O Senhor das VPNs

O Kaspersky VPN Secure Connection é o grande vencedor em testes de performance, privacidade e transparência de VPN realizados pelo instituto independente de pesquisa de segurança de TI AV-TEST e é reconhecido como a “Solução de rede privada virtual aprovada” da instituição.

Pelo terceiro ano consecutivo, o Kaspersky VPN Secure Connection participou dos testes de certificação de pacotes VPN conduzidos pelo AV-TEST, o instituto de pesquisa independente de segurança de TI com sede em Magdeburg, Alemanha, e mais uma vez, pelo terceiro ano consecutivo, recebeu o selo “Approved Virtual Private Network Solution“.

Curiosamente, tem havido uma queda constante no número de participantes cujas soluções chegaram ao final dos testes e foram certificadas. Sejamos mais específicos: em 2020 havia seis pacotes de VPN, em 2021 – três e neste ano restavam apenas dois: Kaspersky VPN Secure Connection e Norton Secure VPN (cabe relembrar o slogan do filme “Highlander”: “Só pode haver um”). O motivo é que os participantes de um teste público de certificação podem optar por não ter seus resultados publicados se não estiverem satisfeitos com eles ou se seus produtos não atenderem aos requisitos de certificação.

Este teste de certificação avalia muitos fatores que afetam o uso de uma VPN: usabilidade, compatibilidade do sistema operacional, localização dos servidores, velocidades de upload e download, segurança, transparência etc. Estávamos confiantes na estabilidade e no nível de segurança fornecidos por nossa solução VPN, então estávamos mais interessados nas comparações adicionais de desempenho com os outros produtos VPN disponíveis no mercado. Tendo isso em mente, e antes do início do teste de certificação pública, solicitamos ao AV-TEST que testasse mais seis soluções VPN totalmente em paralelo com o teste de performance de certificação pública e em total conformidade com sua metodologia. Como resultado, um relatório comparativo estendido de performance foi publicado.

As VPNs participantes foram testadas quanto ao desempenho de download e upload, performance de download de torrent, streaming do YouTube e latência medida em três localizações geográficas – Costa Oeste dos EUA, Holanda e Japão. Todos os testes foram realizados para a “melhor” conexão local, bem como para duas conexões geográficas no exterior. Com o teste público de certificação, houve apenas uma diferença: os resultados alcançados por qualquer um dos produtos testados não foram excluídos.

Os Sete Magníficos foram: Avast SecureLine VPN, ExpressVPN, Kaspersky VPN Secure Connection, Mullvad VPN, NordVPN, Norton Secure VPN e Private Internet Access.

O AV-TEST realizou este teste em paralelo para todos os produtos várias vezes ao dia durante uma semana, o que lhes permitiu tirar a média dos resultados do teste de performance. Então, vamos nos aprofundar nos números e ver como as soluções VPN modernas superam o bom e velho acesso dial-up ou ADSL.

O Speedtest – Vai e volta

Para a maioria dos casos de uso de VPN na vida cotidiana, a velocidade de download é mais importante do que a velocidade de upload, mas, para um teste completo, é preciso analisar ambas. O teste de desempenho usou configurações de máquinas virtuais hospedadas na nuvem do Microsoft Azure e todos os produtos foram executados com suas configurações padrão prontas para uso. E acredite, essas máquinas eram muito boas e tinham uma conexão de internet estável e muito, muito rápida, com download não criptografado de referência e velocidades de upload de até 9 Gbps. Sim, gigabits por segundo!

O primeiro conjunto de testes – desempenhos de download, upload e latência – foi conduzido usando o “padrão da indústria” Ookla LLC, com o aplicativo de linha de comando speedtest.net, e comparado a um benchmark de velocidade de referência não criptografado. Eles mostram o quão rápido você pode navegar na web anonimamente em todo o mundo, já que todos esses testes foram executados em locais internos e externos, conforme ilustrado abaixo.

O mapa de conexões comparativo entre teste local e exterior

O mapa de conexões comparativo entre teste local e exterior

Devido à natureza da tecnologia, usar uma conexão VPN quase sempre reduz o desempenho e, no gráfico abaixo, vemos uma queda significativa na velocidade em comparação com uma conexão não segura. Esse é o preço do anonimato. Mas sejamos honestos: compare esses valores com a largura de banda fornecida pelo seu provedor de internet e você perceberá que na maioria dos casos você nunca notará uma queda na velocidade, pois sua conexão ainda é mais lenta.

Os resultados comparativos local e intercontinental para downloads descriptografados e desempenho de upload, e a média da indústria para todas as três localizações testadas (quanto maior, melhor).

Os resultados comparativos local e intercontinental para downloads descriptografados e desempenho de upload, e a média da indústria para todas as três localizações testadas (quanto maior, melhor).

No entanto, “performance média” é bom para estatísticas e comparações, mas na vida cotidiana é improvável que você prefira um “carro médio”. Então, vamos comparar a velocidade de todos os participantes do teste e veremos uma notável diferença de desempenho entre os vencedores e os demais:

As médias combinadas de desempenho de download e upload para servidores VPN conectados locais e no exterior (quanto maior, melhor)

As médias combinadas de desempenho de download e upload para servidores VPN conectados locais e no exterior (quanto maior, melhor)

Kaspersky vence quase todas as disputas, com exceção da performance média de upload intercontinental devido a um problema de servidor que não foi corrigido no momento do teste.

