Truque do dia: senhas com emoji

Senhas sorridentes? Por que ninguém nunca pensou nisso? Os prós e contras do uso de emojis em senhas.

Ninguém gosta de senhas. Elas levam séculos para serem inseridas, são difíceis de lembrar, e a necessidade de um número, símbolo, letra maiúscula, além de dois dentes de galinha só torna a criação delas ainda mais difícil. Mas usar a mesma senha em todos os lugares, ou se limitar a senhas simples e curtas (fracas), mais cedo ou mais tarde você será hackeado. Como combinar facilidade de acesso, memorização e resistência a hackers? Uma maneira interessante, embora incomum, é usar emojis — sim, esses mesmos smileys 😁 e outros ícones fofos 🔐 que amamos usar em bate-papos e postagens.

Nos computadores e smartphones de hoje, os emojis são símbolos tão completos quanto as letras do alfabeto e os sinais de pontuação. Isso porque eles fazem parte do padrão Unicode (veja aqui uma lista completa dos emojis padronizados), portanto, em teoria, eles podem ser usados em qualquer texto — inclusive em senhas.

Porque usar emojis em senhas

Como existem muitos emojis, sua senha pode ser duas vezes mais curta. Quando os intrusos tentam forçar uma senha que contém letras, números e sinais de pontuação, há menos de cem variações para cada símbolo que eles precisam descobrir. Mas há mais de 3.600 emojis padronizados no Unicode, portanto, adicionar um à sua senha força os hackers a percorrerem cerca de 3.700 variantes por símbolo. Portanto, em termos de complexidade, uma senha composta por cinco emoticons diferentes é equivalente a uma senha normal de nove caracteres, ao passo que sete emojis equivalem a uma senha forte de 13 caracteres “normais”.

Alguns novos emojis no Unicode

Alguns novos emojis no Unicode

Os emojis são mais fáceis de memorizar. Em vez de uma salada de letras e números sem sentido, é possível compor uma frase lógica e criar um quebra-cabeça de emojis com base nela. Para isso, você pode usar um tradutor de emojis ou um chatbot como o ChatGPT.

Um tradutor de emojis ou ChatGPT pode criar uma senha de quebra-cabeça baseada em emojis sobre um determinado tópico

Um tradutor de emojis ou ChatGPT pode criar uma senha de quebra-cabeça baseada em emojis sobre um determinado tópico

Hackers não usam força bruta em emojis. Várias ferramentas de hacking e dicionários para decifrar senhas incluem combinações de palavras, números e substituições comuns como E1iteP4$$w0rd, mas (ainda?) não emojis. Assim, quando um invasor passa por um banco de dados de senhas vazado, sua conta protegida com a senha 👁🐝🍁👁🥫🪰 (“I believe I can fly”) é provavelmente muito segura.

Tudo isso parece bom demais para ser verdade. Então, quais são as desvantagens das senhas com emojis? Infelizmente, elas são significativas.

Por que não usar emojis em senhas?

Nem todos os serviços aceitam senhas com emojis. Realizamos um pequeno experimento de criação de conta usando uma senha composta por vários emojis padrão. Ela foi rejeitada pela Microsoft/Outlook e pelo Google/Gmail. No entanto, o Dropbox e o OpenAI a aceitaram sem problemas, então, basicamente é uma questão de experimentação.

Nem todo serviço aceita uma senha com emojis

Nem todo serviço aceita uma senha com emojis

Você terá que testar sua senha de emojis imediatamente para garantir que ela funcione. Mesmo que você consiga criar uma conta com ela, talvez ela não passe na verificação na tentativa de acesso.

Emojis são mais difíceis de inserir. Em smartphones, inserir um emoji é a definição de simplicidade. Em computadores desktop, no entanto, pode ser um pouco mais problemático — embora não excessivamente (veja mais detalhes abaixo). Seja qual for o caso, você terá que encontrar os emojis necessários em uma longa lista, certificando-se de selecionar a imagem certa dentre várias semelhantes. Se você usa múltiplas plataformas, lembre-se de verificar se pode inserir esses emojis no computador e no smartphone para todos os serviços que usa.

Emojis recentes te entregam. Muitos teclados de smartphones exibem emojis usados com frequência no topo da lista. É improvável que essas informações ajudem hackers on-line, mas amigos ou familiares podem adivinhar ou bisbilhotar sua senha.

Emojis recentes podem revelar muito sobre você para olhares curiosos

Emojis recentes podem revelar muito sobre você para olhares curiosos

Como criar uma senha com emojis

Seria razoável adicionar um ou dois emojis à sua senha para aumentar a complexidade dela. O restante da senha pode ser alfanumérico e menos sofisticado. É claro que usar emojis não substitui as dicas de segurança tradicionais: usar um gerenciador de senhas e autenticação de dois fatores (2FA). Falando nisso, o [placeholder KPM]Kaspersky Password Manager[/placeholder] pode armazenar senhas com emojis e gerar códigos 2FA.

Senhas com emojis e código 2FA no Kaspersky Password Manager

Senhas com emojis e código 2FA no Kaspersky Password Manager

Como inserir senhas com emojis

O método de entrada depende do dispositivo e do sistema operacional. Os smartphones têm uma seção especial do teclado para isso, enquanto nos computadores é possível usar uma destas opções:

  • No Windows 10 ou 11, pressione a tecla Win + ponto final simultaneamente para abrir a lista de emojis em qualquer campo de digitação. Em muitos layouts, a combinação de teclas Win + ; também funciona.
  • No macOS, a lista de emojis está disponível em qualquer aplicativo em Editar → Emojis e símbolos. Para abrir a tabela a partir do teclado, mantenha pressionadas as teclas Command + Control + Barra de espaço simultaneamente.
  • No Ubuntu Linux (versão 18 e posterior), é possível inserir emojis clicando com o botão direito do mouse no campo de entrada e selecionando Inserir Emoji no menu de contexto. Para acessar a tabela a partir do teclado, assim como no Windows, pressione Win + ponto final simultaneamente.
  • Inserção por código do caractere. Por mais lento e chato que seja, essa é uma maneira confiável de inserir qualquer caractere Unicode — não apenas emojis. Primeiro, procure o código do respectivo caractere na lista e insira-o usando uma combinação de teclas especial. No Windows, mantenha pressionada a tecla Alt e insira o código decimal da lista no teclado numérico lateral. Para outros SOs, o processo está descrito com mais detalhes aqui.
  • Mas a maneira mais fácil de inserir senhas de emoji é salvá-las no Kaspersky Password Manager e inseri-las nos campos de digitação necessários automaticamente.
Dicas