Rosemarie Gonzales: “É importante se libertar de preconceitos”

Conheça Rosemarie Gonzales, Gerente de Comunicações Corporativas da Kaspersky no Sudeste Asiático.

Rosemarie nasceu nas Filipinas, mas agora vive na Malásia, enquanto seu marido é da Índia. Depois do trabalho, ela lê livros e escreve poesia. Ela espera um dia escrever um diário de viagem de haiku no Japão. Seu trabalho também é internacional: na Kaspersky Rosemarie é Gerente de Comunicações Corporativas para o Sudeste Asiático (SEA).

—Você mora em Kuala Lumpur, mas seu nome parece que é em espanhol. Qual é o segredo?

 —Hahaha! É porque sou das Filipinas. Somos chamados de “mexicanos da Ásia”, pois fomos colônia da Espanha por 333 anos.

— No meu país, as pessoas das Filipinas são mais conhecidas como massoterapeutas ou babás. E são sempre mulheres! Acabei de perceber que nunca conheci um homem das Filipinas!

– Isso é totalmente compreensível. São as mulheres filipinas que costumam ir ao exterior para ganhar dinheiro para a família. E você está certo: Filipinas no exterior geralmente são ajudantes, babás ou enfermeiras!

Os homens filipinos gostam de basquete e cerveja. É assim que eu os descreveria melhor; porém, na verdade não estou tão familiarizado com os filipinos – meu marido é da Índia.

– Você o conheceu na Malásia?

– Não. Eu o “conheci” pelo Instagram enquanto estava nas Filipinas. Atualmente estamos em um casamento à distância. Ele vem me visitar de vez em quando, e eu vou para a Índia.

– Quais são as principais diferenças entre as Filipinas e a Malásia?

– Bem, o clima é quase o mesmo: tanto as Filipinas quanto a Malásia são países tropicais. Mas como a Malásia não faz parte do Anel de Fogo do Pacífico, não recebe os poderosos tufões ou terremotos como nas Filipinas. Sempre recebo reações chocadas dos meus colegas malaios quando digo que os filipinos estão acostumados a catástrofes naturais como essas.

A linguagem também é diferente. Minha língua materna é o filipino (tagalo) e nossa segunda língua nas Filipinas é o inglês. Aqui na Malásia, as pessoas falam malaio (bahasa), chinês e inglês. A coisa surpreendente que aprendi é que existem algumas palavras filipinas emprestadas do malaio. Para citar algumas, ambas as línguas têm a mesma palavra para cinco (lima) e criança (anak).

Em termos de hábitos, os filipinos são reconhecidamente… mais barulhentos! É normal conversarmos alto – mesmo em locais públicos movimentados. E é considerado normal comentar sobre o peso das pessoas, status social, salário ou qualquer assunto pessoal! Não tenho certeza se é porque sou estrangeira aqui, mas acho que os malaios são mais educados e reservados do que os filipinos.

– Então, você não tem sentido saudades de casa?

– Ah, tenho sim! Nenhum país pode substituir sua pátria. Quero dizer, há muitas coisas sobre as Filipinas que partem meu coração, mas minha família está lá, a comida que eu cresci comendo está lá, e minhas melhores lembranças estão lá também. Então ainda há uma parte de mim que anseia por casa.

– Por que você se mudou para a Malásia?

– Vim em 2019 para assumir minha nova função na Kaspersky. Foi um grande marco na minha carreira, embora tenha sido a coisa mais assustadora que já fiz, pois foi minha primeira vez fora da minha terra natal.

– Nas Filipinas, você tinha alguma experiência com cibersegurança, hackers e coisas assim?

 – Ah, não exatamente. A primeira vez que li sobre cibersegurança foi ao pesquisar um artigo que estava escrevendo – sobre um Trojan mobile – para a Kaspersky. Isso foi em fevereiro de 2015 – sete anos atrás. Veja bem, antes de assumir meu cargo atual na empresa, eu era redatora de uma agência de relações públicas que trabalhava para a Kaspersky nas Filipinas. Minha principal tarefa era escrever anúncios de mídia e artigos de notícias.

