, sem importar o estado da bateria.

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Verifique a configuração da conta de usuário

Nos produtos Kaspersky Lab existe uma função avançada que permite que você atualize o software em nome de um usuário especifico, inclusive quando o aplicativo esteja protegendo uma conta de usuário limitada (por exemplo, a conta dos seus filhos). Na seção “Ajustes de atualização”, você pode especificar se deseja realizar as atualizações na conta do usuário que está utilizando nesse momento ou em uma conta diferente (esta segunda opção requer que você informe suas credenciais de conta).

Se você selecionar a segunda opção, mas não inseriu as credenciais, é possível que você receba uma mensagem de erro quando tentar atualizar. A solução é bem simples: ou você especifica o nome de usuário e a senha corretos ou elege a primeira opção.

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Se você utiliza o serviço de renovação automática

Alguns dos problemas de atualização podem ocorrer quando se produz um retraso na renovação ou na validação da licença comprada online. Na versão 2014, aparecerá uma notificação que avisa ao usuário que a atualização do aplicativo foi anulada depois de comprovar  as bases de dados descarregadas.

Tudo o que você deve fazer e clicar no link de “Administração de assinatura” no canto inferior à direita da janela principal do aplicativo e em seguida clicar no botão “Estado de atualização de assinatura”. Depois que o estado seja atualizado, você pode fazer as atualizações do software manualmente, ou se preferir, pode esperar a que seja realizada da forma como você programou.

Isto é todo por hoje! Tomara que estas dicas ajudem você a se manter protegido. Se ainda tiver problemas, contate o nosso suporte técnico.

 

 

 Tradução: Berenice Taboada Díaz

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