Como testar a qualidade da sua proteção?

Você pode querer proteger o seu computador apenas com a instalação de algum antivírus e depois esquecer que o obstáculo existirá para sempre. No entanto, de vez e quando você

Você pode querer proteger o seu computador apenas com a instalação de algum antivírus e depois esquecer que o obstáculo existirá para sempre. No entanto, de vez e quando você pode se incomodar com alguma coisa. Sua proteção é realmente eficaz? Será que você deveria ter comprado o Internet Security e não apenas o Antivírus (AV)? Ou o produto B em vez do produto A? Como garantir que a sua protecção é adequada? À primeira vist, é realmente complicado, mas na verdade é fácil de resolver, já que o trabalho basicamente já está realizado.

Na hora de comprar um carro, quase ninguém realiza os testes de segurança pessoal. É realmente complicado e impressionantemente caro. Esta tarefa é realizada por empresas dedicadas, e as classificações como NCAP tornaram-se um padrão da indústria, ajudando os clientes a perceber os prós e contras de cada modelo de carro. Quantas mais estrelas, mais segurança. Se você quiser saber mais sobre o assunto, há vídeos de testes de colisão e detalhes técnicos sobre aspectos como as lesões mais prováveis ​​ou medidas de segurança para pedestres.

Exatamente as mesmas condições se aplicam às proteções contras a ameaças da Internet ameaças, você pode verificar a pontuação do seu software em testes independentes. Há muitos deles, mas vamos falar sobre o mais respeitável e aplicado às necessidades do usuário. Os leitores menos paciente podem seguir diretamente para a  conclusão.

A luta contra o malware “não detectado”

Como o malware permite que os cibercriminosos ganhem milhões, eles produzem novas amostras de malware no incrível ritmo de centenas de milhares por dia. É por isso que é realmente importante para uma solução de segurança lidar com um malware ainda desconhecido pelos desenvolvedores de AV. Para conseguir isso, os desenvolvedores usam uma combinação de métodos, mas um realmente é uma segurança pró-ativa. A receita pode ser descrita de forma simples: se o novo aplicativo se comporta como um mal-intencionado é provável que seja um malware. Por isso, deve ser deletado e todas as alterações introduzidas no sistema pelo aplicativo deve ser revertida. Embora seja fácil na teoria, na prática é extremamente complicado. Um software de segurança não deve interferir com aplicativos legítimos, e sim deve bloquear todos os maliciosos. A complexidade desta tarefa é bem ilustrada pelo Procative Security Challenge conduzida pelo laboratório independente Matousec. Os especialistas da empresa programam de propósito aplicativos especialmente criados para que tentem fazer algo suspeito sem fazer com que apareça nenhum aviso de advertência do antivírus. Há 11 níveis de complexidade e apenas alguns produtos podem chegar ao nível mais alto.

Felizmente, o Kaspersky Internet Security está entre esses poucos. Essa conquista é graças a muitos anos de investimento e pesquis , o que é inviável para a maioria dos concorrentes. É mais visível quando verificamos um produto que é distribuído de graça – a maioria deles não chegam no nível 2 ou até mesmo 1.

Em resumo, os antivírus gratuitos normalmente não são bem adequados para lidar com o novo malware desconhecido. E essas novas amostras aparecem em um ritmo de mais de 300 mil por dia.

Um dia na vida do usuário comum

Uma observação muito útil está disponível no relatório de outro laboratório, AV-Comparatives. Seu teste do mundo real não envolve nenhum aplicativo especialmente construído. Pelo contrário, a configuração do teste é muito realista. A empresa possui um banco de dados de aplicativos maliciosos reais, links e anexos de email que são atuais e generalizados no momento do teste, portanto, qualquer usuário pode ser infectado por esses aplicativos maliciosos específicos. O cenário do teste é simples: os especialistas instalam o Windows novo, atualizam um programa antivírus e começam a visitar links maliciosos, a abrir anexo e comprovam quantas ameaças foram bloqueadas.

Aqui está o resultado de uma ciclo recente: o Kaspersky Internet Security  bloqueou 99,8% de ameaças, é o melhor resultado alcançado apenas por um casal de vendedores. Inclusive a mesma versão paga do AVG, por exemplo, só bloqueia 93,4% das ameaças, enquanto que a proteção de segurança da Microsoft pode salvar você de apenas de 88,4%.

“Voar” ou “Rastrear”

A maioria dos usuários estão preocupados com o impacto negativo sobre o desempenho causado pela solução de segurança. Especialmente os jogadores, que às vezes choram pela redução mínima de FPS.

A solução de segurança mais rápida e com menor impacto de desempenho é #Kaspersky Internet Security – AV-TEST

Para medir esse impacto no desempenho há uma medição específica, realizada pela AV-TEST. Este laboratório de pesquisa verifica rotineiramente o abrandamento das operações diárias (inicialização do computador, o lançamento de aplicativos, cópia de arquivos, etc.) é causada por cada um dos softwares de segurança em comparação com sistema Windows “novo”. Os resultados estão disponíveis em forma de tabelas completas, mas é mais fácil apenas para “contar as estrelas”, como acontece com NCAP. Surpresa – o menor impacto em desempenho é alcançado pelo Kaspersky Internet Security (5,8 de 6 para a velocidade). Os produtos gratuitos, que normalmente são considerados ” leves” acabam por não ser tão “rápidos” – todos os suspeitos habituais, como Avast, Avira ou AVG ganham apenas 4,5-4,8 pontos no teste de velocidade.

Preciso de antivírus ou Internet Security?

Os testes raramente comparam o antivírus e as soluções de segurança para a Internet do mesmo fornecedor, no entanto, você pode esperar que tais produtos apresentem resultados semelhantes quando se trata de ameaças básicas. O truque é que um antivírus não está destinado a combater algumas ameaças realmente importantes e não irá proteger o seu contra ataques de hackers, tentativas de roubo do seu dinheiro do banco online, spam ou phishing. Se você usa ativamente uma ampla variedade de serviços na web, tais como realizar pagamentos online ou participa de várias plataformas sociais, a sua escolha certa é definitivamente o Internet Security.

Conclusão

Se você usa o Kaspersky Internet Security, então você tem uma proteção extremamente eficaz e confiável contra todos os tipos de ameaças orientada para o consumidor. Isto está provado pelo grande número de testes independentes de diferentes tipos: “vida real”, “pró-ativa”, etc. Ao mesmo tempo, o impacto no desempenho é mínimo, especialmente quando comparado com outros produtos de segurança. No entanto, se você usa uma proteção de outro fornecedor, você pode receber más notícias (veja a tabela), já que muitos produtos populares não brilham 100% nos testes independentes. Verifique gratuitamente o seu computador e considere a mudança para uma proteção confiável.

Produto
Proteção para ameaça desconhecidas(Matousec) Teste da vida real
(AV-Comparatives)
Velocidade(AV-TEST)
Kaspersky Internet Security 11 de 11 99.8% 5.8 de 6
Avast 2 de 11 97.4% 4.5 de 6
AVG 1 de 11 93.4% 4.8 de 6
Microsoft Não analisado 88.4% 4.3 de 6

Tradução: Juliana Costa Santos Dias

Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.