Riscos USB

A esta altura, você deve saber muito bem quais são as ameaças que enfrenta enquanto navega na Internet através de dispositivos digitais. De tentativas de phishing em sua caixa de

A esta altura, você deve saber muito bem quais são as ameaças que enfrenta enquanto navega na Internet através de dispositivos digitais. De tentativas de phishing em sua caixa de entrada a banners com links maliciosos, navegar na Web sem um antivírus confiável é arriscado.

Mas e as ameaças enfrentadas offline? É importante lembrar que os computadores não são vulneráveis ​​apenas a ataques cibernéticos, os agressores encontram cada vez mais maneiras de se infiltrar em seus dispositivos, por exemplo através das mídias removíveis.

usb_tittle

Na verdade, cerca de 30% das infecções de malware são disseminadas através de mídias removíveis, como pen drives e cartões SD.

Cerca de 30% das infecções de malware são disseminadas através de mídias removíveis, como pen drives e cartões SD.

A maioria de nós usa estes dispositivos com frequência, seja para a compartilhar documentos entre colegas de trabalho ou repassar fotos de nossa última viagem a amigos e familiares. parecem inofensivos, mas em mãos erradas poderiam ser usados ​​para fins altamente destrutivos.

Em 2012, duas usinas americanas foram invadidas por hackers quando um funcionário, sem querer, trouxe um pendrive infectado para as instalações. Embora este caso seja extremo, serve como prova de que um pequeno dispositivo pode provocar grandes danos.

Este tipo de ataque pode servir para duas coisas diferentes. O agressor pode usar malwares capazes de detectar quando o USB é conectado para infectar computadores, com a esperança de que a unidade infectada, será conectada a outras máquinas, espalhando o vírus. Ele também pode ser usado ​​para roubar informações diretamente de computadores, o que poderia ser prejudicial para qualquer pessoa que tenha dados confidenciais armazenados em seus sistemas. Além disso, o tamanho compacto destes dispositivos faz com que seja incrivelmente fácil de que sejam perdidos ou roubados.

Compilamos algumas dicas úteis para manter seus pendrives limpos e seus computadores seguros.

Configure o seu sistema operacional para bloquear a execução de qualquer coisa, desde USBs. Se um agressor deixasse cartões USB infectados em sua mesa e você os conectasse a seu computador, seria providencial ter um antivirus que impedisse a abertura e funcionamento de arquivos infectados instalado em seru computador. Se estiver usando o Kaspersky Pure, você pode configurar uma auto-scan de unidades USB facilmente dentro de suas configurações. Basta ir em General Scan Settings e selecionar  “Não digitalizar” ou “Solicitar ação”, estes comandos permitirão uma varredura de verficação rápida e completa, sempre que um dispositivo removível for detectado.

Corrija seu sistema operacional: Sempre que seu sistema operacional ofereça uma atualização do patch, você deve baixá-la. Patches são liberados para melhorar imperfeições e vulnerabilidades dentro do seu software, usar versões obsoletas poderia torná-lo suscetível a vírus. No caso de malware USB, você vai querer certificar-se de seu sistema operacional esteja protegido contra exploits AutoRun e que não esteja executando automaticamente qualquer coisa de seus dispositivos removíveis.

Não copie arquivos executáveis​​: Arquivos executáveis ​​podem fazer seu computador realizar tarefas atribuídas por instruções codificadas. Você pode imaginar o perigo de copiar este tipo de arquivo a partir de uma fonte desconhecida, por isso é melhor evitar fazê-lo. Recomendamos fazer o download apenas de softwares oficiais, de sites confiáveis.

Mantenha seus drives separados: Além de ter certeza que você está usando apenas drives USB dadas a você por fontes confiáveis​​, você também deve certificar-se de que não está misturando negócios com prazer. É mais seguro para manter o seu trabalho e informações pessoais separados um do outro, especialmente se seus pen drives estão sendo usados ​​por várias pessoas em sua casa ou escritório.

Ser cauteloso  é a melhor forma de se proteger. Seguir nossos conselhos e usar um antivirus confiável te ajudará a usar seus discos removíveis.

 

 

Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.