Viajantes internacionais devem ter cuidado com pop-ups que solicitem login

Viajantes internacionais, cuidado: janelas pop-up que solicitam o download de uma suposta atualização de software para que se possa estar on-line talvez estejam, na verdade, instalando um programa mal-intencionado, que

Viajantes internacionais, cuidado: janelas pop-up que solicitam o download de uma suposta atualização de software para que se possa estar on-line talvez estejam, na verdade, instalando um programa mal-intencionado, que poderá danificar seu computador.

No início deste ano, o Internet Crime Complaint Center lançou um aviso informando que o FBI tem conhecimento de tais ataques e de que tais solicitações de atualização são vinculadas a um programa amplamente usado, embora não tenha sido especificado qual é. Para piorar a situação, esse fornecedor frequentemente lança atualizações da mesma forma. O comunicadonão deixou claroem quais países esses ataques foram relatados, mas contém uma recomendação enfáticapara que as pessoas que viajam atualizem todo o seu software antes de sair de casa e que o façam diretamente através do site do fornecedor.

“O FBI recomenda que todo funcionário da área governamental, do setor privado e do acadêmico que viaje para o exterior tenha extrema cautela ao atualizar produtos de software usando a conexão de internet de hotéis”, escreveu o IC3 nessa declaração. “A verificação do autor ou certificado digital de qualquer atualização solicitada para confirmar se corresponde ao fornecedor do software pode ser, na verdade,  uma tentativa de ataque.”

Recomenda-se enfaticamente a qualquer pessoa que tenha sofrido esse tipo de ataque que entre em contato com a representação local do FBI ou registre queixa no site do IC3, www.ic3.gov.

Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.