– Uau, aprendendo sobre Trojans apenas em 2015! Isso quer dizer que a vida virtual nas Filipinas é calma e pacífica?

 – Possivelmente. Provavelmente é mais que estamos bastante alheios às ameaças. Ou talvez seja porque estávamos muito atrasados ​​em termos de cibersegurança, tecnologias de TI em geral e conscientização em comparação com os países ocidentais. Na verdade, mesmo agora, quando as carteiras móveis estão se tornando cada vez mais populares nas Filipinas e no Sudeste Asiático em geral, ainda estamos fazendo campanhas proativas para incentivar as pessoas a usar soluções de segurança para proteger seus smartphones – porque poucas pessoas instalam soluções de antivírus ou de ferramentas de segurança para Internet em seus telefones.

Notícias sobre hackers e malware começaram a aparecer e podemos ver que a conscientização melhorou muito agora. Mas quando se trata de ação, ainda existe uma lacuna que precisa ser abordada.

— Então você era redatora de relações públicas e agora é gerente de comunicações corporativas para o Sudeste Asiático. Quais são suas tarefas atuais?

— Foi uma grande mudança para fazer! Antes disso, eu só escrevia artigos de relações públicas para a mídia e leitores das Filipinas. Agora minhas principais tarefas incluem desenvolver e implementar atividades regionais de relações com a mídia, planos de comunicação e campanhas de conteúdo local. O objetivo final é maximizar a publicidade positiva da Kaspersky e manter um nível saudável de cobertura e exposição para nós aqui.

Então agora estou no comando, decidindo e criando estratégias para as campanhas de conteúdo e eventos que precisam ser relevantes para os seis principais países aqui — Indonésia, Malásia, Filipinas, Singapura, Tailândia e Vietnã. O Sudeste Asiático é incrivelmente diversificado, então nossa estratégia de comunicação aqui não é único. Cada país está em um estágio diferente de avanço tecnológico e maturidade de cibersegurança, então nos adaptamos e criamos estratégias à medida que avançamos.

Escrever artigos, no entanto, continua sendo uma das partes mais gratificantes do trabalho para mim.

— Você conhece bem as Filipinas e a Malásia. Mas como você gerencia campanhas e eventos para Indonésia, Singapura, Tailândia e Vietnã? Você visita esses países com frequência? Ou você confia em colegas locais?

— Antes da pandemia, eu costumava visitar muito esses países. Mas quando os lockdowns começaram, tive que repensar nossas estratégias de relações públicas em meio à nova realidade. Foi quando a colaboração remota se tornou uma realidade.

Assim que assumi essa função em 2019, comecei a fazer ligações regulares com nossas equipes de vendas locais e regionais para acompanhar suas metas e prioridades de negócios. Isso se mostrou essencial durante a pandemia. Como construímos esse relacionamento interno, nossa colaboração de relações públicas, marketing e vendas na região é altamente integrada – tanto em nível local quanto regional.

— O que você acha da Singapura? É conhecida como uma “cidade da nova era da informação”, mas o que isso significa para nossas estratégias corporativas?

— Singapura é realmente um dos lugares mais avançados do Sudeste Asiático em termos de avanço tecnológico e postura de segurança de TI. Os tópicos de consultas da mídia aqui estão em níveis mais avançados: a Internet das Coisas, implementação de regulamentos e políticas relacionadas à cibersegurança, telessaúde, 5G, criptomoeda e muito mais. Alguns dos meios de comunicação também são proficientes em coisas técnicas como codificação e engenharia reversa.

Considerando tudo isso, nosso conteúdo para Singapura pode ser técnico – como “um mergulho profundo em APTs” ou avançado – como “segurança para cidades inteligentes”. Por exemplo, em 2020, tivemos um estudo de caso sobre como a Kaspersky ICS protegeu uma piscicultura flutuante inteligente em Singapura. Até agora, é o único estudo de caso no Sudeste Asiático que envolveu sistemas de controle industrial.


