Os Perigos do ‘Check In’

Fazer check in no Facebook, Foursquare, Yelp ou qualquer outra aplicação destas que anunciam  onde você está, quando chega a seu bar ou restaurante preferido parece uma ótima idéia. Mas se

Fazer check in no Facebook, Foursquare, Yelp ou qualquer outra aplicação destas que anunciam  onde você está, quando chega a seu bar ou restaurante preferido parece uma ótima idéia.

checkin_blog_title

Mas se essa brincadeira incluir coordenadas GPS, existem várias razões que a transformam numa má idéia, ou pelo menos levam a considerar cuidadosamente os riscos que esta atividade de social media pode oferecer.

Publicar endereços. Quando você faz check in, publica fotos ou coordenadas GPS, identifica lugares. Se está em sua casa ou na de seus amigos, divulga a localização destas,  expondo você e seus entes queridos a roubos ou algo pior.

Não estou em casa. É impossível ocupar dois lugares ao mesmo tempo. Todos nós conhecemos esta teoria de tempo e espaço, os bandidos também. Se somado a ela você alguma vez divulgou o endereço de onde mora pode dar margem a que criminosos conectados invadam sua casa.

Existem várias razões que levam a considerar cuidadosamente os riscos que esta atividade de social media pode oferecer.

Coisas para roubar. Você acabou de comprar  uma TV, um relógio ou um carro e quer que seus amigos saibam. Mas quando publica a imagem em Instagram ou Twitter, redes onde qualquer pessoa pode te seguir e acompanhar suas atualizações, um montão de estranhos vêem suas novas aquisições valiosas. E se antes divulgou seu endereço, você pode estar em problemas. Parece  coisa de filhos de gente rica, mas também pode te trazer problemas se você não se cuidar.

Segurança das crianças. Por último, mas não menos importante, está  o risco de quando crianças revelam por onde andam. Os infratores estão na internet hoje em dia e se seu filho faz check in em lugares como  escola, cinema, ou pior, em casa, estão se colocando em perigo.

Então como devemos usar as  aplicações de  check-in?

  • Para começar, faça check in apenas em redes em que compartilha informação com um grupo pequeno de amigos próximos.
  • Depois, não ative, ou realmente desative se já estava ativada, a função de geolocalização incluída em Instagram, Twitter e Facebook e não “linkeie” suas contas de Foursquare e Twitter.
  • Por fim, se tem filhos, explique-os como usar as aplicações e a imporância de que nuncam divulguem onde estão pelas redes sociais, seja através de informação GPS ou atualizações de status.

 

Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.