O que Fazer Caso Facebook Deixe sua Informação Vazar

Os recentes incidentes de vazamento de informação pessoal dos servidores de Facebook foram apenas mais demonstrações  de que mesmo os melhores serviços de nuvem são falíveis, razão pela qual todo

Os recentes incidentes de vazamento de informação pessoal dos servidores de Facebook foram apenas mais demonstrações  de que mesmo os melhores serviços de nuvem são falíveis, razão pela qual todo mundo deveria ter um plano de crise.

leak_title

Se não está a par das notícias, pouco antes do final de semana a equipe de segurança do Facebook admitiu que por causa de erros no código de contatos, informações de mais de 6 milhões  de usuários ficaram acessíveis a pessoas não autorizadas. Mais especificamente, ao fazer o download de arquivos de contas pessoais em Facebook, usando ferramentas DYI  (Download Your Information), os usuários puderam obter endereços de email e números de telefone de pessoas com as quais possuem alguma conexão. Para evitar danos maiores, Facebook bloqueou a ferramenta DYI temporariamente, mas uma vez que vaza sua informação se torna pública para sempre.

Uma vez que vaza, sua informação se torna pública para sempre.

Se sua informação foi baixada por alguém, Facebook enviará uma notificação. A companhia não revela exatamente quem baixou sua informação, mas mostra o número de pessoas que o fizeram, geralmente são uma ou duas. Por causa do tamanho deste vazamento ele não significa que a informação será usada em roubos de identidade ou outras atividades perigosas, de todas as maneiras, vale apena ficar atento a correspondências e ligações inesperadas que possam estar realcionadas à sua informação exposta.

Cibercriminosos costumam se aproveitar de ocasiões como estas para enviar mensagens de pishing, seja cuidadoso ao clicar em qualquer link. Todas as notificações de Facebook possuem apenas um link que direciona ao site da companhia (https://www.facebook.com/security/notes) e apresentam o seguinte texto:

fb-leak-note

Você não precisa digitar nenhum tipo de credenciais ou senhas nesta página.

Para minimizar os danos causados por este vazamento, ou outros similares, siga estas regras quando estiver utilizando serviços de nuvem:

  • Use endereços de e-mail exclusivamente para receber notificações de redes sociais. Você precisa ter um para se comunicar com seus amigos e colegas e outro extremamente secreto para receber  correspondência de suas contas bancárias e outras instituições importantes.
  • Use senhas únicas e complicadas para cada serviço web que utilizar. Você pode usar Kaspersky PURE para administrar suas senhas.
  • Conte com erros. Se você publica textos ou fotos  “visíveis apenas para amigos” não evita que outras pessoas a vejam. É sempre melhor mostrar informação delicada pessoalmente.
  • Se você armazena informação em nuvens considere codificá-la.

 

Dicas