Você precisa de um antivírus pago para Android?

Entenda a diferença entre as versões gratuita e paga do Kaspersky Internet Security for Android.

Muitas pessoas acreditam que dispositivos Android não precisam de qualquer solução antivírus, porém existem muitos tipos de malware para esse sistema operacional, alguns escondidos em lojas oficiais como a Google Play. Em outras palavras, uma solução de segurança pode realmente ser muito útil. Então, qual escolher?

Qual antivírus para mobile?

Claro, recomendamos o nosso — Kaspersky Internet Security for Android. O KISA não é apenas uma solução antivírus, é um complexo de defesa inteiro para mobile que inclui módulo antirroubo, funcionalidade de criar listas de exceções para números de telefone e muitas outras. O Kaspersky Internet Security for Android também está disponível em duas versões: gratuita e paga. Qual a diferença entre elas e qual você precisa?

O que a versão gratuita oferece?

Basicamente, a versão gratuita consiste nos três itens citados acima. O primeiro é um mecanismo antivírus – o mesmo da versão paga.

O segundo é o módulo antirroubo, que, caso o telefone seja perdido ou roubado, permite que o dono envie um comando para bloquear o dispositivo e divulgar suas coordenadas de localização GPS, assim como disparar um alarme sonoro (e se o aparelho simplesmente caiu atrás do sofá?) ou tirar uma fotografia secreta com a câmera frontal. O Kaspersky Internet Security for Android também pode verificar se o cartão SIM foi substituído e, se sim, enviar informações sobre o novo chip para você.

O terceiro é a funcionalidade de criar listas de exceções para números de telefone dois quais você não quer receber ligações ou mensagens. Você simplesmente insere os números manualmente e o programa os memoriza. Ligações e mensagens recebidas destes números serão bloqueadas.

Funcionalidades extras da versão paga

A principal diferença entre a versão gratuita e a paga é a verificação automática em tempo real. Na free, o escaneamento de malwares precisa ser ativado manualmente. O app apenas vai lembrá-lo de fazer isso periodicamente. A paga ativa a verificação de forma automática. Sempre que baixar um arquivo, ele será imediatamente analisado, então não é preciso se preocupar.

A versão paga do Kaspersky Internet Security for Android possui verificação antivírus em tempo real

A versão paga do KISA também tem outras funcionalidades úteis. Por exemplo, o AppLock permite que o usuário restrinja o acesso a certos aplicativos com um código PIN. Isso é útil quando você empresta seu tablet para as crianças brincarem, por exemplo, e não quer que acidentalmente deletem seus contatos ou enviem uma mensagem sem sentido para o seu chefe.

Além disso, protege o dispositivo de ataques de phishing, comprovando a autenticidade de mensagens do seu banco, por exemplo. Golpistas amam contas bancárias alheias, por isso a importância dessa função não deve ser subestimada.

Inclui também um módulo de segurança contra sites perigosos, que analisa todas as páginas que você tenta acessar e, caso determine que o site é malicioso, não permite seu carregamento.

Finalmente, permite que você esconda alguns dos seus contatos importantes; caso alguém obtenha acesso ao seu telefone, não poderá vê-los em sua lista de contatos ou chamadas.

Atualizar sua versão gratuita para a paga é fácil e isso pode ser feito a partir do próprio aplicativo. As licenças são anuais ou mensais e, se decidir não renovar a sua, continuará protegido em modo gratuito.

Qual versão escolher?

Caso não se importe de verificar manualmente cada novo arquivo que baixa, com certeza pode economizar alguns trocados e usar a versão gratuita, que é igualmente eficaz na identificação de malwares. O único inconveniente é que você precisa lembrar de realizar os escaneamentos.

Se gostaria de simplesmente utilizar seus dispositivos Android sem ter de se preocupar, deveria considerar a versão paga; a verificação de malwares no dispositivo acontecerá automaticamente e estará protegido contra sites e mensagens de phishing.

Dicas