Limpe seu Computador

Chegou a época do ano em que você tira as roupas de inverno do fundo do armário, observa como as folhas caem e… Limpa seu computador?  Sim, esta é ocasião

Chegou a época do ano em que você tira as roupas de inverno do fundo do armário, observa como as folhas caem e… Limpa seu computador?  Sim, esta é ocasião a perfeita para atualizar seu equipamento e fazê-lo funcionar de forma mais rápida e eficiente. Saiba como.

 cleanpc_blog_title (1)

Crie arquivos de backup. Você certamente possui uma infinidade de documentos importantes guardados no sistema e perderia um monte de informação se ele fosse danificado. Transfira estes arquivos para um disco rígido externo, e conserve seu backup num lugar seguro, e longe de seu computador, como a casa de seus pais ou escritório.

 

Limpe o registro de seu sistema. Seu computador armazena uma série de arquivos temporários, principalmente durante a navegação na internet, e você pode deixá-lo mais rápido eliminando-os. Existem várias ferramentas que podem ser usadas para limpar seu registro, esvaziar o Lixo, deletar arquivos temporários de Internet, cookings e históricos de navegação. CCleaner é uma opção popular e gratuita.

 

Desfragmente o disco rígido. Esta função do Windows aumenta a velocidade e eficiência de seu sistema. Para executá-la em  Windows 8 selecione “Desfragmentar” em “Arquivos”, em versões mais antigas  de Windows vá em “Programas”, “Acessórios”, e então clique “Ferramentas do Sistema”. O computador levará um tempo em desfragmentar o sistema e ficará indisponível enquanto isso estiver acontecendo, deixe para fazê-lo quando estiver indo dormir ou for ficar fora por um tempo. O equivalente a desfragmentação no sistema iOS é executar o built-in do da app Disk Utility.

 

Elimine programas que não usa.  Quando mais você usa seu computador, mais programas inúteis você terá. Eles continuam ocupando espaço e pesando em seu sistema (especialmente se são executados enquanto o sistema se incia). Para separar os programas que você usa dos que não, em Windows, vá ao Painel de Controle e selecione “Adicionar/ Remover Programas”. Percorra a lista, selecione os programas que não usa há um ano ou mais e elimine-os. Em Macs abra o LaunchPad e arraste os ícones dos programas inutilizados para o  Lixo.

 

Modifique suas senhas. Passo simples e importante, aproveite que está atualizando o resto do sistema e faça isso também. Lembre-se de criar senhas longas, 18 caracteres é um bom número. Não use palavras que podem ser encontradas no dicionário ou nomes. Misture letras e códigos não alfanuméricos. Em caso de que seja difícil memorizá-las use um password manager para ajudá-lo.

Instale as atualizações dos programas. Certifique-se de que seu sistema operativo e todos os programas estejam executando as últimas versões, estes updates também devem incluir os últimos patches de segurança. Versões  antigas  são mais vulneráveis. Para proteger-se em Windows vá a “Iniciar”, “Painel de Controle”, “Todos os Programas” e “Atualizações de Windows” aqui você encontrará todas as atualizações disponíveis. As que devem ser instaladas estarão identificadas. Clique em “Verificar Atualizações” para ver se seu computador está atualizado. No sistema iOS, entre na app store e clique no ícone de “Atualizações” no topo da tela.

 

Aumente sua segurança. Baixe a última versão de um antivirus potente, como os de Kaspersky, e escaneie o sistema a fundo para remover quaisquer arquivos daninhos.

 

Limpe literalmente. Com o tempo seu computador vai ficando sujo com a oleosidade dos dedos, poeira e migalhas. Limpe seu monitor com um pano úmido e sopre ar comprimido no teclado.

Dicas