O Jeito Certo de Carregar Smartphones

Smartphones modernos consomem tanta energia que carregá-los uma vez ao dia nem sempre é suficiente, geralmente os usuários precisam recarregar o aparelho na metade do dia. A primeira vista medidas de

Smartphones modernos consomem tanta energia que carregá-los uma vez ao dia nem sempre é suficiente, geralmente os usuários precisam recarregar o aparelho na metade do dia. A primeira vista medidas de segurança parecem desnecessárias, você conecta o celular na tomada e ele começa a carregar, como se fosse uma lanterna ou computador. Mas existem alguns riscos a que você deve estar atento.

charge_title

Roubo

O perigo mais óbvio quando um smartphone está ligado à tomada, PC ou qualquer outra fonte de energia enquanto carrega. Não é problema se estiver em sua casa, mas deixar o smartphone sozinho enquanto o carrega em outros lugares é se expôr a perigos. Claro que quase ninguém larga o telefone num café ou aeroporto, mas muitas pessoas se arriscam deixando na mesa do escritório ou no carro. A maioria destas ocasiões termina com um roubo, é mais fácil interromper a recarga e continuá-la depois do que tentar recuperar um celular roubado. Se não é possível vigiar, tente esconder seu aparelho e cabos com papéis, cachecóis, blusas e etc.

Os carregadores automáticos que têm aparecido nos últimos anos são a solução mais eficaz para este problema em espaços públicos. Cada um deles é uma caixa de armazenamento com uma tomada ou vários cabos de diferentes formatos para carregar quaisquer tipos de smartphones. Você também pode encontrar tomadas dentro dos cofres dos hotéis modernos.

 

Vazamento de informação

Quando estamos carregando um smartphone desde um PC, ou conectado em uma entrada USB de carro ou avião, raramente consideramos a possibilidade de que informação pode ser trocada, tanto quanto a energia. Isto não é problema se você está carregando o aparelho em seu próprio computador, mas precauções devem ser tomadas ao conectar seu celular no computador de outras pessoas e diferentes tipos de “sistemas de entreterimento on-board”.

As configurações variam nos diferentes tipos de smartphone, eles geralmente se conectam usando modos PTP ou MTP, e o computador conectado pode fazer upload de todos os arquivos relevantes. Isto é especialmente perigoso se você guarda fotos confidenciais. O upload automático de fotos é uma configuração padrão da maioria dos softwares de gerenciamento de fotos, Dropbox e outras aplicações similares.

Se o smartphone se conecta automaticamente no modo de mídia removível (UMS, Mass storage), isto torna todos os arquivos guardados no armazenamento interno disponíveis para o o PC. Incluindo documentos, cópias de backup criadas por aplicações ou muitas outras coisas.

 

A maneira mais fácil, e bastante efetiva de evitar estes problemas é desligar completamente o aparelho antes de carregá-lo e mantê-lo assim até que a recarga seja completada. Neste caso, enquanto estiver conectado (à fonte de energia) ele mostrará apenas o símbolo correspondente à recarga da bacteria. Se você precisa permanecer conectado, deverá estudar as configurações de seu smartphone cautelosamente. Quando se conecta a um computador ou entra na seção de configurações você é convidado a escolher um modo para se conectar ao PC, a melhor opção a selecionar é “Somente recarga”. Com alguns smartphones você pode habilitar um código de proteção, que deverá ser inserido para liberar a conexão com um computador. Aplicações adicionais que podem implementar as medidas de segurança descritas acima estão disponíveis para Android.

Infecção por virus

Este risco não é tão eminente, mas os usuários devem mantê-lo em consideração. Um Android com modo debugging desabilitado pode receber diferentes comandos através de sua entrada USB, e diversas aplicações podem ser instaladas inclusive as maliciosas. Qualquer smartphone no modo dipositivo removível é igual a um flash drive, e um computador infectado pode copiar os virus dentro do telefone.

A maneira mais fácil, e bastante efetiva de evitar estes problemas é desligar completamente o aparelho antes de carregá-lo e mantê-lo assim até que a recarga seja completada.

Se proteger contra esta armadilha é simples, você precisa habilitar o modo debugging em seu Android (pode ser encontrado em “Opções do desenvolvedor”) e garantir que a instalação de aplicativos de fora do Mercado Android seja proibida (configurações de “Segurança”). Além disso evite usar o modo de conexão UMS em todos os smartphones (não apenas em Android) e dê preferência aos modos MTP e PTP. Instalar um suíte de proteção para smartphones que possua antivírus também pode ajudar.

Observe de onde ‘come’

Um carregador inadequado pode trazer uma grande quantidade de consequências indesejadas para seu smartphone. A experiência mostra que a maioria dos aparelhos é carregada através de qualquer carregador com um plugin compatível, mas carregá-los assim está longe do ideal, pode levar tempo demais ou menos tempo do que o necessário. Como resultado, a bateria não se carrega completamente, esquenta demais e o smartphone se desliga ou reinicia. Isto pode levar a perda de informação e até a destruição total do aparelho. Soa como uma história de horror, mas acontece frequentemente, especialmente nos equipamento modernos com alto consumo de energia.

Nota: todos os smartphones carregados com USB possuem uma voltagem de 5 volts. Enquanto a voltagem do carregador pode variar entre 500 e 1500 mA, os novos modelos mais poderosos tendem a começar em 1000. Não é necessário seguir rigorosamente a voltagem do computador enquanto estiver usando um adaptador, mas o melhor é não exceder media normal ao dobro.

Claro que o conselho mais fácil seria “use apenas o carregador que vem com o aparelho”, como recomendado pelos fabricantes, mas na prática nem sempre isto é possível. Por isso se você estã usando carregadores comuns pela primeira vez, tente seguir as seguinte regras:

 

  • Desligue o smartphone equanto estiver carregando.
  • Pegue o celular a cada 5 minutos durante os primeiros 20 minutos de recarga. Se estiver estranhamente quente, desconecte-o do carregador imediatamente! Lembre-se, atualmente muitos smartphones esquentam enquanto estão carregando, você precisa ser capaz de identificar a diferença entre quando seu celular está esquentando normalmente e quando está esquentando demais por causa de problemas no gerador de energia.
  • Se não é possível desligar o celular enquanto está sendo carregado, tome medidas para se proteger do vazamento de informação pessoal, siga as sugestões acima.
  • Se você está usando o smartphone enquanto o carrega, por exemplo usando o GPS ou vendo um video, lembre-se de monitorar a temperatura do aparelho e o indicador de bateria, alguns modelos modernos consomem  energia mais rápido do que carregam. Neste caso você deverá procurar um carregador mais potente.
Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.