Quatro maneiras de encontrar câmeras espiãs

Como verificar se há câmeras escondidas em um quarto de hotel ou apartamento alugado.

Para pessoas comuns, microfones direcionais, câmeras ocultas e outros equipamentos de vigilância são devaneios de filmes de espionagem. No entanto, esses dispositivos podem ser encontrados em todos os lugares: de pequenos apartamentos alugados a quartos de hotel caros, do escritório à academia, até mesmo em sua própria casa. Hoje, explicamos algumas formas de encontrá-los.

Irmãos mais novos do Big Brother

As câmeras em miniatura são baratas (no momento da redação deste artigo, os menores preços estavam por volta de US$ 4) e se conectam a uma rede Wi-Fi comum para transferir dados – digamos, para a nuvem. Isso significa que praticamente qualquer um pode brincar de espião na vida real. Por que eles fariam isso?

Em alguns casos, os proprietários de apartamentos alugados os instalam em caso de roubo ou dano à propriedade. Cônjuges suspeitos e rivais sem escrúpulos têm outros motivos. Assim como os brincalhões. Então, existem golpistas profissionais que querem extorquir as vítimas. Simplificando, muitas pessoas têm um monte de motivos.

Qual é a probabilidade de você encontrar vigilância na vida privada cotidiana? Uma pesquisa com usuários do Airbnb revelou que 11% dos entrevistados encontraram uma câmera escondida em acomodações alugadas. E esses são apenas os que encontraram algo; nem todo locatário inspeciona cuidadosamente os móveis. Além do mais, encontrar esses dispositivos de vigilância nem sempre é fácil. As lentes podem ter até 2 milímetros de diâmetro e a caixa geralmente fica escondida ou camuflada. Como você pode saber que está sendo espionado?

Método 1. Contrate um especialista

A forma mais confiável de encontrar equipamentos espiões ocultos é confiar a busca a um técnico qualificado com equipamento profissional. Hoje, você pode encontrar esses especialistas em quase todas as cidades; por exemplo, no Craigslist ou outro site com anúncios classificados.

Prós:
● Eficiência
● Resultados confiáveis
● Esforço pessoal mínimo

Contras:
● Preço
● Potencial tempo de espera
● Restrições de hotéis ou apartamentos

Resumo
Se você está preocupado e planeja ficar em algum lugar por um tempo, ou se está se mudando, contratar um especialista pode valer a pena considerando tempo e dinheiro.

Método 2. Use equipamento dedicado

Você pode comprar detectores de radiação eletromagnética, detectores ópticos e outros equipamentos para detectar câmeras escondidas e usá-los para verificar cada cômodo você mesmo. Os mais baratos, com um raio de detecção de apenas alguns metros, custam a partir de US $ 3; os profissionais e mais poderosos são obviamente mais caros.

A propósito, o detector óptico mais simples pode ser montado manualmente; tudo que você precisa são alguns LEDs vermelhos e um filtro de luz vermelha. Direcione a luz para o local da câmera suspeita e olhe através do filtro – qualquer lente da câmera à vista aparecerá como um ponto brilhante. Tenha em mente que o alcance de tal dispositivo não excederá dez metros (cerca de 30 pés).

Se você decidir verificar por si mesmo, preste atenção especial ao banheiro e ao quarto, onde as imagens comprometedoras podem ser filmadas, bem como aos detectores de fumaça e eletrodomésticos, esconderijos comuns. Verifique também pinturas, relógios, vasos de flores e até brinquedos.

Prós:
● Independência
● Opção para verificações regulares
● Potencial DIY (faça você mesmo)

Contras:
● Alcance efetivo curto
● Preço
● Precisa de tempo e habilidade

Resumo
Se você é a única pessoa em quem confia – e especialmente se não tem medo de soldar alguns LEDs – este método é para você.

