Sinais Infalíveis de que um Site está Contaminado

A triste realidade é que se um website for atacado por um invasor talentoso, cuidadoso,  bem informado e financiado por entidades governamentais provavelmente ninguém irá perceber. Entretanto a maioria dos

A triste realidade é que se um website for atacado por um invasor talentoso, cuidadoso,  bem informado e financiado por entidades governamentais provavelmente ninguém irá perceber. Entretanto a maioria dos invasores não conta com grandes recursos, usam pacotes pré fabricados, desenhados para que qualquer pessoa, independente de seu talento possa usá-los, eles também cometem erros.

sinais de que

Tentar identificar ataques financiados por governos seria uma prática ineficiente para a maioria dos usuários de Internet, felizmente hackers com interesses militares não costumam estar interessados em atingir equipamentos pessoais.  Mas além deles há um grande número de pessoas interessadas em danificar suas máquinas, mas uma vez mais, essas  pessoas são como você ou eu, comentem erros e não possuem um capital de investimento ilimitado a disposição.

Para  proteger-se deste  grupo de agressores com que devemos nos preocupar, aqui está uma lista de sinais que ajudarão a identificar seus esforços para invadir nossos sistemas:

Avisos em navegadores são os primeiros sinais de que seu sistema foi atingido. Google está investindo fortemente  na identificação de sites seguros e dos que colocam a rede em risco. Você ocasionalmente verá mensagens como:  “Alerta: visitar este site pode  ocasionar danos a  seu computador” quando tenta navegar em uma página. Google garante que o percentual de alarmes falsos é incrivelmente baixo, de maneira que a  maioria destes avisos sinalizam que há realmente algo errado com o site que você visita.

Alguns dos antivírus mais modernos contam com um site checker embutido, como o Kaspersky URL Advisor, que funciona como uma extensão do navegador e informa seus usuários quando seu provedor de antivírus encontra  uma razão para identificar o site como pouco seguro.

De todas as maneiras, se você visitar um site e imediatamente for notificado de que um download foi iniciado em seu computador, pode apostar que algo perigoso está acontecendo. Como diria o jornalista especializado em segurança Brian Krebs  “Se você não estava procurando isso, não  instale!” A mesma premissa deveria ser aplicada para todos os web-downloads, e  a a realidade  é que se você não autorizou algum download nada bom poderá vir de algum inesperado, e se websites estiverem iniciando downloads automaticamente significa que eles também foram atingidos.

Se você está familiarizado com um site e spams e links que direcionam a conteúdo anormal aparecem de  maneira inadvertida em sua tela este é um forte indício de que a página está contaminada.

Avaliamos o tema com nossos amigos de StopBadware, organização não governamental que trabalha para tornar a internet mais segura prevenindo danos ocasionados por sites ifectados por vírus. Eles disseram que os sistemas  de busca podem diagnosticar um site contaminado antes mesmo de que o usuário o visite. Por exemplo, se você estiver tentando navegar em uma página usando um buscador e os resultados encontrados são bizarros e fora do comum, como ofertas para medicamentos e relógios ao invés de te direcionar para o site que estava buscando, isso significa que o site também está contaminado.

Evite malwares  fugindo de redirecionamentos estranhos.

“Se um site te redireciona para uma página estranha, isso pode ser um sinal de que o mesmo está contaminado. Esta teoria só vale para os casos em que você acessa a página por um buscador,” StopBadware nos disse. “Isso indica um site hackeado por um arquivo .htaccess, e mesmo sendo muito comum, isso pode ser difícil que o website identifique porque a maioria dos  usuários não tenta acessá-los via  Google ou Bing ou Baidu. Para piorar, as vezes esses redicionamentos ocorrem de páginas que não são home page, o que significa que são ainda mais difíceis de encontrar se o dono do site não souber como procurar.”

Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.