Tesouro dos EUA anuncia sanções contra corretora de cripto

A mudança, a primeira designação de sanções do Tesouro contra uma troca de moeda virtual, é parte da tentativa do governo dos EUA de cortar a receita de gangues de ransomware.

O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos anunciou sanções contra a Suex, bolsa de criptomoedas que desde 2018 tem sido acusada de ajudar na movimentação de centenas de milhões de dólares em criptomoedas entre entidades em geral ilegais, como operadores de ransomware, negociantes da darknet e afins.

O ataque do governo americano contra gangues de ransomware já vinha sendo previsto. Reportagem do Wall Street Journal afirma que os EUA planejavam apertar o cerco contra exchanges (instituições) de criptomoedas, carteiras e comerciantes envolvidos no financiamento de gangues de vírus sequestradores, que vem atacando empresas em todo o mundo.

A Suex tem sido acusada de ajudar o cibercrime a lavar dinheiro. Pesquisadores da Chainalysis, plataforma de dados de blockchain, afirmam que os endereços da exchange receberam de hackers mais de U$ 160 milhões desde 2018 e outros U$ 50 milhões da BTC-e, bolsa de criptomoeda ilegal (e fechada). Com sede técnica na República Tcheca, a Suex opera principalmente na Rússia, onde converte criptomoedas em dinheiro, imóveis, carros e iates.

O Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC) do Departamento do Tesouro afirma que a Suex facilitou as transações de pelo menos oito variantes diferentes de ransomware e que mais de 40% de suas transações foram com cibercriminosos.

Embora a SEC não tenha especificado quais grupos a Suex atendia, a Chainalyis afirma que a empresa recebeu mais de U$ 12 milhões dos grupos Ryuk, Conti e Maze. O relatório também diz  que U$ 24 milhões extras a operadores de golpes de criptomoedas e U$ 20 milhões de vendedores da darknet passaram pelas contas da exchange.

O Departamento do Tesouro reconheceu que os pagamentos de ransomware atingiram nível quase epidêmico no último ano, chegando a mais de U$ 400 milhões em 2020, mais de quatro vezes o valor de 2019.

“Ransomware e ataques cibernéticos estão vitimando empresas grandes e pequenas em toda a América e são uma ameaça direta à nossa economia. Continuaremos a reprimir os atores maliciosos “, disse a secretária do Tesouro, Janet Yellen. “À medida que os cibercriminosos usam métodos e tecnologias cada vez mais sofisticados, estamos comprometidos em usar toda a gama de medidas, para incluir sanções e ferramentas regulatórias, para interromper, deter e prevenir ataques de ransomware.”

Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.