Método 3. Use um smartphone

Às vezes você pode checar o local sem equipamento especial e apenas usar a câmera do smartphone e uma lanterna. Apague as luzes e feche as cortinas (a sala deve estar escura), ligue a lanterna e a câmera do telefone e aponte-as onde você acha que um dispositivo escondido pode estar à espreita. Se suas suspeitas estiverem corretas, logo verá um brilho na tela do smartphone. Se você não puder usar a câmera e a lanterna do telefone simultaneamente, use uma lanterna separada.
Em alguns casos, você pode até mesmo checar sem uma lanterna. Muitas câmeras espiãs usam iluminação infravermelha para filmar no escuro. É invisível ao olho humano, mas não à câmera de um smartphone. Ao filmar no escuro, a fonte de luz infravermelha aparecerá na tela como um ponto pulsante. Lembre-se de que a câmera principal do seu smartphone pode não funcionar, porque provavelmente tem um filtro de luz infravermelho, então a câmera frontal é uma aposta melhor. Você pode testar em um controle remoto de TV para descobrir se seu smartphone é suficiente para o trabalho.

Prós:
● De graça
● Não precisa ter habilidades especiais
● Não precisa ter equipamentos especiais

Contras:
● Não funciona em todos os modelos de celulares
● Demorado
● Ineficiente – é possível ter falsos positivos, e câmeras sem radiação infravermelha não são visíveis

Resumo
Este método é adequado apenas para uma inspeção superficial; é provável que não pegue tudo. Ainda assim, é melhor do que nada.

Método 4. Use um aplicativo

Os aplicativos móveis para localizar câmeras espiãs e outros dispositivos ocultos se enquadram em duas categorias. O primeiro grupo encontra dispositivos pelo brilho da lente, como no método descrito acima. Os exemplos incluem Glint Finder, que detecta o brilho (ou contraste de tela) quando a luz de uma lanterna atinge a lente. Depois que isso acontecer, você só precisa verificar as áreas para quaisquer dispositivos ocultos.

Os aplicativos do segundo grupo são projetados para pesquisar dispositivos espiões sem fio. Para que funcionem, você precisa se conectar ao Wi-Fi local. Depois de escanear o roteador, o aplicativo exibe uma lista de dispositivos conectados. Verifique aqueles sobre os quais você não tem certeza, como smartphone e laptop. Uma ferramenta dedicada pode ajudá-lo a distinguir equipamentos inofensivos de dispositivos de rastreamento pelo identificador.

Prós:
● Razoavelmente eficiente
● Custos mínimos
● Nenhum equipamento necessário além de um smartphone compatível

Contras:
● Inferior a dispositivos especializados
● Inadequado para casas inteligentes com muitos dispositivos conectados
● Inadequado para Wi-Fi de hotel e outros roteadores públicos com muitos dispositivos conectados

Resumo
O software especializado ocupa o meio-termo entre o equipamento profissional e os meios improvisados. É provavelmente a melhor opção para viajantes cautelosos, desde que usem um aplicativo confiável.

O que fazer se você detectar um dispositivo espião

Se você encontrar algo que se pareça com uma câmera ou outro dispositivo de rastreamento, tire uma foto e faça uma pesquisa por imagens para descobrir o que pode ser. Pode ser que não seja nada demais.

Mas se seus temores forem confirmados, você deve entrar em contato com a polícia, a administração do hotel ou o serviço de reserva que você utilizou. Por exemplo, as regras do AirBnB proíbem explicitamente câmeras ocultas, então pelo menos alguns hóspedes afetados receberam reembolso ou acomodações diferentes.

Melhor prevenir do que remediar

Discutimos algumas maneiras de garantir que nenhum golpistas, influencer de pegadinhas do TikTok ou dono do imóvel esteja filmando você sem permissão. Mas as câmeras escondidas não são o único perigo durante as viagens. Aqui estão algumas dicas gerais para ajudá-lo a se manter seguro em ambientes desconhecidos:

● Leve uma bateria externa para ficar conectado o tempo todo;
● Baixe aplicativos para facilitar a sua viagem, como mapas, dicionários e tradutores;
● Não deixe objetos de valor sem vigilância;
● Nunca use computadores ou redes públicas para mensagens privadas, login em contas ou compras online;
● Use um aplicativo VPN para proteger seus dados de hackers, bem como para ter acesso a conteúdo que não está disponível no país que você está visitando.

Dicas