— Como seu trabalho foi afetado pelo conflito ucraniano? Seus colegas na Europa viram muitos comentários negativos nas notícias e nas mídias sociais, e em alguns países nossos produtos foram proibidos…

— Sim, também estamos acompanhando o conflito aqui no Sudeste Asiático, monitorando cada notícia e cada atualização, abordando preocupações vindas de todas as direções, garantindo que todos os nossos porta-vozes e stakeholders estejam informados e preparados para enfrentar perguntas e solicitações de parceiros, clientes, e a mídia.

Mas também estamos cientes de que nossos colegas na Europa são os mais impactados. Continuo conversando com Anne, minha amiga e colega da Alemanha, durante esses tempos desafiadores. Acho importante saber como estamos todos na empresa, porque até certo ponto estamos todos no mesmo barco nesta tempestade.

Curiosamente, o consenso que observei com meus colegas daqui e de outras partes do mundo é que o impacto dessa guerra sobre nós – pessoal e profissionalmente – não é nada comparado aos ucranianos e russos cujas famílias estão sendo diretamente afetadas por isso. .

— Você já esteve na Rússia? Se sim, quais foram suas principais impressões?

– Ah sim! Visitei com uma colega, Erin, que costumava lidar com relações públicas para a Austrália e Nova Zelândia. Isso foi em agosto de 2019. O mais engraçado é que somos duas garotas tropicais – filipinas e malaias – e antes de voar, precisávamos checar o Google para a temporada na Rússia: descobrimos que era verão! Ainda assim, quando chegamos, ambas ficamos chocadas com as temperaturas de 9˚C em uma manhã. Veja bem, quando dizemos verão, significa 40˚C ou mais, enquanto a temperatura mais fria nas Filipinas é geralmente em torno de 19˚ graus – não mais baixa. Então 9˚ para nós parecia positivamente ártico! Felizmente, nossa colega Marina nos deu jaquetas bem grossas, então sobrevivemos.

Foi também a minha primeira vez na região europeia e fiquei maravilhada com a arquitetura – clássica e moderna. Foi uma delícia ver a Praça Pushkin também, porque adoro poesia, e Alexander Pushkin é considerado por muitos como o maior poeta russo. Comprei um livro dele como lembrança. Nossos colegas estavam muito tranquilos, mas também amigáveis. Nastya e Anya gentilmente nos levaram para um passeio por Moscou e foi realmente uma ocasião memorável.

— Se algum novato quiser trabalhar em comunicação corporativa internacional, quais seriam seus três principais conselhos para ele?

 — Mantenha sua mente aberta. É importante se livrar de preconceitos e equívocos sobre seu trabalho, seus colegas e os países em que você vai gerenciar ou trabalhar. Aprendi durante meu trabalho na Kaspersky que as pessoas, de onde quer que sejam, são naturalmente boas. Todos nós queremos basicamente as mesmas coisas: fazer nosso trabalho, viver em paz, fazer o bem, comer uma boa comida e assim por diante. Nossas culturas, hábitos e idiomas podem ser diferentes, mas é ótimo ver nossa mesmice além das diferenças.

Leitura. Leitura. Leitura. Ou ouça podcasts se essa for sua vibe. Basicamente, mantenha-se informado. Você realmente precisa acompanhar as notícias e as últimas tendências se quiser se sair bem em comunicações internacionais.

Tenha medo, mas faça assim mesmo! A comunicação corporativa internacional é para quem tem coração valente. Você está trabalhando com pessoas de diferentes origens, etnias e estilos de vida, além de estar ciente das últimas notícias e tendências globais ou regionais, e não pode descartar a possibilidade de uma situação de crise. Pode ser realmente assustador de várias maneiras, e você provavelmente cometerá alguns erros ao longo do caminho, mas ei, faça isso de qualquer maneira! Erros são sempre melhores do que… chances perdidas.

Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.