Emergência de Férias: seu smartphone sumiu!

Todo mundo tira alguns dias de férias nesta época do ano, menos os criminosos, para eles os negócios estão apenas começando. Turistas sãso as vítimas perfeitas, e quanto maior for

Todo mundo tira alguns dias de férias nesta época do ano, menos os criminosos, para eles os negócios estão apenas começando. Turistas sãso as vítimas perfeitas, e quanto maior for a concentração, melhor será o ambiente para os criminosos. Os pequenos crimes de verão nunca foram tão rentáveis quanto agora, na era dos smartphones e dispositivos móveis.

final_smartphone_title

 

Além das precauções de viagem tradicionais, existem outras que devem ser tomadas para evitar o roubo de equipamentos durante as férias: mantenha seus bens escondidos quando estiver em público, tome cuidado com trombadinhas em áreas turísticas. E principalmente,a note o IMEI (International Mobile Station Euipament Identity, espécie de chasis de celulares) e tenha o número de seu provedor de telefonia a disposição, para o caso de que seu aparelho seja roubado (os números variam de acordo com o país e a região em que você estiver, certifique-se de ter o indicado).

Anote o IMEI (International Mobile Station Equipment Identity) e tenha o número de sua operadora a disposição.

 

Vamos considerar a pior das hipóteses, seu telefone ou tablet, desapareceram no meio da viagem. Aqui estão os passos a seguir para diminuir os danos do roubo e quem sabe, recuperar seu aparelho:

  1. Ligue para seu telefone: Se tiver sorte, você o perdeu e vai escutá-lo tocar em algum lugar por perto, ou algum desconhecido bonzinho irá atender e dizer onde você poderá encontrá-lo para recuperar seu aparelho.
  2. Localize seu aparelho: Se perceber que relamente foi roubado, tome as medias necessárias para apagar remotamente todas as informações pessoais. Se tiver  Kaspersky Mobile Security instalado , poderá localizar seu telefone, enviar uma mensagem para ele, tirar uma foto do criminoso e se for necessário, apagar as informações remotamente para evitar que as mesmas sejam roubadas.
  3. Bloqueie o cartão SIM: E é o próximo passo para você que tem certeza de que seu telefone foi roubado,  independentemente de se tratar de um contrato ou de um aparelho pré-pago. Use seu IMEI e o número da operadora para bloquear o cartão SIM. Isso impedirá que o ladrão aceda seus dados, e a perda se limitará ao valor do aparelho.
  4. Relate o incidente: Informe a polícia local imediatamente, caso seu smartphone tenha sido roubado, não apenas perdido. Forneça o número de série de seu telefone (IMEI), esta informação ajudará a garantir que o ladrão seja preso.
Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.