O que motiva os criminosos cibernéticos? Dinheiro, claro

O crime cibernético é um negócio divertido. O elemento comum nas suas operações é que os invasores desfrutam do anonimato virtual e da baixa chance de serem detectados. E, como

O crime cibernético é um negócio divertido. O elemento comum nas suas operações é que os invasores desfrutam do anonimato virtual e da baixa chance de serem detectados. E, como na maioria dos tipos de roubo, atrai pessoas diferentes, que usam seus próprios métodos e táticas e têm seus motivos pessoais para se envolver. E parece que há fortes variações regionais na forma como os usuários de Internet percebem as atividades dos criminosos cibernéticos.

Para a grande maioria dos criminosos cibernéticos, o dinheiro é o motivador principal. Ou, mais precisamente, dinheiro fácil. O risco no crime cibernético é relativamente baixo em comparação com os riscos da prática de crime no mundo físico, e isso é um atrativo para os aspirantes a hacker, muitos dos quais possuem mais cobiça e lábia do que habilidade técnica. Somente esses criminosos sabem seus reais motivos e por que querem fazer o que fazem, mas uma nova sondagem nas páginas do Facebook do Kaspersky Lab mostra que as vítimas na mira dos criminosos acreditam que a maioria dos invasores está nisso apenas para ganhos financeiros.

Praticamente metade dos 5 mil participantes da sondagem acha que os criminosos cibernéticos fazem o que fazem principalmente devido aos altos lucros disponíveis. Entretanto, por trás dos números, há algumas diferenças regionais interessantes de atitude com relação aos motivos dos criminosos cibernéticos. Na Alemanha, a grande maioria (mais de 65%) acha que as pessoas se transformam em criminosos cibernéticos devido à possibilidade de ganhar dinheiro. O mesmo foi verdadeiro para os participantes dos Estados Unidos, com 63% das respostas dizendo que o dinheiro era a causa principal das ações criminosas na Internet.

Enquanto isso, os pontos de vista no Japão são um pouco diferentes. Lá, os participantes ficaram divididos praticamente abaixo da metade entre achar que o lucro pessoal era o objetivo principal e pensar que a curiosidade era o que levava os criminosos cibernéticos aos atos fraudulentos.

O Brasil também teve resultados interessantes. Em um país conhecido como fonte de muitas operações de crime cibernético e que ajudou a popularizar o phishing, 64% das pessoas disseram que acham que a curiosidade, e não o lucro fácil ou simplesmente a diversão, era o motivo principal de os criminosos cibernéticos entrarem no crime. Do mesmo modo, aconteceu na Rússia, onde 55% dos pesquisados acham que a curiosidade é o que motiva os invasores no começo.

Os motivos dos criminosos são sempre obscuros e isso é talvez mais real na Internet do que em qualquer outro lugar. Mas, no que diz respeito à população em geral, a verdade é que tudo geralmente é por causa do dinheiro.

 

Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.