Desbloquear ou não seu dispositivo: prós e contras

Desbloquear o seu dispositivo móvel, ou seja, retirá-lo do status de bloqueado para executar softwares não autorizados, costumava ser tarefa de técnicos especializados. Não é mais assim. Atualmente, qualquer um

Desbloquear o seu dispositivo móvel, ou seja, retirá-lo do status de bloqueado para executar softwares não autorizados, costumava ser tarefa de técnicos especializados. Não é mais assim. Atualmente, qualquer um pode fazer isso com um dos tutoriais on-line disponíveis.

O procedimento traz inúmeras vantagens. A principal é que desbloquear um dispositivo permite que os usuários possuam e operem qualquer tipo de aparelho, independentemente da operadora (essa era uma enorme vantagem quando o iPhone não estava disponível para usuários de Verizon, por exemplo). O desbloqueio também autoriza que usuários tenham acesso a todos os aplicativos de terceiros que eles desejam executar. Além disso, desbloquear telefones é muito popular em alguns países em que os aparelhos móveis são muito mais caros do que nos EUA; uma pessoa que mora no Leste Europeu pode comprar um iPhone pela Internet e desbloqueá-lo para executar o serviço que quiser em seu país.

Mas, conforme Costin Raiu, diretor da equipe global de pesquisa e análise do Kaspersky Lab, discute no vídeo abaixo, há vários motivos que fazem o seu telefone ficar em risco em caso de desbloqueio. Em primeiro lugar, devido aos protocolos que devem ser obtidos e às configurações de segurança que devem ser alteradas para liberar o dispositivo, fica muito mais fácil para os hackers acessarem os dados do telefone.

A segunda principal ameaça para o usuário que desbloqueia seu telefone é que, após desbloqueá-lo, há muito menos probabilidade de ele implementar as atualizações mais recentes do sistema operacional, porque, ao fazer isso, o telefone bloqueia novamente. Essas atualizações de sistema operacional incluem os patches de segurança mais recentes e do software executado nele, portanto, não fazer esses updates deixa os dispositivos cada vez mais vulneráveis a uma variedade crescente de ameaças.

Para saber mais sobre os prós e os contras do desbloqueio do seu dispositivo, assista ao vídeo abaixo de uma entrevista que Raiu deu sobre o assunto.

Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.