Tudo que Você Precisa Saber Sobre Google Drive

Há um pouco mais de um ano, acordamos um dia e descobrimos que Google Docs tinha sido subtituído por um negócio esquisito chamado Google Drive. Depois aprendemos que Google Drive

Há um pouco mais de um ano, acordamos um dia e descobrimos que Google Docs tinha sido subtituído por um negócio esquisito chamado Google Drive. Depois aprendemos que Google Drive era uma versão supostamente maior e melhor do nosso bom e velho Google Docs. Hoje em dia ninguém mais lembra disso, o que era de se esperar já que Google vive modificando seus recursos importantes.

drive_title

Recursos. O serviço baseado em nuvem de informações vem com a capacidade de armazenamento padrão de 15GB (há pouco tempo era apenas 5GB) para documentos, fotos, PDFs, vídeos e etc. Os usuários também podem pagar $2.49 para aumentar sua capacidade de armazenamento a 25GB, $4.99 por 100GB e assim por diante. Existem drives para PC e Mac que habilitam o armazenamento de documentos no Desktop com sincronização automática ao serviço de nuvens, e outros aplicativos  parecidos disponíveis para Android e iOS  podem ser baixados e permitem que os usuários tenham esta conveniência a seus aparelhos mobile.

Garanta sua segurança criando backups de tudo que armazena nas nuvens.

Preocupações. Preocupações referentes a Google Drive vão de simples queixas infundadas a questionamentos legítimos sobre a segurança do serviço. Como em qualquer sistema de armazenamento baseado em nuvem, os usuários ficam à mercê dos servidores. Se por alguma razão eles falharem, e isso não é impossível em Google Drive, os usuários ficarão impossibilitados de acessar seus arquivos. Um problema de credibilidade somado aos riscos de sincronização que podem ser gerados por problemas na conexão do usuário ou no tráfico de informações de Google.

Segurança. Nenhum sistema de armazenamento em nuvem de dados é completamente seguro, mas como Drive está diretamente ligado a Gmail, os arquivos podem ser facilmente comprometidos se uma janela do navegador for deixada aberta ou se uma conta não estiver protegida com senhas fortes. As dicas de segurança de Google são bastante básicas, se resumem fundalmentamente a usar senhas fortes, não fazer downloads de pastas a redes compartilhadas e executar log out de sua conta Google quando terminar de usá-la.

Soluções. Para estar realmente protegido, você deveria fazer back up de todas as coisas armazenadas na nuvem em um disco rígido e mantê-lo num lugar seguro, preferencialmente  longe de sua casa e do escritório. Se a informação for realmente valiosa e você absolutamente não puder perdê-la, guardá-la em nuvens de dados pode ser uma má ideia. Os serviços de nuvens podem seru úteis para todas as outras coisas e você sempre pode utilizar um suite de proteção avançado como Kaspersky PURE 3.0, que inlcui o inovador password manager e uma pasta encriptada especial para armazenar informação delicada ou suítes de proteção de Internet como Kaspersky’s Internet Security 2013, que resguarda sua indentidade e privacidade digital.

 

Dicas