Dicas de seguranca: Cuidados com seu perfil no LinkedIn

Diferente da maioria das mídias sociais, o LinkedIn é voltado para negócios e networking. A plataforma se destaca por isso, o que o tornou bastante popular. Contudo, como já falamos

Diferente da maioria das mídias sociais, o LinkedIn é voltado para negócios e networking. A plataforma se destaca por isso, o que o tornou bastante popular. Contudo, como já falamos várias vezes, quanto mais popular a mídia social, maiores as chances de problemas de segurança.

Privacidade
Considerando o foco do site, podemos dizer que a chance de se compartilhar fotos potencialmente embaraçosas é reduzida. Caso você esteja compartilhando esse tipo de conteúdo no LinkedIn, você deveria reconsiderar. Assim como em outras mídias, o perfil de um usuário tende a conter informações pessoais, então ficar de olho nas suas configurações de privacidade de modo a ter certeza que sua conta está protegida é extremamente importante.

As configurações de privacidade no LinkedIn são um pouco complicadas. Contudo, elas estão compiladas no mesmo lugar. Ao efetuar o login em sua conta, coloque o mouse sobre sua foto no canto superior direito, e clique em “Configurações de privacidade”. Diversas opções vão aparecer, mas algumas são mais importantes que outras.

Screen Shot 2016-05-17 at 16.34.49

A opção mais importante deve ser “Selecione quem pode ver seu feedback de atividades”. Nesse caso, recomendamos que você escolha “suas conexões”, que é a opção padrão. Isso significa que apenas suas conexões, as quais tem de ser aprovadas por você, serão capazes de ver a atividade no seu perfil. Outra configuração -“edite seu perfil público”- permite que você especifique se pessoas não conectadas a você podem ver seu perfil.

Você também pode limitar quem pode ver suas conexões. Ser conectado publicamente com muita gente pode facilitar o trabalho de alguém tentando encontrá-lo. Mas restringir que você seja o único a ver suas conexões é uma boa forma de proteger sua privacidade.

Por fim, as configurações do LinkedIn permitem aos usuários saberem quem é quando visitaram seus perfis. Entretanto, dificilmente você vai querer que saibam quando você visita o perfil de outros usuários, então você pode mudar a configuração para se tornar anônimo.

Senhas
Estamos cansados de falar disso aqui, mas falaremos mais uma vez: senhas fortes são vitais. Mude sua senha com frequência e nunca use a mesma de outras contas. De qualquer forma uma senha complexa, difícil de ser descoberta, é indispensável. Se você não tem certeza o quanto sua senha é forte, verifique utilizando o Kaspersky Password Check.

Segurança
Pode ser tentador se conectar com tanta gente quanto possível, tantas conexões podem ser úteis na hora de achar um novo emprego. Embora isso possa ser verdade, você não deve aceitar uma solicitação de conexão de um completo estranho. Acredite ou não até no LinkedIn tem hackers. Esses hackers usam contas falsas para se aproximar de representantes de empresas com o objetivo de tirar proveito do gestor ou da empresa. Então, se você receber uma solicitação de alguém que nunca ouviu falar, recomendamos que simplesmente a ignore.

Se você receber uma solicitação de um desconhecido que parece ter a possibilidade de propiciar boas oportunidades, você deveria investigar o perfil e procurar algo estranho.

Perfis falsos tendem a passar a ideia que o usuário possui uma posição elevada na empresa, mas eles também investem em uma persona relativamente jovem. Esses dois fatores combinados deveriam ser suficientes para provocar seu ceticismo, afinal como alguém tão jovem chegou ao topo tão cedo.

Além do mais, alguém que alcançou alto patamar de sucesso teria diversas conexões, então se o número de pessoas conectadas parecer pequeno, fique alerta. No fim, se você não se convencer da veracidade da existência da pessoa, não aceite a solicitação.

Se você tem certeza de que um perfil é fake – principalmente, no caso desse perfil estar se passando por você! Denuncie a conta imediatamente. Para isso, clique na seta apontada para baixo do lado de “Enviar mensagem” no perfil da pessoa, e vá em “Bloquear ou Denunciar” na barra.

Screen Shot 2016-05-17 at 16.51.08

Depois, clique em “denunciar” e selecione a razão pela qual você está delatando esse perfil. Você também pode fornecer detalhes adicionais se julgar necessário. O LinkedIn avaliará o perfil e o deletará caso o julgue falso.

O LinkedIn também tem sido alvo de esquemas de phishing por mensagens. Essas mensagens tendem a indicar incríveis oportunidades de trabalho, mas eventualmente requerem que o usuário forneça informações financeiras. Nunca, forneça esse tipo de dados para uma fonte desconhecida no LinkedIn. Se você receber uma mensagem com cara de spam, contate o LinkedIn diretamente.

Siga essas dicas e você poderá ficar sossegado quanto a segurança da sua conta. Caso você queira melhorar a segurança de suas outras mídias sociais, temos dicas para o Facebook, Instagram, Google+, Snapchat, Tumblr e VK.com. Se você acha que deixamos alguma dica passar, comente abaixo!

Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.