Metade dos dispositivos Android é vulnerável a ataques

Os usuários de android que não atualizam seus sistemas operacionais quando as novas versões são disponibilizadas expõem a segurança dos seus dispositivos, segundo a nova pesquisa feita pela Duo Security, empresa que

Os usuários de android que não atualizam seus sistemas operacionais quando as novas versões são disponibilizadas expõem a segurança dos seus dispositivos, segundo a nova pesquisa feita pela Duo Security, empresa que atua na área de segurança na internet. Este atraso nas atualizações significa que quase metade dos dispositivos Android tem vulnerabilidades que podem ser exploradas por hackers para assumir o controle do dispositivo.

Em meados do ano passado, a Duo Security lançou um aplicativo gratuito de verificação de vulnerabilidade para Android, o X-Ray, e os dados preliminares por ele coletados revelaram esta tendência preocupante.

Os usuários do Android tendem a ter plataformas operacionais desatualizadas porque esse sistema operacional – que detém a maior fatia do mercado de plataformas móveis – não tem um cronograma uniforme de lançamento de atualizações completas, com atualizações de segurança e patches. Em vez disso, cada operadora é responsável por lançar as atualizações. Cada uma o faz segundo o seu cronograma e os usuários não são solicitados a instalar as atualizações. A Apple, por outro lado, lança atualizações do seu iOS para todos os usuários simultaneamente, independentemente da operadora.

O aplicativo X-Ray da Duo Security verifica vulnerabilidades conhecidas nos dispositivos Android. Há vários anos, os invasores vêm mirando este sistema operacional para a instalação de aplicativos mal-intencionados e outras formas de exploração de falhas conhecidas.

“Desde que lançamos o X-Ray, já obtivemos resultados em mais de 20 mil dispositivos Android em todo o mundo. Com base nesses resultados iniciais, estimamos que mais da metade dos dispositivos Android no mundo inteiro tem vulnerabilidades não corrigidas que podem ser exploradas por aplicativos mal-intencionados ou invasores”, escreveu Jon Oberheide, da Duo Security, em uma postagem no blog sobre os resultados das pesquisas.

Oberheide foi além, afirmando que o valor de 50% talvez seja uma estimativa conservadora e que a pesquisa destaca a importância da instalação das atualizações tão logo elas são disponibilizadas.

“Como as operadoras são muito lentas no lançamento de patches para corrigir vulnerabilidades na plataforma Android, frequentemente os dispositivos móveis dos usuários permanecem vulneráveis por meses e até mesmo anos”, escreveu ele.

 

 

Dicas