A Latência da Nuvem

– O que nós queremos?

– E quando queremos?

– Jogar sem lag!

– Agora!

O ping é vital para os jogadores. Se ele for muito lento, de nada adianta que os jogadores possam reagir o mais rápido que conseguirem, pois seus movimentos não serão transmitidos devido à latência. No teste de certificação pública, Kaspersky VPN mostrou uma latência local média de 5,3 milissegundos em todos os locais, em comparação com a latência média do Norton Secure VPN, de 13 milissegundos (Boom! Você perdeu!). No teste comparativo estendido, ela dividiu o segundo lugar no teste de latência local com NordVPN – logo atrás da Mullvad VPN – superando assim a média do setor para VPNs. O teste de latência no exterior não mostrou diferenças dignas de menção ao comparar produtos VPN, bem como ao compará-los a uma referência não criptografada.

Leechers escondidos

Onde valorizamos mais a privacidade? Com os bons e velhos torrents, com certeza. Portanto, a velocidade de acesso através de um túnel VPN é crítica para todos os amantes de torrent. O teste mediu o tempo entre o início do download de um torrent e o final da gravação do arquivo no disco rígido por meio de um cliente de torrent de terceiros.

As médias combinadas para as velocidades de download do torrent (quanto maior, melhor). * Norton Secure VPN não suporta torrents nos servidores testados

As médias combinadas para as velocidades de download do torrent (quanto maior, melhor). * Norton Secure VPN não suporta torrents nos servidores testados

E aqui o Kaspersky VPN Secure Connection ganhou novamente em downloads de torrents locais e exterior.

Os streamings bombando

Todos nós amamos a Netflix. Os serviços de streaming de vídeo estão crescendo e agora geram a maior parte do tráfego da Internet. E são esses serviços de streaming de vídeo que mais gostam de incomodar o usuário com o bloqueio geográfico – mas que podem ser contornados com uma VPN! Portanto, um fluxo de vídeo estável sem perda de quadros e atrasos por VPN desempenha um papel tão importante. E aqui estão algumas boas notícias para os cinéfilos: Kaspersky VPN Secure Connection, bem como todas as outras soluções testadas, passaram com sucesso no teste de streaming 4K com pequenos problemas que os usuários quase não percebem (como alguns quadros perdidos e atrasos em intervalos de milissegundos).

Velocidade e Segurança

Porém, além da performance, vale a pena comparar outros parâmetros das soluções testadas no teste público de certificação. Comparado ao Norton Secure VPN, Kaspersky VPN Secure Connection – usando o protocolo OpenVPN – suporta mais sistemas operacionais (incluindo Linux, ChromeOS, AndroidTV e FireTV), tem três vezes mais servidores locais (90 vs. 29) e passou com sucesso em todos os testes de transparência. Mas o que é crucial é que Kaspersky VPN Secure Connection mostrou resistência impecável a vazamentos em todos os testes de segurança. Enquanto o Norton Secure VPN permitiu um vazamento de DNS na reconexão, expondo brevemente as consultas de DNS do dispositivo.

Transparência é algo precioso

Em termos de transparência e confidencialidade, a Kaspersky leva a privacidade de seus clientes muito a sério: a solução não coleta mais dados do que o necessário, usa os mais altos padrões do setor para proteger os dados coletados e a empresa é regularmente auditada e publica relatórios de transparência.

A segurança do produto é garantida pelo programa de gerenciamento e divulgação de vulnerabilidades da Kaspersky, incluindo seu Programa de Recompensas de Bugs. A Kaspersky também é conhecida como pioneira na criação de Centros de Transparência em todo o mundo para permitir avaliações independentes da segurança e proteção das soluções da empresa.

Fase final

Com desempenho inigualável na maioria dos testes de velocidade realizadosKaspersky VPN Secure Connection é o produto VPN mais rápido no geral do teste de performance e classificado como o número 1 na maioria das categorias avaliadas. Ele mostrou excelente velocidade de download e em torrents nos cenários locais e internacionais. Em particular, a solução supera outros participantes em pelo menos duas vezes em termos de transmissão de dados no exterior . Kaspersky VPN Secure Connection é o produto líder para o teste de upload local, com resultados que são o dobro da média do setor.

A latência medida está entre as três primeiras entre todos os produtos testados. Como todos os outros produtos,  o Kaspersky VPN Secure Connection não teve problemas para reproduzir vídeo 4K de uma conexão local ou estrangeira. Espera-se que, uma vez que o problema com servidores internacionais não corrigidos seja resolvido, o desempenho de uploads internacionais, que atualmente está abaixo da média, melhore significativamente. Kaspersky VPN Secure Connection passou com sucesso em todos os testes de segurança e recebeu o selo “Solução de rede privada virtual aprovada“.

E, se você é um amante dos números, você deve definitivamente verificar os PDFs de ambos os relatórios aqui e aqui, onde você encontrará muitos números para analisar.

Dicas